Hoje é:10 de novembro de 2024

Campinas recebe primeira edição do Educ@nicer itinerante

Projeto desenvolvido pela Anicer, leva conhecimento e atualização aos empresários da cerâmica vermelha

Por Manu Souza | Imagens: Manu Souza e RB2 Produtora

Após o hiato provocado pela pandemia do coronavírus, os eventos voltaram com força total neste ano de 2022. No segmento de cerâmica vermelha não foi diferente e os empresários marcaram presença, em peso, na Anfamec Expo 2022, que aconteceu de 10 a 12 de agosto, no pavilhão de feiras do Expo Dom Pedro, na cidade de Campinas, em São Paulo.

Parceira do evento, a Anicer montou um auditório para divulgar o seu projeto de educação a distância, Educ@nicer, em sua primeira edição presencial. Durante três dias de evento, foram realizados dezenove minicursos, com profissionais destacados do mercado da construção civil.

“Conhecimento nunca é demais e o os participantes do evento da Anfamec provaram isso. O que pudemos ver, nesses três dias, foi um público interessado, com ânsia de aprender e renovar seus conhecimentos. Nesse cenário, o Educanicer tem papel importantíssimo e, por isso, apostamos cada vez mais na itinerância deste projeto. Aproveito ainda para destacar todo o trabalho que a equipe da Anicer vem realizando no desenvolvimento do Educanicer, buscando novos temas, novos profissionais e ofertando informação de qualidade para os ceramistas de todo o Brasil”, falou o presidente da Anicer, Natel Moraes.

No primeiro dia do evento, temas como: “Seu produto dentro da Norma”, “Queima em fornos móveis e redondo – Abóbada: ajustes e resultados”, “Como vender melhor agregando valor ao produto”, “Bloco de Fixação Anicer – Aplicação, desempenho e mercado” e “Principais propostas ABNT NBR 153210 e Projeto Telha Padrão”, foram abordados.

“Eu fiquei muito surpreso com o evento, com a qualidade do público. Particularmente, a minha palestra, tinha participantes de todos os estados do Brasil. Isso é motivo de muito orgulho e mostra a importância de eventos como este para o desdobramento e desenvolvimento das empresas. Eu costumo dizer que quem não tem informação, não sabe tomar decisão. Parabéns à Anicer, por proporcionar momentos como este e eu tenho plena certeza de que o associativismo, somado ao empreendedorismo são elementos fundamentais para o desenvolvimento do Brasil. Onde a gente consegue, de uma maneira objetiva, simples e eficaz, transmitir conhecimento para que os empresários assimilem ideias, tenham insights e consigam aplicar lá na ponta as melhorias que precisam, visando assim o aumento de competitividade e, sem sombra de dúvidas, aquecendo a economia do país. Eu acredito, sim, que o associativismo e o empreendedorismo são ferramentas importantes para o desenvolvimento do empresário e isso só é possível graças a associação, a Anicer, que tem feito um trabalho fantástico, promovendo isso e estreitado esses contatos para todos que lá estiveram”, falou o palestrante do evento, Marcelo Alciati.

O segundo dia do evento contou com palestras bem disputadas, principalmente as que tratavam do dia a dia do chão de uma fábrica cerâmica. Os temas abordados foram: “Reflexões sobre novas tecnologias na cerâmica vermelha: das paredes pré-fabricadas à impressão 3D”, “manutenção na fábrica: preventiva, preditiva e crítica”, “Secagem – sistemas e controles”, “Mercado da construção civil hoje e amanhã”, “Como alavancar seu negócio através de padrões e rotinas estruturadas”, “O poder das redes sociais no seu negócio” e “Queima em fornos móveis e redondo – Abóbada: ajustes e resultados”.

“Eventos como estes acabam disseminando conhecimento e consequentemente gerando trabalho, renda e riqueza para o nosso setor, dinamizando a economia e oferta de produtos para o mercado, além de ser um espaço privilegiado de organização e participação social, sendo um dos melhores locais para interagir com diversos players relevantes do nosso mercado”, disse o Diretor de Marketing da Anicer, Constantino Bueno Frollini.

