Hoje é:19 de setembro de 2024

Qualidade a toda prova

Cerâmica da Região Norte conquista selo PSQ e promove evento em prol da qualidade

Por Manu Souza

Localizada na cidade de Macapá, no Amapá, a Cerâmica Amapá Telhas foi fundada em 03 de novembro de 2003 e conta com a colaboração de 150 funcionários, que fabricam toda a linha de blocos de vedação, telhas e revestimentos.

Trabalhando pela qualidade de seus produtos, a cerâmica conquistou o selo do Programa Setorial da Qualidade – PSQ, para bloco de vedação 09X19X29 cm e fabrica, mensalmente, 500 mil peças.

Para a cerâmica, o mais importante é a qualidade e, por isso, os responsáveis pela administração da fábrica investem no PSQ. “Mostra publicamente, através de uma entidade de classe que a Amapá Telhas se preocupa com a qualidade dos produtos que oferece, até porque trabalhamos com construção de sonho. Não existe casa, se não tem paredes e o melhor material para fazer essa vedação é o cerâmico e, para nós, a qualidade é a base para se manter no mercado, oferecendo preço justo e com qualidade”, explica a sócia-diretora, Micheli Machado Formentin.

Para celebrar a conquista do atestado de qualificação da cerâmica, a empresa promoveu, no dia 29 de abril, um evento comemorativo, que contou com a presença do Gerente do PSQ de Blocos Cerâmicos, Cristiano Scapinelli. “Foi muito legal e muito importante, principalmente pelo feito da Amapá Telhas de credenciar seu produto no PSQ com toda a dificuldade da região. Com isso, a cerâmica se tornou uma opção de fornecimento para os consumidores locais. A empresa que certifica seus produtos, está preocupada em oferecer qualidade ao seu cliente, melhorando sua imagem e seu posicionamento no mercado, a tendência é crescer e prosperar”, disse Scapinelli.

“Conseguimos certificar e consagrar um trabalho de anos que desenvolvemos para entregar os produtos com a mais alta qualidade aos nossos clientes. Buscamos a qualificação para documentar e elevar nossa autoridade no mercado, com a certeza de um produto com a qualidade verdadeiramente comprovada”, comemorou Micheli.

A segurança estabelecida pelo PSQ promove o combate a não conformidade e facilita a articulação entre fornecedores e compradores governamentais, abrindo as portas às empresas qualificadas para a participação em processos licitatórios. Além disso, um produto com mais qualidade e reconhecido pelo selo PSQ tem maior valor comercial, uma vez que, ao se comprar material fora das medidas padrões, o consumidor sofre prejuízo, pois terá que adotar técnicas, com a quebra do produto, para ajustá-lo ao projeto da obra. Já o produto que atende a todas as dimensões definidas como padrão proporciona economia e excelência ao consumidor.

“Essa certificação não apenas diferencia nosso produto e reafirma nosso comprometimento com a excelência e a inovação contínua, mas principalmente representa nossa dedicação constante para satisfazer os anseios do mercado, destacando-nos como uma escolha confiável. Hoje, seguimos trabalhando para solidificar o que já construímos até aqui, uma empresa tradicional, que inspira confiança no mercado”, indica a ceramista.

Sustentabilidade e valorização dos funcionários

Sempre em expansão para promover o desenvolvimento sustentável, a Amapá Telhas possui automatização dos equipamentos de produção, forno contínuo e entrega paletizada.

A Sustentabilidade Ambiental é um importante pilar de sustentação da fábrica, que incorpora a utilização de caroços de açaí na queima, visando a preservação ambiental e mitigação dos impactos causados pelo seu descarte. A fábrica utiliza ainda serragem e finus – da casca do eucalipto, descarte de uma indústria de celulose.

Seguindo a vocação natural das indústrias de cerâmica vermelha, a Amapá Telhas também está atenta quanto a recuperação de áreas de extração e adota projeto de piscicultura e replantio com mata nativa das áreas degradadas.

Como forma de valorizar seus funcionários, a fábrica possui um Programa de Reconhecimento de Colaboradores, via política de bonificação e recompensas por desempenho, realizadas periodicamente, fornecendo feedback aos colaboradores, palestras e ações ministradas na área de saúde e segurança. Além disso, a cerâmica procura atuar com transparência e ética nos negócios. Atua com respeito aos direitos humanos, com a sociedade e na relação com os colaboradores, parceiros e junto à comunidade local.

No final de 2023, a empresa ampliou o seu parque fabril e lançou a marca Terrazon Revestimentos, inspirada na floresta Amazônica, com produtos inovadores e genuínos. O material já está sendo comercializado no Estado do Amapá e se encontra em processo de expansão para outras regiões. “Os revestimentos trazem a elegância, originalidade e exuberância da natureza. As coleções são exclusivas e apresentam diferentes texturas, cores e formatos, permitindo a concepção de ambientes únicos e autênticos”, finaliza Micheli.

Como Aderir ao PSQ

Para aderir ao programa, é necessário seguir um passo a passo simples, que começa com a adequação da produção de blocos e telhas cerâmicas aos parâmetros das normas técnicas da ABNT, o que é possível com a contratação de uma consultoria especializada.

A empresa precisa assinar um termo de adesão ao Programa Setorial da Qualidade de Telhas Cerâmicas (PSQ-TC) ou ao Programa Setorial da Qualidade de Blocos Cerâmicos (PSQ-BC) e pagar uma taxa de participação.

O próximo passo será contratar um laboratório qualificado para a realização de três ensaios consecutivos nos produtos. Após o terceiro relatório com resultado conforme, a empresa enfim é considerada apta para ingressar na lista de qualificadas do Relatório Setorial.

Mas o trabalho não para por aí. Para se manter na lista, é necessária uma nova verificação a cada três meses através da realização de um novo ensaio nos produtos.

Saiba mais, acesse: https://www.anicer.com.br/psq/

Manu Souza é gestora de comunicação e editora da Revista da Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *