Por Esfera Energia* I Imagem: Anicer
Você sabia que a tarifa de energia elétrica para a indústria no Brasil está entre as mais caras do mundo, ultrapassando países como Canadá, Turquia e França? Como a energia elétrica é a principal fonte usada por quase 80% das indústrias no país, o alto custo impacta toda a cadeia e até mesmo a produtividade do setor, o que inclui as indústrias de cerâmica.
Para contornar esses custos elevados, as empresas ligadas em média ou alta tensão têm a opção de migrar para o Mercado Livre de Energia, ambiente que em 2022 gerou mais de R$ 41 bilhões em economia para os consumidores livres, segundo a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel). Nesse cenário, de acordo com um levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 56% das indústrias querem migrar para o Mercado Livre, afinal, a economia na conta de luz pode chegar a 35%.
Mas, o que é o Mercado Livre de Energia?
O Mercado Livre de Energia foi criado em 1998 e permite que compradores e vendedores negociem contratos de energia entre si, seguindo a regulamentação do setor. Quando comparado ao Mercado Cativo, no qual a compra de energia é limitada à distribuidora local, a principal diferença do Mercado Livre é a possibilidade de contratação de energia mais barata, já que é viável escolher o fornecedor.
Dessa forma, as negociações se dão caso a caso e condições como preço, quantidade de energia, período e forma de pagamento são negociadas pelas partes envolvidas. Vale destacar também que os consumidores livres escapam das bandeiras tarifárias. Na prática, tudo isso resulta em economia na conta de luz, poder de decisão e previsibilidade nos custos.
Por que o Mercado Livre é vantajoso para as indústrias de cerâmica?
Em 2022, o consumo de energia na indústria aumentou 8,4% em relação a 2021, conforme levantamento realizado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Nesse cenário, a liberdade de negociar a melhor energia é especialmente vantajosa para o segmento, afinal, se o consumo aumenta, a conta de luz tende a pesar mais no orçamento.
Já as indústrias de cerâmica que estão no Mercado Livre de Energia, negociam as melhores ofertas, conseguindo economizar e, ao mesmo tempo, ter uma melhor gestão do orçamento.
5 vantagens para a cerâmica
Reunindo vantagens financeiras, liberdade de escolha e uma experiência que pode ser simples e segura, o Mercado Livre de Energia já atraiu mais de 32 mil unidades consumidoras no Brasil, segundo a Abraceel. Na última década, o crescimento ultrapassou 910% e deve seguir em expansão, com o cenário de preços baixos da energia nesse setor.
Você ainda está na dúvida se esse ambiente pode ser benéfico para a sua empresa? Confira cinco vantagens do Mercado Livre de Energia e como elas apoiam o crescimento da indústria cerâmica.
Economize até 35% na conta de luz
Com a contratação da melhor energia para a indústria de cerâmica, você consegue reduzir de forma significativa o impacto que os gastos com a eletricidade tem no seu negócio, o que pode significar uma economia de até 35%. Esse valor economizado pode proporcionar mais investimentos na produção, renovação do maquinário ou em outra frente estratégica da fábrica.
Experiência simples e transparente
Outra vantagem do Mercado Livre de Energia é a possibilidade de migrar com um processo simples. Além disso, após a entrada nesse mercado, a experiência da indústria segue descomplicada e o que muda é apenas o recebimento de duas faturas: uma da distribuidora e outra da energia consumida.
Tenha previsibilidade nos gastos
Com a possibilidade de contratação de energia no mercado futuro, as empresas conseguem ter maior previsibilidade de quanto vão gastar em determinado momento. Isso garante um orçamento de gastos energéticos mais confiável e um ambiente mais seguro para tomada de decisões.
Consuma energia limpa e renovável
No Mercado Livre de Energia é possível negociar com fornecedores que utilizam fontes renováveis de geração, como a solar e a eólica. Esse aspecto é especialmente importante para as fábricas de cerâmica que cada vez mais têm investido em uma produção sustentável, reciclagem de materiais e processos ambientalmente responsáveis. De forma complementar, o uso da energia limpa soma com as boas práticas de ESG.
Diminua os gastos com segurança e sem burocracia
O processo de migração do Mercado Cativo para o Mercado Livre pode ser simples, seguro e transparente. Assim, não é necessário se preocupar com processos burocráticos, com as normas do setor ou mesmo ter uma equipe especializada em energia na indústria de cerâmica. É possível ter uma experiência simples, contando com suporte especializado.
A Esfera Energia é referência nacional em Gestão de Energia no Mercado Livre e já gerou mais de R$ 470 milhões em economia aos clientes, por meio de inteligência de mercado e equipe especializada. A companhia garante que a migração para o Mercado Livre aconteça respeitando as necessidades da indústria seu perfil de consumo. De forma adicional, os especialistas da empresa cuidam de todos os processos da migração e gerenciam a energia no Mercado Livre, simplificando os processos e garantindo sempre a melhor energia para a fábrica.
Deixe um comentário