Hoje é:24 de novembro de 2024

Vermelho entre o céu e o chão

Tijolos, vidros e estruturas de aço compõem condomínio de luxo em antiga zona portuária da Bulgária

Por Manuela Souza | Foto: Cortesia Aedes Estúdio

Localizado em Sofia, na Bulgária, o Red Apple Imóvel foi criado a partir de uma fábrica abandonada e hoje é considerado um dos pontos de luxo mais desejados do bairro. O projeto foi desenvolvido como uma ponte entre passado e futuro. A ideia era revitalizar a velha área portuária, dando um ar moderno ao edifício.

O tijolo entra como elemento principal da construção, uma vez que o próprio material já remete ao conceito de clássico, antigo e seguro, e que dá credibilidade à cerâmica ao longo dos séculos.

Construído com uma estrutura de tijolos dispostos de maneira nada convencional, a fachada tem pontos irregulares formando ângulos agudos, o que aumenta a perspectiva do prédio e cria a ilusão de ótica de que é apenas uma faixa de blocos vermelhos. Além disso, possui aberturas em áreas aleatórias, em tamanhos diferentes, substituídas por janelas de vidro com estruturas de metal, instaladas em profundidades diversas ao longo da fachada, destacando varandas suspensas e proporcionando efeitos de iluminação no interior da construção.

Os ângulos pontiagudos da construção transformam o local em uma obra de arte. Quando observado de longe e em determinados pontos, o prédio parece flutuar em meio ao firmamento, criando uma integração total com o espaço em que está inserido.

COMPARTILHE

Manu Souza é gestora de comunicação e editora da Revista da Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *