Por Carlos Cruz | Imagens: Anicer e Cerâmica City
Na hora de construir um imóvel, algumas dúvidas podem surgir acerca do tipo de material usado na obra. Desde a cor das paredes ao tipo de piso, portas e janelas, todas as escolhas precisam ser muito bem pensadas e alinhadas para atender às necessidades dos futuros ocupantes do imóvel.
O tipo de material que será utilizado nas paredes pode não parecer tão importante para algumas pessoas em um primeiro momento, mas sem sombra de dúvidas é, senão a escolha mais importante em um projeto arquitetônico, um dos mais.
Paredes firmes e bem construídas oferecerão uma grande quantidade de benefícios a quem adquirir os imóveis, além de evitar problemas futuros, como infiltrações, ruídos, desconforto térmico etc. Neste ponto, estudos que vêm sendo desenvolvidos há mais de três décadas confirmam as qualidades da alvenaria estrutural com blocos cerâmicos.
No entanto, os mesmos cuidados são necessários na hora de adquirir um imóvel. Conferir qual o tipo de material utilizado nas paredes é muito importante para que a compra não traga arrependimento posterior. “É importante que, na hora de comprar um imóvel, a família avalie tecnicamente sua casa. E para que ela possa fazer isso, precisa conhecer os produtos que foram usados naquela construção, seus prós e seus contras”, explica o diretor de Marketing da Anicer, Constantino Bueno Frollini. Segundo o executivo, é importante alertar as pessoas que, se sua residência tiver um bom desempenho térmico, estrutural, acústico, fácil manutenção, entre outros itens referentes à Norma de Desempenho, consequentemente terão uma ótima unidade habitacional independente da classe social.
“Obviamente, no contexto brasileiro, as alvenarias são o sistema construtivo que une o excelente ao baixo custo, possibilitando a nossa população a ter ótima residência a um custo muito reduzido”, acrescentou o presidente da Anicer, Natel Moraes.
Confira abaixo algumas das vantagens da alvenaria com blocos cerâmicos:
1
Maior conforto térmico
Paredes feitas com blocos de cerâmica vermelha proporcionam um excelente conforto térmico, diminuindo o uso de aparelhos de ar-condicionado ou aquecedores. Além de proporcionar o bem-estar dos moradores, essas qualidades refletirão diretamente no consumo de energia, aumentando a economia na hora de pagar a conta de luz.
2
Fácil manutenção e maior durabilidade
Os produtos cerâmicos não exigem manutenção constante e sua durabilidade, dentro de condições normais do ambiente, é incalculável. Como exemplo disso, basta lembrar que temos hoje, no Brasil, igrejas e prédios que datam de 1500, quando os portugueses por aqui chegaram. Na Europa, exemplo ainda melhor, é possível visitar construções que datam de 1.400. Todas construídas com tijolos de cerâmica vermelha. Quanto à manutenção? Zero!
3
Melhor isolamento acústico
Testes realizados nos laboratórios mostram que o isolamento acústico proporcionado pelos blocos de cerâmica vermelha atende a todos os requisitos da Norma de Desempenho, isolando os ruídos entre os ambientes. Principalmente quando os produtos são combinados a outros sistemas. E um maior conforto acústico significa mais tranquilidade para trabalhar, para curtir com a sua família e para dormir.
4
À prova de fogo e fumaça
Diferentemente da madeira e seus derivados e do isopor, materiais usados em processos novos para a construção de residências e prédios comerciais, o bloco cerâmico não é inflamável. Totalmente naturais, sustentáveis e seguras, as paredes feitas com alvenaria à base de cerâmica vermelha não permitem a rápida propagação das chamas em caso de incêndios, nem do calor.
5
Maior resistência à água
Se uma parede de tijolos cerâmicos está suja por algum motivo, você poderá tranquilamente realizar sua limpeza com água e sabão, sem que o bloco se dissolva pela ação da água. No entanto, o mesmo procedimento de limpeza não poderá ser realizado se as paredes forem de gesso ou compensado. A mesma resistência é observada diante de fenômenos naturais, como chuvas fortes e inundações. As paredes feitas com alvenaria de tijolos cerâmicos são infinitamente mais resistentes à água e resistem às intempéries da natureza por décadas.
6
Maior resistência a cargas
Por sua solidez, as paredes com blocos cerâmicos permitem que qualquer tipo de objeto seja devidamente pendurado, sem que isso represente algum risco estrutural ou apenas estético. Logicamente, é preciso respeitar os limites de cada objeto ou processo construtivo. A verdade é que paredes construídas com alvenaria de cerâmica vermelha e com os devidos cuidados da engenharia se mostram infinitamente mais confiáveis na hora de, por exemplo, pendurar um quadro, uma estante suspensa ou mesmo uma rede de descanso.
7
São mais sustentáveis
A Anicer encomendou a Avaliação do Ciclo de Vida dos blocos e telhas de cerâmica vermelha para entender quais momentos de sua cadeia construtiva deveriam ser repensados e reformulados. E os resultados mostraram que, durante todo o ciclo de vida dos produtos cerâmicos, que vai desde a extração de argila até a entrega do material pronto nos pontos de revenda, os produtos cerâmicos apresentaram ótimos resultados. Consomem menos água em seu processo de preparo, emitem uma menor quantidade de CO2 e podem ser misturados com outros elementos, o que reduzirá ainda mais o consumo da argila e, em muitos dos casos, potencializará ainda mais a sustentabilidade desse sistema construtivo.
Deixe um comentário