Hoje é:24 de novembro de 2024

A comunicação digital como aliada nas vendas

Como a reputação no universo digital pode fazer seu negócio prosperar

Por Juliana Meneses sob a supervisão de Manu Souza | Imagens: Divulgação

Com a era digital é cada vez mais comum que todos os serviços passem a ser oferecidos de forma online. Os consumidores esperam que as marcas e empresas se adaptem ao mundo da tecnologia e, passa a ser até estranho, quando uma empresa não tem ao menos um site. Para conseguir sobreviver no mercado com tamanha competitividade é necessário estar conectado.

Segundo a pesquisa TIC Domicílios de 2018, 70% da população brasileira está conectada à internet, o que reforça que os consumidores de diversos setores da economia online crescem a cada dia. De acordo com a pesquisa, o acesso por meio de celulares é o favorito no país, cerca de 97% dos aparelhos possuem acesso à internet. O investimento em marketing digital passa a ser uma forma de alavancar as vendas com o e-commerce, mas para que isso dê certo se espera que as empresas passem a construir uma reputação digital, ou seja, passem a ter suas marcas posicionadas no universo online. É necessário que invistam em um site, tenham engajamento em redes sociais e perfis profissionais em redes como o LinkedIn. É importante não apenas estar presente na internet, mas ter a marca de forma participativa e atuante.

A engenheira Camila Soares, que conta com um perfil no Instagram com mais de 90 mil seguidores, acredita que a comunicação digital pode ser uma aliada para a construção civil em vários aspectos, para ela os profissionais precisam estar atualizados com o que há de mais tecnológico para conseguir usar isso em benefício próprio. “Hoje é possível um cliente acompanhar a obra dele virtualmente, em tempo real. Já temos tecnologias com realidade virtual para projetos, onde o cliente pode visualizar a construção que será feita. O uso dos meios digitais, seja através de meios de comunicação, seja através de programas e aplicativos, veio para revolucionar a construção civil. Estamos acostumados com coisas arcaicas, mas a tecnologia veio para ajudar. E as empresas com visão já estão enxergando isso e se atualizando. Temos que entender que tecnologia e comunicação vieram para acelerar procedimentos e isso conseguimos fazer com louvor na construção civil. Tanto é que as referências estão todas ativas nas redes sociais. E garanto que não é para passar o tempo”.

Apesar das lojas físicas ainda terem melhor desempenho em vendas que as virtuais, um fator fundamental é que a internet proporciona uma visibilidade que auxilia diretamente em propagar para o público sobre marcas e produtos. Um estudo da Associação de Comércio Eletrônico (Abcomm) divulgou dados que mostram que a quantidade de brasileiros que realizaram compras via mobile (por meio de tablets e smartphones) subiu cerca de 6,5% no primeiro trimestre de 2019, em comparação ao primeiro trimestre de 2018. Com os serviços de vendas online é possível que se abranja consumidores em todo o país, tendo uma matriz em uma cidade fora da metrópole, por exemplo.

Atualmente, todos estão conectados e com isso é possível você atingir quem, onde e quando quiser.

Camila também acha que as redes sociais podem ser excelentes aliadas para ampliar a divulgação de serviços da construção civil, como uma forma de disseminar o trabalho e de se destacar no mercado. “Atualmente, todos estão conectados e com isso é possível você atingir quem, onde e quando quiser. As grandes empresas já estão migrando para o meio digital. Redes sociais são pontos fortes que devem investir mais ainda. Afinal de contas, os clientes todos estão na internet, com isso, a facilidade de alcançá-lo é ainda mais fácil do que panfletar em sinal ou outdoor. Vivemos em uma era onde as pessoas estão a maior parte do tempo olhando para o celular, não mais para a rua, ônibus etc. Quem estiver surfando a onda, está saindo na frente”.

A engenheira acredita ainda que os serviços de e-commerce facilitam a vida dos profissionais que trabalham na obra por otimizar o tempo que seria gasto indo pessoalmente comprar os materiais. Pra nós, engenheiros e trabalhadores da construção civil, facilita muito. Seja por questão de logística, tempo ou dinheiro. Afinal, você falar no telefone ou comprar virtualmente e o produto chegar em pouco tempo até você, é uma revolução e tanto”. 

Sites e redes sociais

As redes sociais funcionam também como uma forma orgânica de levar para mais consumidores determinado produto ou marca, pois quando alguém usa um produto e o elogia na rede, uma quantidade muito maior de pessoas está simultaneamente tendo acesso aquela informação, passando adiante que aquela empresa tem uma reputação confiável e produtos de qualidade.

Para se pensar em vender online, é importante levar em conta alguns fatores, como pensar em quem são seus clientes em potencial, pesquisar a concorrência – como ela trabalha e por quais motivos os clientes poderiam dar preferência à ela -, entender o que seus consumidores desejam do seu produto, fazer um planejamento estratégico de logística para entrega dos produtos, garantir que as vendas terão tempo de entrega adequado e segurança para o cliente e ter um estoque abastecido para não atrasar as entregas.

Para a arquiteta Larissa Reis, que conta com perfil no Instagram e Youtube onde partilha sobre sua forma de trabalhar e estilo de atendimento, as redes sociais se tornaram parte da rotina das pessoas e os serviços de e-commerce ampliam os negócios na construção civil, facilitam a logística, transporte e troca de produtos. “Desde a compra de materiais, insumos, máquinas e equipamentos destinadas à construção civil, passando pela venda de equipamentos usados, utilizados em obras acabadas, até cursos de aperfeiçoamento e gestão de obras. As plataformas existentes na internet aproximam as pessoas por seus interesses cada vez mais específicos. A compra pela internet atende o senso de urgência que muitos têm neste momento. Talvez, se fosse esperar até quando tiver tempo para ir em uma loja física para escolher um móvel novo, aquela pessoa já desiste da compra e vê que não é tão necessário assim. Mas quando o poder de compra está em seu celular, o “comprar” se torna mais tentador e imediato. É importante perceber que a grande ampliação dos negócios neste modelo de e-commerce faz com que outros processos também evoluam, como por exemplo o de logística, seguros de transporte, garantias, SAC e trocas de produtos. O e-commerce é o futuro no presente. É para aonde as relação inevitavelmente convergem”.

Além de possuir uma página nas redes sociais mais utilizadas, é necessário que elas sejam bem administradas, ou seja, que tenha uma pessoa responsável por lidar diretamente com todas as demandas dos clientes naquele ambiente virtual. Responder prontamente e de forma clara e eficaz é um fator fundamental para criar uma boa relação com os clientes, sendo uma marca com multicanais para que o cliente veja que a empresa possui muitas frentes de diálogo disponíveis durante as negociações. Também é necessário que a marca esteja preparada para, ao entrar na rede, conseguir atender as demandas que os clientes em potencial podem gerar, como por exemplo, produtos que atendam às suas necessidades.

Um site eficiente e objetivo também é primordial para passar credibilidade, quando se trata de vendas online é importante ter uma logística eficiente para surpreender o cliente de forma positiva, entregando produtos e serviços em tempo razoáveis, deixando sempre muito transparente os prazos estabelecidos, para isso, uma equipe bem treinada é imprescindível.

Um bom investimento em anúncios também é uma forma de divulgar o seu trabalho, uma maneira de fazer isso na internet é por links patrocinados. A rede de pesquisa em buscadores como o Google é uma das formas de se destacar na internet, as marcas que estão em evidência e que são conhecidas na internet, estão um passo à frente das outras quando se trata de vendas. Elas passam a criar uma credibilidade com os possíveis consumidores, além de estabelecerem uma constante vitrine de seus produtos, esses anúncios também podem ser feitos pelas redes sociais, tanto o Facebook quanto o Instagram, redes de destaque de popularidade no Brasil, possuem a possibilidade de anúncios.

