Hoje é:28 de janeiro de 2025

Espaço Vazio e inspirador

Construção iraniana é sinônimo de tradição e modernidade, em meio a um mar de tijolos

Por Manu Souza, com informações da ArchDaily | Fotografias: Mohammad Hosein Hamzehlouei/ArchDaily

O projeto de um Iwan –  espaço retangular, geralmente coberto com um arco, com paredes em três lados e um lado completamente aberto -, que faz parte da estrutura de uma casa, localizada na cidade de Karaj, no Irã, chama atenção pelo minimalismo e forte utilização de tijolos em toda a sua estrutura.

Ao mesmo tempo que você vê um grande vazio, a estrutura do espaço, recoberta por blocos cerâmicos propõe uma sensação de acolhimento e beleza rústica, favorecendo a contemplação do seu entorno.

Desenvolvido pelo arquiteto Nima Mirza Mohamadi, o projeto conta com 400 m² e destaca um grande arco que compõe um vão de 7 m, e fica em frente ao pátio principal da construção, criando uma sensação única de aconchego.

Uma piscina faz a ligação entre os dois grandes arcos – localizados em lados opostos –, e um balanço foi instalado para contemplação do espaço e das árvores que rodeiam a região, dando um ar bucólico e muito característico da arquitetura iraniana, com o Iwan, que sempre foi aberto de um lado para o exterior, ficando aberto para ambos os lados.

A presença dos blocos e o tratamento dos detalhes e símbolos da arquitetura passada mostram constantemente suas raízes originais. Além disso, um jogo de luz e sombra foi criado nos arcos, refletindo toda a beleza da construção.

Manu Souza é gestora de comunicação e editora da Revista da Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *