Por Manu Souza
Por mais um ano, a Anicer esteve presente na Feicon, evento que é referência para os profissionais do mercado de construção civil e arquitetura do Brasil e América Latina. Apoiadora da Casa Cerâmica, um dos espaços mais visitados do evento, a associação recebeu representantes de construtoras e profissionais do segmento da construção, durante os 4 dias do evento – instruindo sobre questões técnicas e as vantagens da cerâmica vermelha.
Na ocasião a Anicer lançou o seu Guia Prático de Execução de Cobertura com Telhas Cerâmicas, um documento que destaca o passo a passo para a execução correta de coberturas com telhas cerâmicas. A iniciativa da associação, conta com a cooperação de um grupo de trabalho composto por engenheiros, arquitetos, técnicos em cerâmica vermelha, carpinteiros, acadêmicos e fabricantes que será distribuído, gratuitamente, para todo o setor cerâmico e toda a cadeia da construção civil.
“Este é mais um projeto conduzido pela Anicer, que destaca o empenho do segmento da cerâmica vermelha, em todo território nacional, e visa oferecer ao mercado informações fundamentais sobre os produtos cerâmicos, que comprovam que a escolha de nossas telhas cerâmicas é a melhor solução para as construções”, comenta o presidente da Anicer, Waldyr Moraes.
Dividido em capítulos que descrevem desde a escolha entre os modelos de telhas cerâmicas disponíveis no mercado até os detalhes da correta execução de um projeto de cobertura, passando por questões como manutenção, segurança e eventuais patologias, o material é bem didático e destaca ilustrações intuitivas para facilitar o entendimento dos profissionais da construção civil.
Uma das principais missões do segmento de cerâmica vermelha brasileiro é oferecer produtos qualificados como forma de alavancar sua competitividade e garantir seu espaço na indústria da construção civil do país. O setor de cerâmica vermelha brasileiro é o principal fornecedor de materiais para alvenarias e coberturas para uso residencial e comercial.
O Guia Prático de Execução de Cobertura com Telhas Cerâmicas pode ser baixado clicando aqui.
Feicon tem números recordes e anuncia data da 30ª edição
Durante quatro dias, os oito pavilhões do São Paulo Expo abrigaram a Feicon, que em sua 29ª edição alcança números recordes e reafirma seu protagonismo como o principal hub de negócios, inovação e de conteúdo técnico da cadeia da construção.
O evento atingiu a marca de mais de 100 mil visitantes de 85 países, dos cinco continentes, com destaque para China, Argentina, México, EUA, Itália, Austrália e Moçambique. A edição contou com mais de 1 mil marcas expositoras distribuídas em uma área total de 100 mil m².
Movimentação e crescimento
Em 2025, a Feicon também se destaca por sua contribuição para a economia ao gerar mais de 10 mil empregos, diretos e indiretos, somente durante a montagem do evento. Além disso, foi palco de lançamentos e soluções tecnológicas e responsável em promover mais de 200 horas de conteúdo técnico e especializado, incluindo a estreia da Feiconference – Conferência Internacional da Construção e Arquitetura, patrocinada pelo Grupo ASSA ABLOY e com curadoria da Inovatech Engenharia.
Pesquisas prévias também apontam um índice de satisfação dos expositores de cerca de 80%, o que representa um aumento de 8 pontos percentuais em relação a 2024. Já o NPS (Net Promoter Score) – metodologia de pesquisa que mede a satisfação e a lealdade dos clientes – atingiu 79 pontos, três acima da edição do ano anterior.
Para Ivan Romão, diretor da Feicon, os resultados reforçam o papel da feira como espaço estratégico para toda a cadeia. “Os resultados positivos reforçam o protagonismo da Feicon como ponto de encontro essencial para todos os profissionais do setor da construção, por meio de um público altamente qualificado e decisor, o que se traduz nos mais de 300 mil leads gerados aos expositores neste ano por meio das ferramentas digitais da RX”, frisa. O diretor anunciou ainda a data da 30ª edição da feira: de 07 a 10 de abril de 2026.
Presidente e ministros participam da abertura oficial
A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e dos ministros: da Casa Civil, Rui Costa; da Fazenda, Fernando Haddad; das Cidades, Jader Barbalho Filho; do Empreendedorismo, Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França; além do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, o que reforça a relevância estratégica do setor para o desenvolvimento econômico do país. A solenidade ocorreu em conjunto com a abertura da 100ª edição do Encontro Internacional da Construção (ENIC).
“A gente precisa dar um salto de qualidade no que fazemos. Investir na construção de moradias não é gasto, é investimento. Todo mundo quer ter um ninho, um lugar para chamar de seu. E o Brasil ainda tem muita gente vivendo em palafita. É preciso resolver de vez essa questão do teto, da habitação digna pra todos”, afirmou o presidente Lula, em seu discurso.
Também presente na cerimônia, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ressaltou a importância da segurança jurídica e do fortalecimento institucional para impulsionar a habitação. “Sou um entusiasta da construção civil. Estamos avançando com o Marco de Garantias, que vai facilitar o crédito e fomentar o mercado secundário. A preservação dos recursos do FGTS é uma prioridade – é um direito do trabalhador e um instrumento poderoso de transformação social. Vamos apoiar a indústria com medidas concretas para gerar mais confiança e crescimento”.
Rui Costa, ministro da Casa Civil, sintetizou os pilares da estratégia do governo para o setor em três palavras: “segurança jurídica, previsibilidade e confiança”. Segundo ele, esses princípios são fundamentais para garantir estabilidade e atrair investimentos de longo prazo para a construção civil.
Presidente e ministros visitaram a Casa Cerâmica: projeto sustentável e tecnológico com custo de obra 30% mais baixo
Durante sua passagem pela Feicon 2025, o presidente Lula visitou a Casa Cerâmica, uma das principais atrações do evento e um exemplo concreto de como a indústria pode contribuir para o futuro da habitação popular no Brasil. Acompanhado por uma comitiva de ministros, o presidente conheceu de perto a estrutura construída com materiais cerâmicos — como blocos, telhas, pisos e louças — que combina acessibilidade, durabilidade e sustentabilidade.
A iniciativa, alinhada às diretrizes do programa Minha Casa Minha Vida, reforça o compromisso do Governo Federal com soluções inovadoras e de baixo custo para ampliar o acesso à moradia digna no país.
A Casa Cerâmica foi erguida em apenas seis dias por uma equipe de cerca de 15 profissionais, totalizando 43,85 metros quadrados distribuídos em sala, cozinha, dois quartos, lavanderia, banheiro e área externa.
Com um custo até 30% mais baixo em comparação a métodos tradicionais de construção, o projeto mostra que é possível unir viabilidade econômica e responsabilidade ambiental na construção civil, beneficiando milhares de famílias brasileiras.
Deixe um comentário