Hoje é:23 de novembro de 2024

Uma construção segura

Por Caio Fontoura

Você que sonha em construir uma piscina em sua casa ou mesmo já construiu e teve problemas, este artigo será de grande valia para saber as ações e as etapas de construção de uma piscina. Abaixo terá um guia completo para a construção de uma piscina residencial, abordarei todos os passos necessários, desde o planejamento inicial até a finalização da obra.

Quem quer construir uma piscina deve, impreterivelmente, definir 3 pontos importantes: escolha o local disponível no lote para a piscina, observe a incidência solar, ventilação e acesso à casa; Avalie o tamanho, formato e profundidade da piscina de acordo com suas necessidades e preferências. Defina o seu orçamento máximo para investimento em sua obra, não comece a obra sem ter a certeza de que poderá concluí-la.

A próxima etapa é a contratação de um(a) arquiteto(a) com experiência em projetos de piscina. Na fase de projeto, o(a) arquiteto(a) fará análises técnicas dos seguintes pontos: especificações e dimensionamento do sistema de filtragem e bombas disponíveis no mercado; Escolha o tipo de piscina desejado (concreto, vinil, fibra de vidro) e o respectivo revestimento podendo variar o tamanho, textura e tonalidades; Definição da localização dos equipamentos, como bomba, filtro e aquecedor; Especificação e posicionamento dos ralos de fundo, bicos de retorno de filtragem, bico de aspiração e acessórios como iluminação subaquática, bicos de hidromassagem, cascata etc; Além da análise técnica, o arquiteto também vai cuidar da estética e funcionalidade da piscina, cuidado para que esteja harmônica, proporcional e funcional. O projeto com a forma da piscina deve estar compatível com as normas locais no que diz respeito aos afastamentos do lote, índices de ocupação e permeabilidade. Para sua maior durabilidade e economia, nas piscinas de concreto e vinil recomendo a elaboração do projeto estrutural feito por um engenheiro civil projetista, ele especificará todos os detalhes técnicos estruturais necessários de acordo com o solo do seu terreno.

Com a piscina toda definida em seus projetos, é hora de saber quanto vai custar a obra! Solicite orçamentos de diferentes construtoras ou profissionais especializados em piscinas; Compare os preços, prazos, garantias e referências antes de tomar uma decisão; Certifique-se de que todos os custos estejam incluídos no contrato, como mão de obra, materiais, equipamentos, impostos, encargos e licenças. Estando o orçamento dentro do desembolso previsto é hora de assinar o contrato e iniciar a obra. Solicite do construtor um cronograma físico e financeiro da sua obra, neste cronograma deve conter as datas e valores de pagamentos, compras de materiais (se for de fornecimento do contratante) e a data de conclusão das etapas da obra: ex.: escavação, concretagem, impermeabilização, revestimento, limpeza e entrega final.

Obras iniciadas é a hora de acompanhar o que está escrito nos “papéis”: projetos, contratos, especificações técnicas, manuais, cronogramas etc. Tudo que foi produzido até aqui foi fundamental para a sua obra ser bem-sucedida, acompanhe os prazos de execução, verifique se os materiais estão sendo fornecidos conforme especificados, verifique se a instalação e aplicação dos materiais e equipamentos estão de acordo com as recomendações dos fabricantes. Fique atento a qualquer ponto fora das informações, registre as não conformidades e solicite a correção por parte do construtor. Faça registro fotográfico diário de tudo que está sendo feito e instalado e arquive todos os documentos deste processo: notas fiscais de materiais e equipamentos, manuais de uso, certificados de garantias, as built de projetos (se necessário), recibos ou notas fiscais de pagamentos dos serviços. Se tiver dificuldade técnica para fiscalizar a execução da obra, minha sugestão é contratar uma assessoria técnica de um profissional de confiança para que ele possa te ajudar.

Seguindo este roteiro completo, você estará no caminho certo para desfrutar do investimento feito em sua casa de forma duradoura, sem patologias e gastos precoces. Lembre-se de contar com profissionais qualificados em cada etapa do processo e garantir que todas as regulamentações e normas de segurança sejam seguidas. Aproveite sua nova piscina com responsabilidade e divirta-se!

Arquiteto e urbanista, pós-graduado em tecnologia no gerenciamento de obras. Atua em construções de edifícios para o mercado imobiliário da cidade de Salvador (BA). É sócio da AF Engenharia, empresa que atua nos setores industrial e comercial, prestando serviços de planejamento, coordenação de projetos e execução de obras em diversas cidades das regiões norte e nordeste do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *