Por Juliana Meneses –Imagens: José Hevia
Um apartamento em Barcelona foi totalmente reformado e modernizado, mas sem apagar sua história e memória. As paredes de blocos cerâmicos tradicionais, bem como a estrutura cerâmica do teto no corredor, encontrados no processo da obra, foram preservados e restaurados.
Foi decidido pelos arquitetos que as paredes não seriam cobertas com massa, mas deixadas à mostra para evidenciar o caráter histórico do lugar que conta com mais de 120 anos.
Para criar uma sensação que vai do antigo e tradicional até o moderno e atual, foi utilizado um conceito de móveis com estruturas retas, contrapondo aos tijolinhos e utilizando cores neutras para harmonizar com o tom terracota.
As paredes expostas são utilizadas na sala, parte da cozinha, corredor de acesso aos quartos, sala de jantar e varanda. A utilização deste mesmo material em diversos ambientes do apartamento cria uma atmosfera de continuidade e uniformidade no projeto.
O apartamento conta com sala, sala de jantar e cozinha em conceito aberto. Para o piso foi utilizado parte em mosaico colorido e parte em piso de madeira.
A estética do projeto também optou por utilizar madeira da mesma tonalidade do piso nos móveis para deixar o local esteticamente agradável.
A ideia de realizar um processo de restauro para manter o aspecto do material cerâmico no imóvel conseguiu criar um projeto interessante que une o que há de mais bonito do material tradicional, combinando com diversas decorações e aproveitando, justamente este fator, para compor com objetos modernos e funcionais, que sozinhos poderiam deixar o ambiente frio ou sem tanta personalidade.
Deixe um comentário