Por Bruna Garcez | Imagens: Divulgação
A partir de uma necessidade dos missionários da Congregação do Santíssimo Redentor, conhecidos por redentoristas, de erguer um novo templo para veneração e devoção do povo a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, originou-se a ideia da construção de um Santuário Nacional que comportasse a visita de centenas de peregrinos todos os dias. Popularmente conhecida como Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Aparecida do Norte, interior de São Paulo, a edificação, elaborada em forma de cruz grega pelo arquiteto brasileiro Benedito Calixto Neto, foi inaugurada em 1980.
Maior templo católico do Brasil e o segundo maior do mundo, menor apenas que a Basílica de São Pedro, no Vaticano, a igreja tem dimensões monumentais: 173 metros de comprimento, 168 metros de largura, área coberta de 18 mil metros quadrados, cúpula com 80 metros de altura e capacidade para 45 mil pessoas. A estrutura é composta por 25 milhões de tijolos cerâmicos maciços.
Conta a história que em 1945 o então cardeal de São Paulo, Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, levou ao Vaticano o projeto de construção da basílica, julgado como brilhante por seus examinadores. Aprovada pela Comissão Pontifícia da Santa Sé, a construção teve o apoio efetivo do então governador de São Paulo, Lucas Nogueira Garcez, e do presidente da República, Juscelino Kubitscheck.
Construída sobre o Morro das Pitas, a também conhecida como Basílica Nova teve sua terraplanagem iniciada em 1952 e concluída em 1954. Começou a ser erguida em 1955 pela Nave Norte, seguida pela Torre de 100 metros de altura e 18 andares, que teve toda a sua estrutura metálica doada por Juscelino.
Terminada a Torre, as obras seguiram para a Cúpula Central. Já em meados de 1972, os operários ergueram a Capela das Velas e a Nave Sul e, finalmente, as Naves Oeste e Leste e as Alas Intermediárias. Na mesma época, foi inaugurada a Passarela da Fé, com 392 metros de extensão que liga a Basílica Nova à antiga igreja da Padroeira. Para demonstrar sua fé, dezenas de fiéis percorrem, de joelhos, o trecho construído em formato de “S” em homenagem à santa.
Em julho de 1980, numa cerimônia solene presidida pelo Papa João Paulo II, a Basílica foi oficialmente consagrada a Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
Deixe um comentário