Hoje é:19 de setembro de 2024

O sistema ideal

Um dos sistemas construtivos mais antigos da história, a alvenaria estrutural permanece oferecendo ótimo custo-benefício e vantagens ao meio ambiente

Por Carlos Cruz | Imagens: Anicer, cerâmicas City, Pauluzzi e Antônio Pimenta

Escolher o sistema estrutural adequado para seu projeto pode não ser uma tarefa tão fácil, já que o mercado brasileiro tem oferecido diferentes opções que podem causar dúvidas na hora de fechar negócio. Considerar os diferentes aspectos entre os sistemas construtivos é essencial, pois a melhor escolha irá garantir a redução de gastos e a qualidade da edificação.

Que a alvenaria estrutural é o sistema mais antigo e confiável que existe, não restam dúvidas. O que pouca gente sabe é que, inicialmente, esse sistema era usado apenas em pequenas obras. Com a evolução das técnicas e dos materiais necessários, o método permitiu a construção de estruturas maiores, com a mesma segurança.

Existem, na alvenaria estrutural, diversas características que a destacam de outros sistemas. Conversamos com o engenheiro Rangel Lage, que apresentou algumas vantagens em relação aos demais métodos. Confira a seguir!

Principais características

A alvenaria estrutural é o mais antigo e mais confiável sistema construtivo do mercado. Essa técnica é originária de construções milenares, como as Pirâmides do Egito, o Coliseu de Roma, a Muralha da China, em que as próprias paredes têm a função estrutural sem a necessidade de vigas de sustentação. Ao longo dos anos, o método foi evoluindo, promovendo ainda mais vantagens para as obras.

De acordo com Rangel, são inúmeros os benefícios da alvenaria estrutural com blocos cerâmicos “Principalmente para edificações residenciais e as que a gente chama de HIS e HIT, que são habitações de interesse social e habitações de médio padrão. Não que a de alto padrão não seja possível, mas está mais focado nesse mercado”, explica Rangel.

O engenheiro analisa outras opções de sistemas concorrentes que podem ser comparadas à alvenaria estrutural. A principal diferença, principalmente quando comparada ao concreto armado, é que ela dispensa o uso de vigas e pilares. “A alvenaria passa a ter função dupla, ou seja, de vedar e de suportar os carregamentos. Com isso, a obra fica mais econômica e mais rápida, já que eu não tenho que ter forma e aço para servir de pilar e eu faço as duas etapas, de projeto e de vedação, em uma única etapa”, destaca.

Um detalhe importante é que, por não usar vigas ou pilares, a alvenaria estrutural também se torna mais sustentável, já que não é necessária a confecção de formas e, portanto, o uso de madeira na obra pode ser reduzido ou até mesmo eliminado. Além disso, o sistema também se destaca pela economia de aço, cimento, areia e pedra britada, insumos que são comumente utilizados no concreto armado.

Outro benefício do uso dos blocos estruturais cerâmicos é o conforto termoacústico. Inúmeros estudos já comprovaram que paredes feitas com blocos de cerâmica vermelha proporcionam um excelente conforto térmico, diminuindo o uso de aparelhos de ar-condicionado ou aquecedores. Além de proporcionar o bem-estar dos moradores, essas qualidades refletirão diretamente no consumo de energia, aumentando a economia na hora de pagar a conta de luz. Além disso, testes realizados nos laboratórios mostram que o isolamento acústico proporcionado pelos blocos de cerâmica vermelha atende a todos os requisitos da Norma de Desempenho, isolando os ruídos entre os ambientes.

O valor de uma obra em alvenaria estrutural também é um grande diferencial na hora de optar por qual modelo usar em sua obra. O método tem o preço mais competitivo e as reduções em custos de execução podem chegar entre 10% e 15%.

A técnica ainda permite que a obra seja executada com muito mais rapidez, já que as paredes e a estrutura são formadas ao mesmo tempo. “São esses dois pontos chaves: economia e velocidade. Quando o cliente quer uma obra mais barata e mais rápida, aí junto disso vem outras coisas, por exemplo, a racionalização da obra, do canteiro, a padronização, mas os dois principais são economia e velocidade. É isso que o cliente busca quando quer alvenaria estrutural”, afirma Lage.

Um projeto sob medida

A alvenaria estrutural também permite que o projeto seja desenhado de acordo com as demandas e o gosto do cliente. Algumas ideias podem ter um custo bem maior ou menor, a depender do modelo construtivo escolhido.

Aliás, as características arquitetônicas do projeto são um dos principais pontos que devem ser considerados para a tomada de decisão. De acordo com Rangel, em projetos que contam com pequenos vãos, a alvenaria estrutural é a escolha mais assertiva a ser feita.

“Se eu tenho parede, tenho vãos pequenos, é uma escolha mais cultural do que técnica, porque alvenaria estrutural passa a ser mais vantajosa levando a economia e velocidade para o cliente. Então, em regiões onde a alvenaria estrutural já está culturalmente aceita, não é discutível, o cliente vai para a alvenaria estrutural instintivamente”, conclui o engenheiro.

Outro detalhe importante é que a alvenaria estrutural pode atender a construções de até 24 andares, enquanto que o limite recomendado para construções com steel frame, um de seus principais concorrentes, é de 5 andares apenas. Isto sem falar que a técnica de steel frame ainda é bem pouco conhecida no Brasil, o que se traduz em uma escassez de mão de obra. Então por que não optar por uma técnica já bastante dominada por nossos engenheiros, arquitetos e mestres de obra e que possui material e mão de obra em abundância?

7 vantagens da alvenaria

1
Maior conforto térmico

Paredes feitas com blocos de cerâmica vermelha proporcionam um excelente conforto térmico, diminuindo o uso de aparelhos de ar-condicionado ou aquecedores. Além de proporcionar o bem-estar dos moradores, essas qualidades refletirão diretamente no consumo de energia, aumentando a economia na hora de pagar a conta de luz.

2
Fácil manutenção e maior durabilidade

Os produtos cerâmicos não exigem manutenção constante e sua durabilidade, dentro de condições normais do ambiente, é incalculável. Como exemplo disso, basta lembrar que temos hoje, no Brasil, igrejas e prédios que datam de 1500, quando os portugueses por aqui chegaram. Na Europa, exemplo ainda melhor, é possível visitar construções que datam de 1.400. Todas construídas com tijolos de cerâmica vermelha. Quanto à manutenção? Zero!

3
Melhor isolamento acústico

Testes realizados nos laboratórios mostram que o isolamento acústico proporcionado pelos blocos de cerâmica vermelha atende a todos os requisitos da Norma de Desempenho, isolando os ruídos entre os ambientes. Principalmente quando os produtos são combinados a outros sistemas. E um maior conforto acústico significa mais tranquilidade para trabalhar, para curtir com a sua família e para dormir.

4
À prova de fogo e fumaça

Diferentemente da madeira e seus derivados e do isopor, materiais usados em processos novos para a construção de residências e prédios comerciais, o bloco cerâmico não é inflamável. Totalmente naturais, sustentáveis e seguras, as paredes feitas com alvenaria à base de cerâmica vermelha não permitem a rápida propagação das chamas em caso de incêndios, nem do calor.

5
Maior resistência à água

Se uma parede de tijolos cerâmicos está suja por algum motivo, você poderá tranquilamente realizar sua limpeza com água e sabão, sem que o bloco se dissolva pela ação da água. No entanto, o mesmo procedimento de limpeza não poderá ser realizado se as paredes forem de gesso ou compensado. A mesma resistência é observada diante de fenômenos naturais, como chuvas fortes e inundações. As paredes feitas com alvenaria de tijolos cerâmicos são infinitamente mais resistentes à água e resistem às intempéries da natureza por décadas.

6
Maior resistência a cargas

Por sua solidez, as paredes com blocos cerâmicos permitem que qualquer tipo de objeto seja devidamente pendurado, sem que isso represente algum risco estrutural ou apenas estético. Logicamente, é preciso respeitar os limites de cada objeto ou processo construtivo. A verdade é que paredes construídas com alvenaria de cerâmica vermelha e com os devidos cuidados da engenharia se mostram infinitamente mais confiáveis na hora de, por exemplo, pendurar um quadro, uma estante suspensa ou mesmo uma rede de descanso.

7
São mais sustentáveis

A Anicer encomendou a Avaliação do Ciclo de Vida dos blocos e telhas de cerâmica vermelha para entender quais momentos de sua cadeia construtiva deveriam ser repensados e reformulados. E os resultados mostraram que, durante todo o ciclo de vida dos produtos cerâmicos, que vai desde a extração de argila até a entrega do material pronto nos pontos de revenda, os produtos cerâmicos apresentaram ótimos resultados. Consomem menos água em seu processo de preparo, emitem uma menor quantidade de CO2 e podem ser misturados com outros elementos, o que reduzirá ainda mais o consumo da argila e, em muitos dos casos, potencializará ainda mais a sustentabilidade desse sistema construtivo.

Carlos Cruz é jornalista na Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *