Por Juliana Meneses sob supervisão de Manu Souza | Imagens: Carolina Lacaz para Archdaily e Mayara B. para Foursquare
Um pequeno imóvel no coração de Pinheiros, São Paulo, deu lar a uma delicada loja especializada em croissants, a Mintchi Croissant. O que chama atenção no seu projeto arquitetônico é a utilização de peças em cerâmica vermelha de um modo totalmente inovador.
Foram utilizados blocos cerâmicos perfurados, e preenchidos, num processo produtivo semelhante ao utilizando cotidianamente numa confeitaria.
O projeto foi a adaptação do espaço, que anteriormente abrigava uma garagem com cerca de 3 metros de largura por 5 de comprimento, sendo totalmente ajustado para receber a loja.
O processo de utilização dos blocos cerâmicos se deu não apenas para estruturar o balcão em si, os blocos preenchidos foram utilizados como única forma de design da loja, sendo dispostos também nas paredes, banco e no piso, possibilitando uma valorização da cerâmica vermelha, que combinou com o ar despojado e aconchegante de um local dedicado à gastronomia.
Ao utilizar os tijolos em seu tom terracota, o ambiente ficou extremamente acolhedor, e ao usar a reprodução lado a lado das peças criou-se um efeito visual interessante e único.
Devido ao espaço reduzido, o intuito é o esquema de vendas de pegar e levar, ou seja, o local não conta com mesinhas, mas um balcão onde são feitos os pedidos e um banquinho dedicado à espera do preparo dos alimentos.
O cardápio da Mintchi conta com dois tamanhos do croissant original, além de outros sabores como chocolate, creme de pistache, amêndoas, avelã, e recheios salgados como salmão e tomate e queijo, além de preparo com cafés de grãos especiais.
Deixe um comentário