Hoje é:24 de novembro de 2024

Anfamec Expo 2022

Saiba tudo sobre a terceira edição da maior feira de negócios para a indústria de cerâmica vermelha da América Latina

Por Carlos Cruz

Centenas de ceramistas, fornecedores de maquinários e equipamentos, além de interessados no setor de cerâmica vermelha vindos de diversas partes do Brasil e da América Latina, todos juntos em um único lugar. Assim será a Anfamec Expo 2022, que acontecerá no Expo D. Pedro, em Campinas (SP), de 10 a 12 de agosto.

Em sua terceira edição, a feira de negócios irá reunir mais de 40 expositores em uma área de 7 mil m². De acordo com seus organizadores, o evento é uma oportunidade única para que os ceramistas possam ouvir sobre os desafios e as inovações tecnológicas desenvolvidas para o setor. “Para este ano, teremos na exposição mais novidades na área de extrusão com máquinas mais potentes, boquilhas mais eficientes, novidades também para preparação de massa, secagem e queima. Também teremos muita automação de movimentação das peças cerâmicas evoluindo com mais tecnologia e apresentando mais fornecedores”, revelou o presidente da Anfamec, Agnaldo Bertan.

O executivo conta que representantes do setor de geração de energia também estarão presentes, além de insumos e componentes para todo tamanho de cerâmica. “Nesta edição da feira, teremos a parceria da Anicer que fará toda a programação direcionada a palestras e oficinas para disseminar mais e mais conhecimento”, destacou Bertan. E concluiu: “Quem visitar a Expoanfamec vai se surpreender. Serão três dias com pessoas e empresas de vários países trocando conhecimento e difundindo tecnologia. Bons negócios serão realizados no evento”, apostou o presidente da Anfamec.

Entre os expositores já confirmados para a edição 2022, nomes bastante conhecidos do cenário nacional e internacional, como D Rosso, Bertan, Bonfanti, Boqcer, Brasenik, Crecer, Crisda, Fibertherm, Filiere, Flyever, Gelenski, Mademil, Máquinas Man, Natreb, NTC, Pneucorte, RG MAQ, Rogessesi, Saceimpianti, Saminas, Duracer, Ceratherm, Altivo Pedras, Cerbisoriani Cosmec, Direxa, Kromaq, Markeluzo, CRTECH/SABO, Samrello, Verdés, Raça Máquinas, Souza & Souza, Torato Engenharia e Automação, LTM Automação, Cascavel Solar, Reinaldo Helice, Smart Controls, Formattec, MDR, Met Damasceno, Met Dilkin, dentre outras tantas empresas.

Este ano, a Filiere será a responsável pelo maior estande da feira. Em uma área de 156 m², a empresa apresentará seus produtos e soluções para o mercado. Por telefone, o representante da empresa, Élcio Oliveira Sousa, informou à nossa equipe de reportagem que os executivos da empresa ainda vão se reunir nas próximas semanas para definir o que será levado para o evento.

Inovação e sustentabilidade

Representantes do setor de energia solar também participarão do evento deste ano, com estande onde apresentarão aos interessados soluções sustentáveis para indústria de cerâmica vermelha. Aliás, esse é um interesse que vem crescendo entre os ceramistas.

Com 10 anos de mercado, mais de 80 projetos industriais executados e forte atuação na cidade de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, o Grupo FST é formado por três empresas: FST Energia, FST Serviços e FST Solar. Esta última é integradora WEG Autorizada e já atendeu a 21 cerâmicas com a implantação de painéis de energia fotovoltaica. “Se somar a energia produzida por todas elas, isso representa 3.080 MWP, energia suficiente para abastecer mais de 2.900 casas populares”, conta Marcelo Tavares, responsável pela empresa.

Entre os produtos e serviços oferecidos pelo Grupo, estão geração de energia solar fotovoltaica, automação de motores e máquinas, chaves e relés para partidas de motores, grupo gerador, manutenção, desenvolvimento e implantação de projetos, manutenção e implantação de subestações e muitos outros.

Outro destaque da feira é o separador magnético para empilhadeira que será apresentado pela Ceraterm. Recém-lançado pela empresa, o equipamento é capaz de retirar as impurezas metálicas do seu pátio. “No dia a dia da cerâmica, os caminhões trafegam carregando e descarregando materiais com o auxílio da empilhadeira”, explica Fabiana Souza, da Ceraterm. “A ideia é que, quando a empilhadeira trafega para fazer essa carga e descarga dos caminhões, ela vá limpando as impurezas metálicas do solo e, assim, evitando que danifiquem os pneus dos caminhões”.

Maturidade que se consegue com o tempo

A primeira edição da Anfamec Expo aconteceu em março de 2015, reunindo empresários de todas as partes do Brasil e da América Latina. Na área de exposição, 80 máquinas e equipamentos produzidos por 90 marcas nacionais e internacionais puderam ser apreciados pelos visitantes da feira, além de novidades sobre robótica, automação, aprimoramento de processos e produtos e tecnologias de ponta para a indústria de cerâmica vermelha.

Em 2018, o sucesso se repetiu, dessa vez com mais de 1.300 empresários e técnicos participando do evento, com destaque para os mais de 120 ceramistas de países como Bolívia, Paraguai, Peru, Colômbia, Chile e Argentina.

Anicer na Anfamec Expo

Convidada a participar do evento, a Anicer será responsável pelo conteúdo técnico oferecido na estrutura da feira. A Associação irá construir um pequeno auditório, onde serão oferecidos diversos Minicursos aos ceramistas interessados em conhecimento direcionado à indústria cerâmica.

Especialistas de diversas áreas de conhecimento abordam questões relacionadas ao setor cerâmico, coordenados por profissionais destacados que irão apresentar temas como: mercado, sistemas construtivos, tecnologia BIM, inovação em equipamentos, sustentabilidade, arquitetura e revolução digital, além dos temas que fazem parte do dia a dia das fábricas.

“Estamos felizes por poder contribuir com o evento da Anfamec e oferecer conhecimento ao ceramista. O mercado vem mudando em uma velocidade muito grande e acreditamos que conhecimento nunca é demais. Por isso, já aproveito a oportunidade para convidar nossos amigos ceramistas para que participem dos Minicursos da Anicer. Será um grande prazer recebê-los em agosto”, finaliza o presidente da Anicer, Natel Moraes.

Carlos Cruz é jornalista na Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *