Por Ascom Ceramitec
Conhecimento, inovações e contatos: O programa de conferências da feira líder mundial Ceramitec, de 9 a 12 de abril de 2024, é tão diversificado como sempre. Organizações e empresas líderes estão criando um total de 30 vagas em dois fóruns, incluindo um dia de carreira para a próxima geração. O tema dominante é o uso eficiente de recursos, com novos materiais, tecnologias e processos entrando em cena.
Mais de 470 expositores de 37 países – um aumento significativo de 36% em relação ao evento anterior – apresentarão seus produtos e inovações espalhados por 33 mil metros quadrados em três salões. A participação dos expositores internacionais é de 65 por cento – um aumento de sete por cento em comparação com 2022.
A Ceramitec abriu suas catracas pontualmente às 9h. A abertura oficial aconteceu às 10h, no fórum do Hall A4, imediatamente antes do início das primeiras sessões de palestras da Ceramitec. As palestras e painéis de discussão focam nos principais tópicos deste ano. O programa inclui principalmente a descarbonização, a economia circular, a digitalização e a eficiência energética em todas as suas facetas – desde a geração e armazenamento até à utilização de energias alternativas. Todos os eventos do fórum serão em inglês; A participação é gratuita.
Emissões zero dominam a cerâmica de argila pesada
O foco do fórum no Hall A4, em uma série de 13 sessões, será a cerâmica pesada e a indústria de refratários. A revista especializada ZI Ziegelindustrie International de Bauverlag, por exemplo, organizou palestras e painéis de discussão com as informações mais recentes sobre o novo potencial da economia circular, ou como as empresas podem minimizar a sua pegada de carbono e maximizar a eficiência energética através, entre outras coisas, de energias alternativas. A Associação Alemã da Indústria de Engenharia Mecânica (VDMA) dedica duas palestras ao tema sustentabilidade. Os usuários e a indústria aprenderão sobre as consequências das regulamentações ESG (Ambiental, Social, Governança) e as oportunidades oferecidas pelo uso de energias alternativas. Além disso, a Deutsche Feuerfest-Industrie eV (DFFI) está focando em uma das sessões os materiais refratários como heróis invisíveis dos processos industriais sustentáveis.
Cerâmica técnica às dúzias
O foco aqui será em tecnologias, processos e produtos inovadores, por exemplo, em aplicações atuais como a produção de baterias ou de hidrogénio. Na terça-feira, Karin Schaller, editora-chefe cessante da Göller Verlag, será a anfitriã das sessões “Material + Eficiência Energética” e “Rotas de Processamento Inovadoras”. Ela também será a anfitriã do painel “Descarbonização – Produção Inteligente de Cerâmica”. O novo editor-chefe Ulrich Werr assumirá na quinta-feira. Três palestras consecutivas analisarão componentes cerâmicos e novos materiais como divisores de águas nas áreas de digitalização, tecnologia ambiental, análise, proteção ambiental e tecnologia médica. Na quarta-feira, o Instituto de Metalurgia do Pó Aplicada e Cerâmica da Universidade RWTH Aachen (IAPK) apresentará inovações em metalurgia do pó e impressão 3D e como os processos digitalizados aumentam a sustentabilidade e a eficiência. À tarde, o cluster Pôle Européen apresentará dois painéis com inovações que reduzem a pegada de carbono da indústria cerâmica e apoiam outras indústrias na sua transformação. Por último, mas não menos importante, Fraunhofer IKTS, Kläger, Arburg e Inmatec discutirão inovações para moldagem por injeção e fabricação aditiva na sessão “CIM plus AM – um casal perfeito”.
Networking para negócios globais
À luz da situação atual, a VDMA usará a Ceramitec 2024 como plataforma em cooperação com a Germany Trade and Invest (GTAI) e a Agência de Negócios e Desenvolvimento. No fórum no Hall A4, os parceiros reunirão empresas internacionais sobre o tema “Reconstruir a Ucrânia”. O evento de duas horas e meia inclui palestras e um painel de discussão sobre a reconstrução da produção industrial do país e oferece uma plataforma para conhecer a procura na Ucrânia e possíveis pontos de contato para oportunidades de negócios e financiamento. Olhando para o Extremo Oriente, as empresas internacionais da Messe München fornecerão informações sobre novos mercados, especialmente a economia emergente da Índia e o mercado em crescimento da Ásia, num “Especial Mundial”.
Trabalhadores qualificados hoje e amanhã
A Universidade de Ciências Aplicadas de Koblenz está representada duas vezes este ano. Com o curso de formação “Encontrar e reter colaboradores”, proporciona aos visitantes das feiras uma ferramenta para combater a escassez de trabalhadores qualificados. Além disso, está mais uma vez envolvido como WesterWaldCampus em cooperação com a Universidade de Mineração e Tecnologia de Freiberg e a Sociedade Alemã de Cerâmica (DKG) no CareerDay na sexta-feira, das 12h às 15h. Três painéis sobre os temas de ingresso, carreira e expectativas, bem como contatos individuais entre graduados, empregadores e universidades transformarão o fórum no Hall A4 em uma plataforma de networking informativa.
Curtas distâncias e visitas guiadas
Dos fóruns no Hall A4 e no Hall A6, é apenas uma curta distância até os expositores nos corredores. Para uma visão completa, o grupo de trabalho ECTS organizará visitas guiadas à área de cerâmica pesada através do Pavilhão A4, de terça a quinta-feira. Os Pavilhões A5 e A6 acolhe expositores de materiais, processos e produtos para cerâmica técnica; o ponto de encontro é na Göller Verlag, todos os dias da feira. O registro é obrigatório. Os passeios são gratuitos.
Grande interesse pela Ceramitec
Maritta Lepp, Diretora de Exposições da Ceramitec, está encantada: “Os pavilhões A5 e A6 estão quase lotados, os ceramistas de argila pesada estão de volta e a resposta do exterior tem sido realmente incrível. Estou convencido de que a Ceramitec é o evento para nossos expositores e visitantes se informarem no menor tempo possível e fazerem networking. Isto é especialmente importante, especialmente em tempos de mercados e condições voláteis”.
Principais participantes de todas as áreas no local
A importância das principais feiras como a ceramitec para o setor também se reflete na densidade dos principais players do setor. Principais representantes de cerâmica de argila pesada como Lingl Anlagenbau, Bongioanni Macchine, De Boer e Händle, importantes fornecedores de matérias-primas como Nabaltec, Hindalco, Stephan Schmidt e Amberger Kaolinwerke, fabricantes de fornos conhecidos como Nabertherm, Cerinnov Group (Ceramifor), Keramischer Ofenbau, especialistas em refratários como Almatis, Alteo, Steuler e Saint-Gobain, bem como especialistas em cerâmica técnica como ECT-Kema, Inmatec e Morgan Advanced Materials Materials apresentarão seus produtos e inovações. Além disso, empresas como SACMI, Dorst e Maschinenfabrik Lauffer GmbH & Co. STI do setor de metalurgia do pó, gigantes da indústria do setor de cerâmica fina e refratária, como HE-PRO MEKATRONİK SANAYİ VE TİCARET ANONİM ŞİRKETİ, o Grupo SETEC e Lippert, bem como Lithoz GmbH, 3D Ceram ou também SK Fine CO. do setor de impressão 3D estarão representados na Ceramitec.
“Tenho certeza de que a Ceramitec oferecerá mais uma vez este ano uma oportunidade única de fazer networking e apresentar os últimos desenvolvimentos do setor”, afirma Lepp.
Deixe um comentário