Hoje é:10 de novembro de 2024

Bloco cerâmico: economia, qualidade e desempenho

Por Rangel Lage | Imagens: Cerâmica City

O conteúdo deste artigo não necessariamente reflete a opinião da Anicer e é de responsabilidade de seu autor.

Em 2021 a construção civil teve seu maior crescimento dos últimos 10 anos, segundo a Câmara Brasileira da Construção Civil (CBIC), com crescimento de do setor de 7,6%, resultado do ciclo de alta nos negócios iniciado em 2020 (em 2020 as vendas de unidades residenciais novas cresceram 9,8% no Brasil).

Do outro lado, 2021 foi marcado por forte pressão de custos. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) aumentou 13,46% de janeiro a novembro. Considerando-se apenas o INCC de materiais e equipamentos, a alta atingiu 23,26%. Torna-se indispensável sistemas estruturais mais eficientes, racionalizados, com baixo consumo de aço e concreto, e tempo reduzido total da construção.

Neste cenário, a Alvenaria Estrutural destaca-se pelas suas vantagens, e perfil de uma construção modular, limpa, racionalizada e industrializada.

Como a Alvenaria Estrutural pode alavancar os meus empreendimentos?

Entre os diversos benefícios que a Alvenaria Estrutural apresenta (quando comparado as estruturas convencionais em concreto armado), pode-se destacar:

Economia (até 35% de redução no custo global da construção, levando uma vantagem competitiva importante);

Velocidade (seu cliente irá receber seu empreendimento até 2x mais rápido);

Racionalização e industrialização do canteiro, com consequente redução de perdas de materiais e entulhos na obra;

Otimização da mão de obra: Não são necessários carpinteiros e armadores para execução de pilares e vigas. As poucas barras de aço necessárias, são executadas pelos próprios pedreiros e a execução é simplificada com ferramentas simples e disponíveis facilmente no mercado (gabaritos metálicos, escantihão, etc.) e com alto índice de produtividade.

Reduções drásticas de emissão de CO2 no processo global (característica dos blocos cerâmicos).

Com relação à Norma de Desempenho, o sistema atende aos requisitos necessários?

A indústria de blocos estruturais cerâmicos vem apresentando constantes e significativas evoluções tecnológicas,

contribuindo para o crescimento do setor e do sistema alvenaria estrutural, com processos de fabricação e produtos alinhados com a necessidade das construtoras, projetistas e consumidor final.

Esta melhoria passa por produtos mais uniformes, com alto grau de atendimento aos requisitos normativos e com produtos que atendam aos requisitos de desempenho das edificações, sob condições de uso a que estão sujeitas durante toda a vida útil da edificação e sob condições de exposição climática (chuva, frio, calor, ventos, etc.), preconizados pela NBR 15575 – Desempenho de Edificações Habitacionais.

Neste sentido, o setor cerâmico, através de suas instituições e fabricantes, vem constantemente realizando ensaios em laboratórios credenciados (como o IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas e ITT – Instituto Tecnológico em Desempenho e Construção Civil), com dados publicamente disponíveis, com o recente manual de desempenho do sistema de alvenaria estrutural da City, evidenciando o pleno atendimento aos requisitos de desempenho, tais como:

  • Desempenho estrutural;
  • Desempenho acústico;
  • Desempenho térmico;
  • Desempenho contra incêndio;
  • Estanqueidade.

Quais cuidados devo ter

Para que possa colher todos os benefícios que o sistema, que já está sendo amplamente adotado em todas as regiões do país, é importante que você se atente para os seguintes pontos:

  • contrate bons projetistas especializados no sistema (arquitetura, estrutura, instalações, entre outros);
  • compre materiais de fornecedores de qualidade (além do bloco, que é sem dúvida o principal fator, bons fornecedores de argamassa, graute; acessórios e acabamentos);
  • contrate uma mão de obra qualificada (é possível treinar sua mão de obra também);

Com estes cuidados você irá usufruir do melhor do sistema alvenaria estrutural, que tem ajudado muitas construtoras a se destacar no mercado, não apenas construindo residências térreas, como também edifícios de grande porte, com qualidade, economia e eficiências.

COMPARTILHE

Especialista e Mestre em Estruturas pela FEC/Unicamp, é Sócio-diretor da Somma Cálculo Estrutural, professor em cursos de pós-graduação da Unicamp, Facens e Unasp, Possui 12 anos de experiência em projetos estruturais de Alvenaria Estrutural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *