Por Márcio Quirino | Imagem: Marília Castelli no Unsplash
O conteúdo deste artigo não necessariamente reflete a opinião da Anicer e é de responsabilidade de seu autor.
Inovação parece algo muito distante, que precisa de investimentos, muita tecnologia envolvida e ser realizada apenas por cientista ou profissionais que trabalham com tendências de mercado. Mas para inovar, precisa-se de muito menos.
Inovação é, nada mais, nada menos, algo que gere valor para alguém a partir de uma ideia, por mais simples que ela seja. E, quando inovamos dentro da nossa atividade profissional, dentro da nossa empresa, temos a oportunidade de ampliar nosso volume de vendas, oferecendo algo novo para um cliente novo. Temos a capacidade de ampliar mercado, dentro da mesma atividade, quando passamos a oferecer blocos ou telhas de cerâmica coloridos, por exemplo.
Ampliar o portfólio de produtos através de inovação é ampliar o tempo de vida de uma empresa, é degustar novos mercados, novos consumidores, que podem trazer uma rentabilidade ainda desconhecida. Mas, para inovar, é preciso sair da zona de conforto e correr alguns riscos, mas nada que coloque sua empresa em perigo.
Inovação é, nada mais, nada menos, algo que gere valor para alguém a partir de uma ideia, por mais simples que ela seja.
Inicie a inovação na sua empresa dando oportunidade aos colaboradores. Comece a ouvi-los e premie as melhores ideias, criando um banco de ideias para que sejam aplicadas, tanto na redução de custos, no aumento da produtividade, na valorização do empregado, passando por ideias relacionadas à área de vendas, marketing e também na área de desenvolvimento de novos produtos.
Inovar faz parte da natureza humana. Foi inovando que o homem sobreviveu e evoluiu até hoje, criando o fogo até conectar os povos com a invenção da navegação e dos transportes aéreos.
Permita à sua empresa, iniciar pequenas ações de inovação. Estimule essa prática e avalie a possibilidade de começar a aplicar alguma ideia que você já teve. Ouse um pouco para se manter atual num mundo de constantes mudanças.
Instagram: @marcioquirino.mkt
*O conteúdo deste artigo não necessariamente reflete a opinião da Anicer e é de responsabilidade de seu autor.
Deixe um comentário