Hoje é:20 de setembro de 2024

O mundo parou. E agora?

Por Márcio Quirino

O conteúdo deste artigo não necessariamente reflete a opinião da Anicer e é de responsabilidade de seu autor.

Isolamento social, insegurança, sensação de impotência e instinto de sobrevivência a partir de ações da coletividade. O mundo parou, mas também mudou. E essa mudança é para sempre.

Foi vivendo dias atípicos, como estes, que percebemos como nossa forma de nos relacionarmos com as pessoas, com as empresas, com as instituições, mudou. E como mudou!

Ninguém tinha a solução pronta de como agir diante desse cenário, o que fez cada um usar sua capacidade criativa e inventiva, justamente numa época onde tantas estratégias de gestão e marketing estavam cristalizadas, porém, ineficientes para o agora. Sendo assim, o improviso e a intuição falaram mais alto.

É um momento de ressignificar a liderança e fazê-la funcionar à distância, mesmo nunca tendo testado esse modelo. É o momento de criar soluções para continuar entregando produtos e serviços com qualidade e algo a mais, pois estamos diante de muita vulnerabilidade por parte do consumidor, que terá um papel muito importante diante dessa crise mundial. Marcas que entregarem com excelência, entendendo essa fragilidade do cliente hoje, deixarão uma lembrança marcante na vida dele e, a partir de então, haverá uma relação de profundo respeito e valorização para com essa marca, essa empresa.

É um momento de ressignificar a liderança e fazê-la funcionar à distância, mesmo nunca tendo testado esse modelo.

Para realizar essas entregas, como líderes, inevitavelmente continuaremos a depender de nossos colaboradores e os mesmos também estão bastante inseguros. Para isso, devemos estabelecer, imediatamente, um canal de diálogo com bastante transparência, para também criar uma relação sólida com esse cliente interno.

Por fim, precisamos doar o nosso capital intelectual para exercer a nossa empatia com propósito no mundo dos negócios. Precisamos fazer negócios, mas entendendo que estamos todos no mesmo barco e, só assim, superaremos esse momento.

O mundo parou também para aprendermos coisas novas. Comece a fazer algo novo hoje. Sucesso!

Instagram: marcioquirino.mkt

COMPARTILHE

Publicitário, sócio e diretor de negócios da Reserva Comunicação e Design, agência pernambucana com foco em projetos de comunicação integrada, marketing digital, design gráfico, branding e embalagem. Atende clientes dos mais diversos segmentos, com forte atuação em construção civil e saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *