Hoje é:19 de setembro de 2024

Aquele cliente que comprava sua marca, já não existe mais.

Por Márcio Quirino

O conteúdo deste artigo não necessariamente reflete a opinião da Anicer e é de responsabilidade de seu autor.

Desastres naturais, guerras e pandemias têm sido aceleradores de tendências ao longo da história da humanidade. Por conta disso e do comprometimento, em escala mundial desta pandemia, há uma probabilidade de grandes mudanças na forma das empresas se relacionarem com os seus consumidores.

Logo no início da quarentena, o sentimento era de bastante insegurança, instabilidade, medo, pois ninguém dessa ou da geração passada, havia vivido algo parecido. Depois, fomos tomados pela solidariedade e pelo sentimento empático. Mas agora o momento é de qual a melhor estratégia para sobreviver a tudo isso.

Enxergo que a pandemia trouxe também algumas oportunidades para o mundo dos negócios, pois, sem sombra de dúvidas, houve um certo nivelamento entre os concorrentes, afinal, estamos todos no mesmo barco. Porém, “está chovendo para todos, mas está molhando diferente” – Ouvi isso outro dia de um publicitário e CEO de um grande grupo de comunicação. E é verdade! Estamos nivelados e o que diferenciará um concorrente do outro é a velocidade em que ele identifica as novas necessidades do seu consumidor, assim como a velocidade em que ele se adaptará à elas. Quem já estava familiarizado com vendas on-line está sofrendo menos, não é verdade?

Uma das mais eficazes formas de prevenir o novo coronavírus, até então, o isolamento social, vem forçando as empresas a consumirem tecnologias numa velocidade jamais vista. É pouco provável que o home office, o delivery de supermercado, o ensino à distância, a telemedicina, as transações via WhatsApp, não se consolidem e passem a fazer parte da vida das pessoas.

Já parou para identificar qual a real necessidade do seu cliente hoje? Faça isso, identificando também o que sua empresa faz de melhor. Cruze essas informações e formate uma ação que tenha relevância para o seu cliente, seja criando um novo produto ou ampliando os canais de comunicação com ele.

Pare para ouvir o consumidor. Agora, mais do que nunca, isso fará uma grande diferença. Boa sorte!

Instagram: @marcioquirino.mkt

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Publicitário, sócio e diretor de negócios da Reserva Comunicação e Design, agência pernambucana com foco em projetos de comunicação integrada, marketing digital, design gráfico, branding e embalagem. Atende clientes dos mais diversos segmentos, com forte atuação em construção civil e saúde.

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