“A importância de um evento como este, de um minicurso de redes sociais para as pessoas do setor que querem estar nas redes sociais é grandiosa, porque dá uma noção básica, do que é estar nas redes, como estar nas redes sociais, o que significa frequência, como o algoritmo do Instagram entende o número de postagens que a empresa faz. E não é só estar nas redes sociais, é estar e entregar conteúdo de valor. Eu senti que o pessoal quer fazer, mas não sabe por onde começar. Não sabe se contrata alguém, se faz sozinho, se busca informação no YouTube, que é um lugar onde se encontra grandes dicas de como produzir. E a nossa conversa lá, serviu para isso. Para dar uma direção de como começar a produzir conteúdo de valor. Foi uma troca bem legal”, explicou a palestrante Fernanda Mitzakoff.

O último dia de palestras apresentou temas mais focados no mercado da construção civil e contou com profissionais destacados, a exemplo do influenciador digital e engenheiro civil, Rangel Lage. Os temas das disputadas palestras foram: “Preparação de massa: configurações e benefícios”, “Desempenho e inovação para o mercado de telhas cerâmicas”, “Case de sucesso – Alvenaria Industrializada”, “Necessidades do mercado x Desenvolvimento de novos produtos”, “Queima em fornos móveis e redondo – Abóbada: ajustes e resultados”, “Sistemas construtivos em blocos cerâmicos” e “Secagem – sistemas e controles”.

“Foi um evento focado, para um público específico. Então, esse tipo de foco é muito bom, tanto para quem expõe, como para quem vai. É um assunto específico sendo tratado pelos maiores e melhores neste tema no país. Então, essa especificidade e o peso que o evento traz sobre esse público é muito importante, tanto para atualização, como para oportunidade de negócios e de aprendizado”, disse o engenheiro e palestrante, Rangel Lage.

 “Na questão da disseminação de conhecimento da Anicer ao ceramista, foi ótimo. A Anicer procurou levar algumas palestras, demonstrando e levando o conhecimento do processo produtivo e de mercado”, disse o palestrante e ceramista Sandro da Silveira.

O Consultor Técnico e da Qualidade da Anicer, Antônio Pimenta, foi um dos palestrantes mais disputados pelo público ceramista, que demonstrou grande interesse nos minicursos de queima e secagem. Por isso, a organização do evento optou por repetir os temas na programação geral do evento e proporcionar mais oportunidades aos interessados nos assuntos.

 “Achei o evento sensacional. As máquinas expostas, os estandes muito bem montados, com várias novidades e o estande do Educanicer muito concorrido, com um público bom. Vieram não só donos de indústrias cerâmicas – os proprietários -, mas também muitos gerentes, técnicos, pessoal de produção mesmo, pessoal de qualidade das indústrias que participaram e viram as novidades. Então, na minha opinião, o evento foi muito bom mesmo. Eventos assim são muito importantes para a troca de informações. Os ceramistas se reúnem, conversam com os fornecedores de máquinas e serviços, visitam indústrias ao redor e isso faz com que eles tenham uma troca de informações muito grande. As pessoas saem mais motivadas a investir no seu negócio, a modificar e melhorar o que tem. O interesse pelos minicursos do Educanicer mostrou claramente isso. Com filas de espera, gente que vinha de tudo quanto é lugar: peruanos, argentinos, paraguaios. Participando, fazendo muitas perguntas e esse evento serve para isso, para capacitação e troca de informações”, explicouu o palestrante e consultor da Anicer, Antônio Pimenta.

Com o objetivo de capacitar os profissionais da cerâmica vermelha para adequação às principais tendências do mercado da construção, a Anicer criou o Educ@nicer, uma plataforma de ensino a distância (EAD) para o oferecimento de cursos 100% on-line, que podem ser vistos a qualquer hora e quantas vezes o usuário quiser, pelo período de um ano.

Inicialmente com conteúdos voltados para o mercado da construção, o programa traz agora cursos mais específicos para os ceramistas, como a queima na indústria de cerâmica vermelha, tema do primeiro curso de 2022 oferecido pela plataforma. Além do curso de queima e secagem, o Educ@nicer também está oferecendo treinamentos em gestão.

Conheça os conteúdos disponíveis em Educ@nicer.

A Anfamec Expo

Centenas de ceramistas, fornecedores de maquinários e equipamentos, além de interessados no setor de cerâmica vermelha vindos de diversas partes do Brasil e da América Latina, todos juntos em um único lugar. Assim foi a Anfamec Expo 2022.

Em sua terceira edição, a feira de negócios reuniu expositores do Brasil e do exterior em uma área de 7 mil m². De acordo com seus organizadores, o evento é uma oportunidade única para que os ceramistas possam ouvir sobre os desafios e as inovações tecnológicas desenvolvidas para o setor.

“A feira da Anfamec é o principal evento da América Latina para a realização de negócios, promoção de tecnologia, tendências, obtenção de conhecimento e relacionamento para o setor da cerâmica vermelha. É uma feira que atende profissionais de pequenas, médias ou grandes indústrias, além de técnicos e profissionais da construção civil. Uma verdadeira fonte de novos conteúdos, tendências e tecnologias para a nossa indústria. Assim, a feira acaba se transformando em uma plataforma de negócios e conhecimento que dura por vários meses após o evento físico, sendo a pedida certa para aqueles que desejam conhecer novas tendências, inovações tecnológicas e obter conhecimento do nosso setor”, destaca Constan.

A primeira edição da Anfamec Expo aconteceu em março de 2015, reunindo empresários de todas as partes do Brasil e da América Latina. Na área de exposição, 80 máquinas e equipamentos produzidos por 90 marcas nacionais e internacionais puderam ser apreciados pelos visitantes da feira, além de novidades sobre robótica, automação, aprimoramento de processos e produtos e tecnologias de ponta para a indústria de cerâmica vermelha.

“A feira foi um sucesso. Tivemos muitas novidades por conta dos expositores, um grande público vindo de todo o Brasil e de diversos países da América Latina”, declarou Agnaldo Bertan, presidente da Anfamec.

O executivo também destacou que o intervalo entre o atual e o último evento, devido à pandemia de Covid-19, reforçou ainda mais a importância da feira. “Pode-se concluir que a AnfamecExpo é um evento fundamental para o setor. É onde o conhecimento e a tecnologia são apresentados aos ceramistas que buscam por oportunidades de negócio e evolução”.

Bertan ainda aposta na retomada do crescimento da construção civil durante e pós a pandemia. Para ele, a crise fortaleceu grande parte das cerâmicas, que agora buscam a feira para fazer negócios e melhorar suas fábricas.

“Encerramos a feira muito gratificados com o volume de negócios e pelos feedbacks positivos dos visitantes e expositores. Saímos motivados para fazermos ainda melhor em 2024”, comemorou o presidente.

Em 2018, o sucesso se repetiu, dessa vez com mais de 1.300 empresários e técnicos participando do evento, com destaque para os mais de 120 ceramistas de países como Bolívia, Paraguai, Peru, Colômbia, Chile e Argentina.

Este ano, foram 1.865 pessoas visitando a feira, do Brasil, Chile, Peru, Bolívia, Paraguai e Argentina. O evento totalizou a exposição de 60 estantes e 67 marcas.

“O evento foi muito bom, com um público bem qualificado. Pessoas buscando conhecimento, buscando novidades. Foi uma feira de negócios e atingiu o seu objetivo em levar máquinas e equipamentos para a melhoria do processo produtivo. Foi um sucesso”, finalizou o Diretor de Norma e Qualidade da Anicer, Sandro Silveira.

Manu Souza é gestora de comunicação e editora da Revista da Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *