Por Andressa Falcão e Maria Eduarda Lopes | Imagens: Manu Souza
**O conteúdo deste artigo não necessariamente reflete a opinião da Anicer e é de responsabilidade de suas autoras.
Muita gente anda utilizando a expressão “novo normal” a torto e a direito no que se refere ao surto do Coronavírus que o mundo vem enfrentando. Meio que discordamos disso, não existe isso de “novo normal”, porque essa situação nunca será normal.
A verdade é que o isolamento social nos obrigou a olhar mais para dentro, não só da nossa principal morada – que é o nosso corpo -, mas também dos nossos lares e locais de trabalho. Quanto já não ouvimos falar de pessoas que reformaram a casa ou redecoraram ou investiram em um sofá, uma cadeira e mesmo em uma TV nova?
Os lares deixaram de ser o espaço para onde voltamos ao final do dia e passou a ser o local onde trabalhamos, nos reunimos com os amigos, caprichamos no desenvolvimento daquele prato diferente para jantar e sentamos com um bom vinho e um livro para relaxar.
Home Office
Uma pesquisa de abrangência nacional realizada em maio pela Zap Imóveis revelou que para 32% dos entrevistados uma característica importante do imóvel residencial era o ambiente para escritório. No mês seguinte, em junho, o escritório passou a ser importante para 36% dos entrevistados. Isso mostra que esse espaço, ganhou destaque e importância na utilização do imóvel. Mais do que beleza e sofisticação, o home office precisa ter uma boa iluminação e conforto térmico – porque ninguém consegue se concentrar no calor –, além disso, uma mesa de altura ideal e cadeira confortável são requisitos básicos.
Hall de entrada
Esse espaço também volta com tudo e funciona como um filtro para o restante da casa. Aqui, é importante destacar espaços para deixar casacos, bolsas, máscaras e sapatos usados na rua. Podendo ter espaço para um cabideiro multiuso, uma sapateira ou até mesmo um banquinho para descalçar os sapatos. Vai depender do espaço disponível. Mas tudo é possível.
Áreas de lazer
A Valorização desses espaços permitem ainda uma maior integração com a família e respiro para o dia a dia. Desde uma varanda gourmet, até uma sala de jogos, vale tudo. Esses espaços costumam ser flexíveis e dispor de cadeiras, poltronas, plantas, churrasqueiras e, porque não? Uma rede. Tudo que permita a construção de um pequeno evento com amigos e familiares, ideais para esses dias de distanciamento social.
Cozinhas como o coração da casa
Não é à toa que escutamos tantas “reclamações” daqueles quilinhos a mais adquiridos durante o período da quarentena. Muita gente, aproveitou para testar as suas habilidades culinárias e acabou utilizando bastante esse espaço da casa e uma cozinha bem planejada faz toda a diferença na vida do morador do imóvel.
Ambientes high-tech
Botão do elevador no piso, campainha, luzes e música sendo acionadas por voz, torneira que mata bactérias, fechaduras eletrônicas ou acionadas por leitura da íris ou voz, algumas adequações bem possíveis no pós-pandemia. Lembram dos Jetsons? Pois então! Eles serão coisa do passado.
Deixe um comentário