De acordo com o Sebrae, os fatores-chave para uma pequena empresa ter sucesso com o e-commerce são: prazo de entrega, otimização de busca, marketing promocional, marketing de relacionamento, mobilidade, gestão de métricas, tempo de carregamento, formação de preço e comunicação visual.

Larissa Reis destaca que a comunicação digital é uma oportunidade de negócios. A cada dia que passa, as pessoas se veem interligadas por meio das redes sociais. Verdadeiramente as redes sociais se tornaram parte da rotina diária das pessoas e passou a ser o principal meio de formação e informação. Os números estão aí para mostrar que a liberdade de acesso em qualquer tempo e em qualquer lugar, às redes sociais, faz com que esta seja a principal plataforma e balcão de negócios em qualquer ramo, em especial no ramo da construção civil”.

A cada dia que passa, as pessoas se veem interligadas por meio das redes sociais. Verdadeiramente as redes sociais se tornaram parte da rotina diária das pessoas e passou a ser o principal meio de formação e informação.

Para a arquiteta, com a comunicação digital o cliente pode conhecer o trabalho dos profissionais que mais se indentificam. “Hoje, o meu maior portfólio são os meus projetos e obras que mostro no Instagram e no Youtube. Quando o cliente me procura, ele já conhece minha forma de trabalhar, meu estilo de atendimento e quase todos os meus diferenciais. É um cliente que já se identificou comigo e quer o meu trabalho, diferente de antigamente, que se buscava arquitetos por lista telefônica, o que era um tiro no escuro pois não dava para saber da qualidade do serviço, ou por mera indicação de amigos.

Quando se trata de relacionamento com o cliente na internet é preciso que as empresas descubram o que o público espera dos produtos, para não apenas divulgar o que vendem, mas para investir de forma certeira em novos produtos com um potencial de vendas já identificado. A tecnologia deve ser usada de forma que consiga refletir a missão, visão e valores da companhia de forma clara, o que aproxima o consumidor e passa credibilidade.

É importante que seja identificado o uso correto da etiqueta comercial, que deve refletir sobre formas de conduta que poderiam desagradar os clientes, como por exemplo mensagens em horários inadequados ou campanhas publicitárias que não se enquadrem com os padrões éticos do público-alvo. Pensar a tecnologia como uma aliada na construção de um relacionamento com o cliente de modo que possa ser criada uma relação de confiança, gerando confiabilidade.

WhatsApp como ferramenta de vendas

De acordo com o Facebook, empresa que também engloba o WhatsApp, existem no Brasil, hoje, mais de 120 milhões de usuários utilizando o aplicativo. O que significa um potencial enorme de utilização para as mais diversas finalidades, inclusive vendas.

Para se destacar e usufruir da ferramenta da melhor forma nos seus negócios são necessários alguns cuidados:

  • A utilização da sua identidade visual em sua conta do WhatsApp é fundamental para que seus clientes reconheçam que se trata de sua marca que está entrando em contato com eles, utilize sua logo no local disponível para a foto, no status pode ser colocada uma frase com o produto destaque da sua empresa.
  • Estabelecer sempre um horário adequado para enviar mensagens para seus clientes, conteúdos fora do horário comercial podem gerar insatisfação, se atente também ao tom adequado da linguagem, seja sempre cordial e demonstre interesse no contato, os clientes esperam ter atenção e um tratamento que não pareça que estão falando com uma máquina. É importante que fique claro que a empresa está disposta a atendê-lo da melhor forma possível.
  • A divulgação para o seu público de que sua empresa tem um WhatsApp comercial pode ser feita por meio de suas redes sociais, faça publicações com o número disponível. Outra forma de estimular o primeiro contato é a utilização de códigos promocionais.
  • É importante que o consumidor entenda que neste canal ele conseguirá obter uma resposta de forma mais veloz, então esteja atento ao tempo de comunicação, para que ela seja eficaz.

A utilização do WhatsApp Web também facilita empresas no contato com os clientes, uma vez que é possível utilizar no computador enquanto realiza outras demandas de trabalho.

Ao invés de criar grupos com os clientes, o que pode ser uma inconveniência para o usuário, uma boa forma é a utilização de listas de transmissão, onde é possível enviar a mesma mensagem para até 256 contatos simultaneamente.

Aperfeiçoamento para vendas digitais

O Sebrae disponibiliza uma série de cursos e tutoriais que auxiliam as empresas a aprender a lidar melhor com o universo digital e tudo que pode auxiliar as marcas a melhorarem suas vendas online e no relacionamento com os clientes.

A Revista da Anicer conversou com a especialista em mídias digitais, Fernanda Mitzakoff. Aqui, ela dá algumas dicas para você investir no seu perfil e ser um diferencial nas redes.

RA: O que é importante a empresa ter em mente, para ter um perfil arrebatador no Instagram?

FM: Nesses tempos de pandemia a pergunta que mais recebi no meu Instagram foi “como faz?”. Pequenos empreendedores e empresas que estão nas mídias digitais querem melhorar seu desempenho e quem não está, quer começar mas não sabe por onde. Há 3 anos, sou responsável por gerar conteúdo através de vídeos e textos para as mídias digitais de uma rede de concessionárias de carros de uma marca japonesa, no interior de São Paulo. Muitas estratégias usadas na conta comercial da empresa, também uso nas minhas, por isso o interesse das pessoas em me procurar para pedir ajuda. A primeira dica é: comece! Certo ou errado você já estará aparecendo para o nicho a ser atingido. Abra uma conta no Instagram (é preciso ter um perfil no Facebook) e escolha uma foto para o avatar que identifique sua empresa (pode ser a logomarca). Atenção para a Bio do Instagram – aquele texto que aparece no perfil, logo abaixo da sua foto -, um dos únicos lugares em que você pode colocar um link clicável no instagram. A Bio é muito importante para o desempenho do Instagram, já que a Biografia é um dos fatores decisivos quando um visitante decide te seguir ou não.

RA: Como chamar a atenção do meu cliente nas redes sociais?

FM: Colocar, se possível, um link clicável de WhatsApp, para a pessoa entrar em contato direto, não ter subterfúgio, nenhum tipo de caminho que ela tenha que anotar num papel. Usar uma hashtag que faça a ligação com a empresa, uma hashtag própria, vamos supor: se a pessoa tem uma loja de roupas chamada Juliana Modas, colocar a hashtag #julianamodas para as pessoas entenderem que aquela é a hashtag da loja. Outra dica que eu sempre dou é ter fotos bem trabalhadas, bem bonitas, que mostrem o produto – essas fotos vão para o feed. Bem importante também para o feed é um texto que remeta a essa foto, que venda essa foto, que diga a que ela veio. Vamos voltar ao exemplo da Juliana Modas, tem uma camisa de seda que você pode usar nessa estação, é um produto bom e durável e está seguindo as tendências do momento pela tabela de cores Pantone. Esse texto não pode ser um texto nem muito longo, nem muito curto. Se for um texto médio, que a pessoa divida em três parágrafos, sem pontinho, eu sempre indico para as pessoas escreverem no bloco de notas ou no computador para depois jogar para o celular e fazer a postagem.

RA: Poderia dar mais algumas dicas práticas?

FM: Colocar hashtags abaixo do texto e otimizar os stories – ainda no exemplo da Juliana Modas, no texto do post indicar “olha, nos stories estou falando mais dessa blusa de seda, corre lá para assistir”. Então a pessoa se sente induzida a saber um pouco mais sobre o produto nos seus stories e ela vai lá para saber, isso gera engajamento. Uma outra coisa que funciona muito é quando a pessoa entra ali no seu feed do Instagram e faz algum comentário a respeito daquele post. Viu que tem um seguidor novo? Imediatamente entra em contato. Não espera para dar resposta, mesmo que a pessoa não tenha perguntado nada, tenha só colocado palminhas. Entra no direct e fala “olha, muito obrigado por curtir nossa postagem, tem alguma dúvida? Posso te ajudar?”. Faça uma conversa pessoal e amorosa com esse possível cliente que deu esse like no seu Facebook ou no seu Instagram. Importante também: nunca compre ou contrate seguidores, ninguém gosta. Se eu não gosto de receber resposta automática, porque vou estar sendo mais um?  Quando o seu cliente recebe uma resposta pessoal, específica pra ele, é porque a empresa está dando destaque para ele, todo mundo gosta de se sentir assim.

RA: Como construir um bom relacionamento com o cliente via Instagram ou Facebook?

FM: O algoritmo do Instagram entende como interação e engajamento todas essas ações que a gente faz nessa rede social e no Facebook funciona do mesmo jeito. Tem alguns diferenciais, mas é praticamente a mesma coisa. Se você posta uma blusa no Facebook que você postou no Instagram, mas possivelmente pode ser um outro público, as pessoas podem entrar em contato com você através dos comentários perguntando se tem P, M e G ou como é que lava, por exemplo. Essas informações que as pessoas vão te perguntar no Facebook, também são informações que podem ser postadas nos stories. Por exemplo: três stories falando sobre aquela blusa – você vai falar como é que lava, como é que seca, quais os tipos de combinação que podem ser feitas com aquela peça etc. Supondo, por exemplo, que seja o Facebook ou Instagram de uma empresa de piso cerâmico, ele pode tanto usar fotos de parceiros que tenham usado aquele piso em determinado ambiente – usando o carrossel, que são fotos seguidas no feed, seria uma só do piso e o texto falando os benefícios desse piso. Porque ele é tão bom, porque o custo benefício dele funciona -, e nos stories a mesma coisa. Ele é lavável? Ele é um piso de fácil assentamento? A empresa tem que entender que o que ela posta no feed, ela pode replicar melhor, com mais tempo nos stories. Mas no feed, ela pode fazer essa chamada para os stories.

RA: Quais os recursos que são mais utilizados?

FM: Stories, acho que são as perguntas que eu mais recebo. Para desenvolver um conteúdo legal, é preciso fazer um roteiro do que será postado no dia a dia. Eu indico uns vinte stories por dia e em horários alternados – a cada duas horas e meia você coloca dois stories, um com perguntas e com enquete -, depois você desenvolve a respeito daquele assunto, por exemplo, “você sabe de onde vem a telha cerâmica?” ou “qual o tipo de argila é usada para a produção da cerâmica vermelha?”. Faz a enquete e depois de uma hora, começa a responder. Pode ser vídeo ou pode ser texto, que é mais prático, mas ao longo do dia é importante produzir vários stories. Mas, vale destacar que é preciso ter programação para produzir isso. Outra coisa super forte que eu falo em consultorias e que fica todo mundo de boca aberta é em relação aos horários de postagens. “Ah, eu posso postar só de manhã ou posso postar só a noite? Porque minha conta é comercial e eu vejo que meu horário de visitas é maior a noite”. Você pode postar só a noite, se você quer que as pessoas te vejam só a noite. Mas, isso não vai te gerar engajamento. Porque a gente fala para postar a cada duas horas e meia três horas, não é para ter um monte de stories que as pessoas não vão gostar. Tem que ser criativo e precisam ter a ver com seu negócio. Toda vez que você gera um conteúdo nos stories, sua bolinha do avatar vai lá para o início da fila de todas as contas que a pessoa segue. Então, se toda hora você tá ali na frente, o subconsciente da pessoa avisa “olha, tem novidade”. Isso vai gerar engajamento.

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Juliana Meneses é jornalista na Anicer.

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