Hoje é:20 de setembro de 2024

Sebrae: a ajuda que você precisa para empreender

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro pequenas empresas– aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões.

Atuando com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, incentivo a educação empreendedora na educação formal, feiras e rodadas de negócios. As soluções desenvolvidas pelo Sebrae atendem o empreendedor que pretende abrir seu primeiro negócio, até as pequenas empresas que já estão consolidadas e buscam um novo posicionamento no mercado e o indivíduo que busca construir seu projeto de vida desenvolvendo suas competências empreendedoras desde a sua infância.

Propósito: Transformar os pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável do Brasil.

Visão de futuro: Ser referência na promoção do empreendedorismo e na geração de valor para os pequenos negócios.

Estratégia: O processo de transformação do Sebrae é um desafio em que a participação de todos tem sido fundamental. O Planejamento Estratégico – Sebrae 2023 foi uma construção coletiva iniciada junto com a Amana-Key e desenvolvida com o apoio técnico da Fundação Dom Cabral.

Sebrae Nacional

Inaugurada em novembro de 2010, a nova sede do Sebrae Nacional, em Brasília, é uma construção moderna e notável que enriquece a arquitetura da capital federal. É também econômica e sustentável, com excelente aproveitamento do vento, do sol e da paisagem.

Não se trata, portanto, de um simples edifício que reúne burocraticamente pessoas e equipamentos, mas de um abrigo da inteligência e da solidariedade.

Além do aspecto inovador na arquitetura, também simboliza o crescimento da atuação Sebrae, que atingiu e superou importantes metas em prol do empreendedorismo no Brasil.

História

Apesar de todas as mudanças de nome e de organização que fizeram parte da história da instituição, o sistema Sebrae manteve-se firme ao propósito de auxiliar micro e pequenas empresas de todo o país e fomentar seu desenvolvimento.

“A ideia de apoiar as micro e pequenas empresas surgiu há mais de quatro décadas”

O Sebrae existe como instituição desde 1972, mas sua história começa quase uma década antes. Em 1964, o então Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE), atual Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), criou o Programa de Financiamento à Pequena e Média Empresa (Fipeme) e o Fundo de Desenvolvimento Técnico-Científico (Funtec), atual Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

O Fipeme e o Funtec formavam o Departamento de Operações Especiais do BNDE, no qual foi montado um sistema de apoio gerencial às micro e pequenas empresas. Em uma análise realizada, foi comprovada que a má gestão dos negócios estava diretamente relacionada com os altos índices de inadimplência nos contratos de financiamento celebrados com o banco.

Em 1967, a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) instituiu, nos estados da região, os núcleos de assistência industrial (NAI) com o objetivo de prestar consultoria gerencial às empresas de pequeno porte. Os NAI foram embriões do trabalho que futuramente seria realizado pelo Sebrae.

Estatuto Social do Sebrae

Conheça os fundamentos, atuação, objetivos institucionais e como é formada a estrutura organizacional do Sebrae descritos em seu estatuto.

Clique aqui

Conheça dos cursos do Sebrae

Para saber mais: Entre no Portal Sebrae ou ligue gratuitamente para a Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800.

Fonte: Site Sebrae

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *