Hoje é:19 de setembro de 2024

30 anos de Anicer

Associação completa mais um ano de vida como instituição mais representativa do setor de cerâmica vermelha

Por Carlos Cruz e Manu Souza | Imagens: Divulgação e Acervo Anicer

No dia 20 de janeiro, a Anicer completou mais um ano de vida. Ao todo, já se passaram 30 anos desde a sua fundação em Brasília, na sede da CNI, e suas primeiras atividades, ainda no Rio Grande do Sul. Foi somente em 2001 que a associação se mudou para o Rio de Janeiro, onde se consolidou como a mais importante instituição do setor de cerâmica vermelha do país.

Ao longo desses 30 anos, muitas conquistas se somaram à trajetória da Anicer. A primeira ocorreu dois anos após sua fundação, em 1993, junto ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), com a redução da carga tributária para o setor de cerâmica vermelha. De lá pra cá, suas diretorias não pararam mais de colecionar vitórias para o setor.

Em 2002, a indústria de cerâmica vermelha ingressou no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H). No mesmo ano, a Anicer se tornou a entidade gestora do PSQ de Telhas e Blocos de Cerâmica Vermelha. Em 2003, realizou sua primeira missão internacional, levando ceramistas brasileiros para conhecerem o setor cerâmico de países como Itália e Alemanha.

Dois anos depois, mais três marcos importantes: foi publicada a Portaria do Inmetro Nº 127, que estabelece critérios de verificação dos componentes cerâmicos para alvenaria e a padronização das dimensões nominais; e também o lançamento da NBR 15.270 e da NBR 15.310, que definem os padrões para a produção de blocos de vedação e estrutural e de telhas cerâmicas, respectivamente. “Se ficarmos falando aqui, passaremos dias contando tudo o que já fizemos pelo setor e não chegaremos ao fim da lista”, conta o ceramista Natel Moraes, atual presidente da Anicer. “São tantos feitos que nos dão a certeza de que estamos no caminho certo, de que alcançamos a relevância que buscávamos lá em 1992, no início da associação”, completa.

Para Moraes, é notório o amadurecimento e o fortalecimento do setor de cerâmica vermelha, que se mistura à trajetória de amadurecimento e fortalecimento da Anicer. “Crescemos juntos, ganhamos força, um fortalecendo o outro, setor e associação caminhando na mesma direção. Estou muito orgulhoso por hoje presidir esta ‘jovem senhora’ que este ano completa 30 anos de lutas e conquistas”, declarou Moraes.

Reconhecimento nacional

Diversas entidades e autoridades se pronunciaram acerca do aniversário da Anicer. Muitas fizeram parte da história da associação, atuando conjuntamente para trazer melhorias ao setor.

“A fabricação de materiais cerâmicos para construção, tais como telhas, tijolos, lajotas, canos, manilhas, tubos e conexões representa um importante segmento no setor da Construção. São cerca de 10 mil negócios, sendo que 96% deles são negócios de pequeno porte”, disse o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Melles lembra que o Sebrae tem trabalhado com ações de inovação, modernização tecnológica e gestão, buscando maior produtividade das empresas e melhor qualidade dos produtos. “Por meio do Sebraetec, nossa plataforma de serviços e consultoria tecnológica, que arca com até 70% de subsídio no valor do investimento a ser feito, apoiamos a inovação no setor. Muitas empresas participam ainda do Programa Brasil Mais, com ótimos ganhos de faturamento e produtividade”. E completa: “A Anicer, em seu papel associativo e aglutinador das demandas e lutas da indústria ceramista, está de parabéns pelos 30 anos de trabalho e realizações junto aos seus associados e pelos ganhos que proporciona à indústria como um todo. Vida longa à Anicer!”, desejou Melles.

Presidente da Firjan Sul Fluminense, Henrique Nora Jr. afirma que instituições como a Anicer são fundamentais para a articulação da indústria cerâmica em todo o país. “Atendendo às demandas voltadas ao fortalecimento do setor, além de condicionar a integração com as demais instituições. Ao longo desses 30 anos, é uma entidade que projeta o empresariado para o seu desenvolvimento”, observa Henrique Nora Jr.

Acompanhando a Anicer desde 2004, o vice-presidente da casa, João Gomes de Andrade Neto, conta que, nunca perdeu um evento promovido pela associação. “O trabalho que ela faz é um trabalho de caráter, de expansão nacional e de melhoria contínua. A gente está muito preocupado com as nossas coisas, e saber que tem uma instituição com uma equipe competente sempre preparada para poder tirar as dúvidas e trazer novidades, melhorias e boas práticas, isso é de grande valia”, disse.

Para João Neto, a abrangência nacional alcançada pela Anicer é digna do trabalho que a associação vem realizando ao longo de sua história. “Fico muito feliz de ver a instituição chegando aos seus 30 anos, é um marco muito importante. Que esta instituição consiga fazer cada vez mais projetos e trazer benefícios para os ceramistas e para toda a construção do país”, desejou o vice-presidente.

Já para Fernando Ibiapina, 2º secretário da Anicer, a associação teve o importante papel de dar uma amplitude nacional a um setor tão regionalizado quanto o de cerâmica vermelha. “O nosso setor é muito regionalizado, é muito do município. Ele continua assim, evidentemente que essa característica nós não perdemos. Mas a Anicer nos deu uma amplitude de país. Hoje, no setor cerâmico se discute as normas, se discute o PSQ, se discute a melhor forma para a continuidade do setor. A Anicer foi muito importante para o setor cerâmico e vai continuar sendo. Gostaria de deixar aqui meus parabéns à Anicer, a toda a diretoria de agora e do passado”, destacou Ibiapina.

Conheça os principais projetos da Anicer

Anicer na sua Empresa – ANSE

Funcionando como um programa de apoio tecnológico, o ANSE desenvolve ações de consultoria e assessoria técnica, auditorias e treinamentos de pessoal. Dessa forma, o que se espera é contribuir para a evolução tecnológica, para a adequação às normas técnicas e para a qualificação dos colaboradores em todas as etapas do processo produtivo.

A empresa que deseja participar do ANSE deve solicitar uma visita diagnóstica de um consultor técnico e da qualidade da Anicer. Após a ida do consultor à fábrica, será feito um projeto que apontará as deficiências da empresa e o que precisa ser mudado. Nesta primeira etapa, os associados à Anicer terão o custo apenas das despesas de hospedagem, alimentação e transporte. Já aqueles que não integram a Associação precisam se associar, efetuando o pagamento da primeira mensalidade. É importante destacar que a execução do plano de trabalho será feita em fases, permitindo que a indústria vá implementando as mudanças aos poucos e a partir do investimento que dispõe.

Solução Cerâmica

Sua última edição aconteceu antes da pandemia, no 48º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha, em 2019, na cidade de Foz do Iguaçu (PR), o projeto Solução Cerâmica consiste na construção de um modelo de casa com 54 m², para demonstrar todas as vantagens da utilização do sistema de Alvenaria Estrutural Racionalizada com Blocos Cerâmicos, como redução do tempo de construção e de até 30% no valor da obra. Além disso, a casa modelo também demonstra de forma prática, como utilizar os mais diversos itens produzidos com cerâmica na construção, desde telhas e revestimentos, até pisos. Com esses diferenciais competitivos, o sistema é uma realidade a ser aplicada em qualquer região do Brasil, onde a oferta dos produtos cerâmicos é ampla e mais em conta que os produtos concorrentes.

Ainda sobre o as vantagens da Alvenaria Estrutural, estão as reduções no uso de concreto e ferragem, de mão de obra de carpintaria e ferreiro e de peças de madeira para formas. Além disso, o sistema também torna a construção mais fácil, com canteiros de obra mais limpos e ecológicos, sem entulhos e restos de madeira. A execução da casa funciona de forma colaborativa, através da participação de destacadas empresas da região.

Anicer PRO

O Anicer PRO foi um produto desenvolvido pela Anicer para fazer com que as informações técnicas e oficiais dos produtos cerâmicos chegassem ao conhecimento dos futuros formadores de opinião da construção civil brasileira. Detentores dessas informações, os professores puderam contar com mais embasamento para o desenvolvimento de disciplinas que envolvem os aspectos da produção de material com cerâmica vermelha.

Maior ação de marketing já realizada pelo setor cerâmico, direcionada aos 1.500 cursos de engenharia e arquitetura espalhados por todo o Brasil o projeto colaborativo, reuniu informações técnicas sobre produtos, sistemas e pesquisas direcionados à cerâmica vermelha.

O Anicer PRO serviu para atualizar a percepção que mestres e alunos têm da cerâmica vermelha, com informações atuais e relevantes.

Educ@nicer

O programa funciona em uma plataforma de Ensino a Distância (EAD) e tem como objetivo capacitar os profissionais da cerâmica vermelha para adequação às principais tendências do mercado da construção, com cursos de temáticas variadas.

O Educ@nicer é uma iniciativa da Anicer que visa proporcionar para o setor de construção civil e da cerâmica vermelha conteúdos que auxiliem diretamente no trabalho, levando conhecimentos técnicos de diversos temas, com instrutores especializados, oferecendo para as empresas a oportunidade, de forma virtual, de desenvolver suas equipes com um favorável custo-benefício.

Com cursos 100% online, as aulas podem ser vistas a qualquer hora e quantas vezes o usuário quiser, pelo período de um ano.

A mais sustentável

O setor de cerâmica vermelha foi o primeiro a realizar a Análise do Ciclo de Vida (ACV) dos seus produtos. A ACV é uma técnica empregada na avaliação dos aspectos ambientais e dos potenciais impactos associados ao ciclo de vida de um produto, processo ou serviço. Esta ferramenta compreende fundamentos para o desenvolvimento e a melhoria de produtos, para o marketing ambiental e para ajudar o consumidor na escolha entre os diferentes tipos de produtos.

A ACV enfoca produtos, processos ou serviços desde a extração de matérias-primas, passando pelas etapas de transporte, produção, distribuição e utilização até seu descarte final. Por meio da quantificação e caracterização dos fluxos elementares de entrada e saída de matéria e energia e da agregação em categorias de impacto selecionadas, torna-se possível compreender a ação de um sistema de produto no meio ambiente. Ela também ajuda na identificação de possíveis melhorias ao longo do ciclo de vida do produto e no fornecimento de dados ambientais complementares e informações úteis para as tomadas de decisão.

FADs da cerâmica vermelha

Para tornar o seu produto muito mais acessível ao mercado, a Anicer vem trabalhando pela ampliação do catálogo de FADs de sistemas construtivos. Desde que o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) foi criado pelo Governo Federal, ele articula com a iniciativa privada a potencialização do setor da construção civil, visando a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva. Empresas de serviços e obras têm participação ativa na busca de soluções com maior qualidade e menor custo para a cadeia produtiva.

Um dos sistemas estruturantes do PBQP-H é o Sistema Nacional de Avaliação Técnica (SINAT), que busca a harmonização de procedimentos para a avaliação técnica de sistemas construtivos no Brasil. Desde a revisão do regimento do SINAT e a publicação da portaria 550 do Ministério do Desenvolvimento Regional, antigo Ministério das Cidades, os sistemas convencionais começaram a passar por análises, sendo as Fichas de Avaliação de Desempenho (FADs) um dos documentos que podem atestar sua conformidade, junto aos agentes do mercado da construção civil.

A FAD é um documento técnico que apresenta os resultados da avaliação técnica e as condições de execução, uso e manutenção de um sistema convencional. Ela comprova o que todos nós já sabemos: o produto cerâmico é uma excelente alternativa para a construção civil. O documento é o maior aliado do ceramista na hora da venda.

Clique aqui e acesse as FADs da Cerâmica!

Avaliação de Desempenho térmico

Com o objetivo de contribuir com os parâmetros necessários à normalização dos procedimentos de dimensionamento e verificação de segurança da alvenaria estrutural com blocos cerâmicos em situação de incêndio, a Fundação Nacional da Indústria – Fundacer, em parceria com a Anicer, colaborou com o desenvolvimento de estudo experimental do comportamento de elementos cerâmicos de alvenaria estrutural.

Através de ensaios experimentais que permitiram a avaliação da resistência residual dos elementos de alvenaria submetidos a elevadas temperaturas, o estudo teve início em 2019 e foi concluído em 2021.

Realizado pelo aluno de Mestrado em Engenharia de Estruturas, da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (EESC/USP), José Anchieta Damasceno Fernandes Neto, o estudo foi realizado sob orientação do Professor Márcio Roberto Silva Corrêa junto ao Laboratório de Estruturas Prof. Dante Martinelli, do Departamento de Engenharia de Estruturas da Escola de Engenharia de São Carlos – Universidade de São Paulo (EESC/USP). Além disso, dados técnicos e doações específicas de materiais também foram realizadas pela Cerâmica Palma de Ouro, localizada em Elias Fausto, São Paulo.

Intitulado “Avaliação experimental do desempenho térmico e mecânico de elementos de alvenaria estrutural com blocos cerâmicos em situação de incêndio”, o estudo avaliou o desempenho térmico e mecânico dos elementos cerâmicos, quando expostos a uma ação excepcional como o incêndio.

Ebook Cerâmica Vermelha: Desempenho, Sustentabilidade e Produtividade

Com Elaboração Técnica da engenheira Maria Angelica Covelo Silva, a Anicer disponibilizou em 2021 um ebook sobre a cerâmica vermelha, direcionado aos associados da Anicer, instituições técnicas e parceiros da construção civil.

A publicação sintetiza de forma muito clara, como os sistemas construtivos de cerâmica vermelha cumprem este papel de agregar valor às edificações construídas no Brasil e aos processos dos clientes.

O livro é direcionado às empresas e profissionais de arquitetura e engenharia, aos órgãos públicos ligados à construção civil e todos os agentes envolvidos na cadeia produtiva, para a tomada de decisão e avaliação dos produtos de cerâmica vermelha como sistemas construtivos que atendem às necessidades atuais em prol de edificações, com desempenho adequado em uma longa vida útil, construídas com elevada produtividade e com consistentes critérios de sustentabilidade.

Clique aqui e conheça o ebook!

Sócios têm papel importante

O trabalho conduzido pela Anicer durante os anos de sua existência conta com apoio essencial dos seus associados, que entendem a força de um representante nacional para o fortalecimento do setor. A filiação à Associação é um comprometimento com a união de todo setor e é feito de maneira voluntária, entretanto é necessária para que a Anicer possa seguir defendendo os interesses das indústrias de cerâmica vermelha nos temas atuais e primordiais para o contínuo desenvolvimento do segmento cerâmico.

E, por isso, a Anicer faz questão de comemorar mais um ano de trabalho em prol do setor cerâmico e dividir histórias e conquistas com seus associados e parceiros. “A Anicer tem uma história de conquistas, de lutas. Eu tenho muito orgulho de fazer parte dessa trajetória e aproveito para convidar quem não é associado a integrar a sua fábrica/sindicato/associação/cooperativa à Associação. A frase é batida, mas muito verdadeira: somos mais fortes quando estamos todos juntos”. finaliza Moraes.

Durante o mês de janeiro, para comemorar seus 30 anos, a Anicer ofereceu uma série de Minicursos on-line (via zoom) sobre processo produtivo e mercado para seus associados.

No dia 18 de janeiro, o consultor técnico da Associação, Antônio Pimenta, abordou o tema “Secagem”, no dia 25, discutiu sobre “Queima” e no dia 27, o consultor tratou sobre “Controle de Qualidade”.

Já o colunista da Revista da Anicer, Marcelo Alciati, realizou o minicurso “A arte de entender o cliente”, no dia 28 de janeiro. Proprietário da Start Escola de Vendas, Alciati possui amplo conhecimento em vendas e atua como executivo comercial em empresas de pequeno e médio porte.

Todos os cursos foram oferecidos gratuitamente aos sócios da Anicer e aconteceram sempre às 14h, com duração de 60 minutos, sendo 45 minutos de apresentação e 15 minutos para perguntas e respostas.

Seja um sócio Anicer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *