Por Manu Souza | Fotos: James Linhares e Davi Farias para Anicer
A edição 2023 do Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha, realizada em Fortaleza (CE), propiciou para os 1.355 participantes o acesso a conhecimentos e tecnologias. Ceramistas de diversos estados prestigiaram o principal evento do setor na América Latina, entre os dias 25 e 27 de outubro.
Com inúmeros elogios à sua organização, o 50º Encontro Nacional confirmou sua tradição e capacidade de reunir um seleto grupo de palestrantes, fornecedores e parceiros para oferecer aos visitantes um ambiente de troca de experiências e informações no Centro de Eventos do Ceará.
Paralelo à programação técnica, grandes fornecedores marcaram presença no Espaço de Negócios, movimentando e prospectando diversas negociações comerciais. O pavilhão da feira, além de receber as tradicionais marcas, contou este ano com empresas da própria região nordeste do país, que nunca participaram do evento. Foram 53 estandes e 61 marcas, nacionais e internacionais, exibindo o que existe de mais atual no mercado.
O evento foi uma realização da Anicer, com co-realização do Sindcerâmica/CE, apoio da Anfamec e patrocínio do Sebrae, Federação das Indústrias do Estado do Ceará, CNI – através do Sesi e Senai e Banco do Nordeste.
“Foi com muita felicidade, muita satisfação, muito orgulho, que a gente conseguiu fazer um encontro maravilhoso. Com boas palestras e todos nós interagindo, os fabricantes de equipamentos e muitos ceramistas – ceramistas do Brasil inteiro, de sul a norte, de leste a oeste. Nós acreditamos que foi um evento que serviu como uma retomada do setor. E, por isso, eu agradeço a todo mundo. Agradeço aos fabricantes de equipamentos e aos ceramistas que estiveram presentes no evento, por termos conseguido fazer uma grande festa. Muito obrigado e um grande abraço a todos”, disse o presidente da Anicer, Waldyr Moraes.
O 50º Encontro reuniu, juntamente com a forte presença dos empresários cearenses, um público heterogêneo, recebendo representantes de todos os demais estados brasileiros. Pela sua localização com forte apelo turístico, ceramistas do Paraguai, Bolívia e Argentina também estiveram no evento. Os participantes internacionais demostraram grande satisfação com a iniciativa da Anicer, por possibilitar o intercâmbio de informações e o networking.
“Eu trabalho na indústria cerâmica desde 2008 e esse aqui é o meu quarto encontro da Anicer. Achei muito interessante a abordagem do setor da economia, o setor da economia macro mundial, trazendo alguns históricos dos últimos anos e também trazendo o contraponto, vendo como o futuro vai se comportar, a especulação de como vai se comportar a economia e transmitindo isso para o nosso setor, que é muito importante. O que nos impulsiona a vir ao evento é buscar novas tecnologias”, disse o empresário, Tiago Giovani Pies, da Cerâmica Rohr.
Ações pelo Desenvolvimento do Setor
Nesta edição, focado em temas como Tecnologia, Economia no Brasil, Mercado Livre de Energia, Habitação Social, Queima, Secagem, Norma de Desempenho, Marketing, Mercado e Gestão de Dados, o evento desenvolveu-se através de conjunto de ações, entre Painéis, Minicursos e Fóruns, seguidos de esclarecimentos aos pequenos empresários.
Além disso, destacamos ainda informações sobre PSQ/PBQP-H/Governo Federal que como ferramenta para a qualidade, auxilia as empresas a enquadrarem blocos e telhas cerâmicos e processos de acordo com mudanças competitivas e tem papel importante para que as empresas tornem-se referência e fomentem a qualidade, contribuindo direta e indiretamente para elevar a imagem do setor e dos blocos e telhas cerâmicos, reduzir perdas no processo produtivo com maior sistematização da produção, aumentar produtividade, conquistar e manter mercado, valorizar e divulgar as empresas que fabricam produtos conforme as normas, atender exigências (Caixa, Inmetro, construtoras, revendas, consumidores diretos etc), desenvolver estratégias de marketing, agregar valor ao produto, trabalhar a melhoria contínua da qualidade, ser apontado como opção qualificada de compra e combater a não conformidade intencional nas revendas com ações específicas e dirigidas.
Ver essa foto no Instagram
Fóruns, Minicursos e Painéis
Realizadas nas tardes dos dias 25, 26 e 27 de outubro, das 14h às 19h, as palestras apresentaram temas estratégicos para Tecnologia, Economia no Brasil, Mercado Livre de Energia, Habitação Social, Queima, Secagem, Norma de Desempenho, Marketing, Mercado e Gestão de Dados.
Entre os pontos altos, destacaram-se o elevado nível de especialização e profundidade de conhecimentos técnicos dos palestrantes acerca dos temas apresentados, o esclarecimento intenso de dúvidas com a plateia, oferecendo a possibilidade de melhorias produtivas, estratégias mercadológicas e sustentáveis, além de tendências, oportunidades de inovação com possibilidades de maior inserção tecnológica nas empresas participantes.
“Eu queria dizer que o evento foi um sucesso e parabenizar por toda a organização. Essa organização de minicursos, fóruns e estandes foi fantástica, porque proporciona uma troca muito grande. E falar do assunto economia de energia, para que as empresas economizem, gastem menos energia, é um prazer. Por estar levando eficiência para cadeia produtiva desse setor tão rico que a gente já admira há muito tempo. Parabéns aos organizadores e obrigado pela oportunidade”, disse o palestrante do Fórum e Diretor Comercial da Esfera Energia, Maurício Morais.
Com um auditório com capacidade para 300 participantes, as palestras do 50º Encontro Nacional foram ministradas por especialistas, pesquisadores, doutores e oriundos de entidades parceiras do setor. A programação apresentada foi:
Fórum 1
“Economia brasileira e os próximos 4 anos”
Roberto Padovani – Economista
Minicurso 1
“Secador Semi-rápido: consumo energético na Indústria Cerâmica”
Valter Lain – Cosmec
Minicurso 2
“Integração de energia renovável e sustentabilidade no mercado livre de energia, destacando iniciativas ESG e oportunidades para a indústria ceramista”
Danilo de Brito Lima – 2W
Ver essa foto no Instagram
Fórum 2
“A potência do Mercado Livre de Energia para as fábricas de cerâmica: como a redução de custos beneficia o setor”
Mauricio Morais – Esfera Energia
Painel
“Norma de Desempenho: Caracterização de produtos e sistemas construtivos como aliada do desempenho das construções”
Constantino Bueno Frollini – Diretor de Normas Técnicas da Anicer
Thais Guirau – Responsável Técnica do Laboratório de Materiais e Sistemas Construtivos da Firjan Senai
Damián Gómez – Gerente de Serviços Tecnológicos Firjan Senai
Minicurso 3
“Manutenção em Equipamentos de Preparação e Extrusão de Argila”
Ricardo Cavichioli Neto – Bonfanti
Minicurso 4
“Vivemos a era da análise dos dados (KPI´S) – O que são, como implementar e analisar para sermos mais efetivos”
Emerson Dias – Consultor Técnico
Minicurso
“Técnicas e Evolução da Secagem Rápida em Cerâmica Vermelha”
Vitor de Souza Nandi – Doutor e Consultor Cerâmico
Fórum 3
“Marketing na prática: do balcão ao digital o que você precisa fazer para vender mais”
Bruno Félix – Sebrae
Ver essa foto no Instagram
Painel
“Novas Regras do Minha Casa, Minha Vida”
Hildo Rocha – Secretário Executivo do Ministério das Cidades
Minicurso 5
“Queima: fundamentos, combustíveis, fornos e a qualidade dos produtos cerâmicos”
Antônio Pimenta – Consultor Técnico
Painel
“Desafios da cerâmica vermelha de Norte a Sul do Brasil”
MEDIADORES:
Waldyr Moraes – Presidente da Anicer
Sandro Silveira – Vice-presidente da Anicer
DEBATEDORES:
Fernando Ibiapina (Nordeste), Felipe Rohr (Sul), Itaír Lima (Centro-Oeste) e Henrique Nora (Sudeste).
Ver essa foto no Instagram
Solenidade de Abertura
Abertura oficial reúne autoridades, representantes da indústria e do setor cerâmico e de renomadas instituições parceiras do evento
A Solenidade Oficial de abertura, realizada na noite do dia 25 de outubro, contou com a presença de autoridades, representantes da indústria e do setor cerâmico e de renomadas instituições. Em seus discursos, o reconhecimento pelo trabalho da Anicer e da indústria cerâmica em contraponto ao cenário econômico do país.
A cerimônia contou com a presença do Presidente da Anicer, Waldyr Moraes; do Presidente do Sindcerâmica/CE, Marcelo Tavares; do Articulador de Competitividade de Negócios do Sebrae CE, Silvio Moreira; do Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará: José Ricardo Montenegro Cavalcante, representando também o Presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga de Andrade e o Diretor-Superintendente Sesi/DN e Diretor-Geral Senai/DN, Rafael Lucchesi; do Superintendente Estadual do BNB Ceará, Salomão Lima Sousa; da Secretária Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, Luciana Mendes Lobo, representando o Prefeito de Fortaleza, José Sarto e do Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Salmito Filho, representando o Governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas.
Sobre a importância do associativismo, o Presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, enfatizou: “As grandes transformações que fazemos é quando estamos unidos em propósitos e objetivos. O concorrente nunca foi nem será seu inimigo. Há os bons, os muito bons e os excelentes. O associativismo é fundamental na vida do empresário, independente do tamanho da empresa”.
O presidente do Sindcerâmica/CE, Marcelo Tavares, aproveitou a oportunidade para homenagear as instituições e pessoas que marcaram os 50 anos do sindicato, comemorados este ano.
Receberam o troféu do Sindicerâmica: o IEL Ceará, representado pela Gerente de Inovação e Pesquisa, Margaret Lins; Sílvio Moreira, representando o Sebrae Ceará; e Lourival Tavares, Presidente do Grupo Tavares e Cerâmica Assunção, representando toda a categoria de ceramistas do Ceará.
Ver essa foto no Instagram
“As grandes transformações que fazemos é quando estamos unidos em propósitos e objetivos. O concorrente nunca foi nem será seu inimigo. Há os bons, os muito bons e os excelentes. O associativismo é fundamental na vida do empresário, independente do tamanho da empresa”.
Espaço de Negócios
O Espaço de Negócios, mais uma vez, superou expectativas, consolidou sua posição como uma das mais importantes feiras da cerâmica vermelha e contou com a participação de mais de 60 marcas, vindas do Brasil, Estados Unidos e Europa, que apresentaram as mais significativas inovações tecnológicas mundiais hoje disponíveis. Reunindo público altamente qualificado, tomador de decisões, comprador e em busca de novos negócios, a iniciativa gerou milhões em negócios fechados, reafirmando na edição nordeste do Encontro, o potencial comprador das MPEs de cerâmica vermelha.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Foram 4.500 m² de área com muita tecnologia e opções completas para as indústrias cerâmicas. Houve grande destaque na presença de boquilhas, laminadores, empilhadeiras, misturador, refratários e demais equipamentos indispensáveis para a indústria ceramista. Todos os equipamentos expostos foram vendidos ainda no local, além de grande volume de prospecções e encomendas para o próximo semestre, ressaltando o potencial comercial da ação.
A exposição esteve aberta à visitação nos dias 25, 26 e 27, das 14h às 21h.
Ver essa foto no Instagram
Visitas Técnicas atraem interessados em destacados processos de fabricação
Os dias 26 e 27 de outubro foram voltados para a qualificação empresarial e tecnológica diretamente nas fábricas. Na ocasião, 270 participantes realizaram Visitas Técnicas, em tradicionais fábricas do Estado, onde os empresários foram recepcionados com acolhida, troca de informações e tecnologias de referência.
Cerâmica Afonso
Localizada no município de Canindé, a Cerâmica Afonso conta com uma preparação de massa com moinho de martelo, um bom sistema de maromba, um Secador Rápido de Taliscas – que seca em apenas 50 minutos os produtos -, além de um Forno Móvel recém-instalado.
Cerâmica Assunção
Localizada no município de Itaitinga, a Cerâmica Assunção conta com quase 50 anos de existência, possui um Forno Hoffmann e está em processo de automação da linha de produção em pallet.
Deixe um comentário