Por Márcio Quirino
O conteúdo deste artigo não necessariamente reflete a opinião da Anicer e é de responsabilidade de seu autor.
Já imaginou dar um comando no computador ou no celular e receber uma informação que dependeria de uma grande pesquisa, de uma curadoria e, posteriormente, de uma formatação para ser consumida?
Estamos falando de Inteligência Artificial, que por meio do Chat GPT, começa a oferecer, de forma gratuita, um serviço com possibilidades infinitas. Essa ferramenta já possui mais de 100 milhões de usuários ativos no mundo, mas pouquíssimos têm utilizado todo o potencial dela.
No Chat GPT você interage com a inteligência artificial que é treinada em uma ampla gama de dados textuais de artigos, livros, sites e até mesmo de conversas de chats. Ela aprende a reconhecer padrões e estruturas linguísticas e é capaz de gerar um texto coerente e contextualmente relevante.
Digamos, por exemplo, que você é um nutricionista e quer fazer uma apresentação sobre o seu serviço em 5 slides. Ele fornecerá todo o conteúdo para você, como se fosse um especialista em nutrição.
Imagine que você quer preparar alguma comida em casa a partir do que você tem na geladeira. Basta falar quais são os ingredientes existentes e pedir uma receita contendo eles. Pronto! Rapidinho, você terá a receita completa.
Para produtividade, existem várias possibilidades. Uma delas é sobre tomada de decisão. Solicite ao Chat GPT: “Estou tentando decidir se devo [inserir decisão]. Dê-me uma lista de prós e contras que me ajudarão a decidir por que devo ou não tomar esta decisão”.
O melhor uso da ferramenta dependerá da solicitação da informação. É com o uso que você aperfeiçoará este prompt, ou seja, input criativo para obter os resultados mais eficazes, que vão de cartas de amor a manuais técnicos, passando por receitas customizadas ou até mesmo um pedido de perdão.
Muitos afirmam que o Chat GPT será responsável por demissões em massa ao longo do mundo e que também é perigoso, a depender do uso, mas o fato é que já é uma realidade. Minha recomendação é que você comece a usar hoje mesmo.
Deixe um comentário