Hoje é:20 de setembro de 2024

Casa Cerâmica

Projeto conta com material cerâmico do piso ao teto

Por Juliana Meneses | Imagens: archdaily

Os arquitetos argentinos Ezequiel Spinelli e Facundo López projetaram uma casa com foco na utilização de cerâmica vermelha aparente em todos os cômodos, desde o piso até o teto.

O projeto feito para um casal da Patagônia e que atualmente residem em Buenos Aires tinha o objetivo de rememorar sua cidade natal. A escolha pelo material cerâmico em toda a construção do imóvel foi também por ser adequado para o clima local.

As paredes, todas em tijolos aparentes, algumas pintadas em branco e outras na cor original de terracota, trazem um clima aconchegante e acolhedor. É possível ver os tijolos no teto da casa, assim como no piso utilizado em tom natural e sendo contrapostos às paredes brancas, criando planos verticais o que proporcionam a impressão de um ambiente mais amplo. A parte externa também conta com um visual de valorização do produto cerâmico, com muro de tijolinho e todo piso de lajotas cerâmicas, sendo alternado com uma parte gramada.

O pátio lateral, que é uma extensão da sala, ao ter uma identidade visual em harmonia com o ambiente interno, cria uma sensação de expansão e amplitude. A utilização de uma cerca de tijolos vazados separando as partes do quintal, preserva a iluminação de ambos os lados.

Ainda na área externa, na varanda lateral há uma churrasqueira, no modelo de fogueira no piso do pátio, diferente das tradicionais brasileiras feitas em parede. Neste modelo, muito utilizado na Argentina, o fogo fica diretamente no chão e livre de barreiras laterais. Ao lado da churrasqueira, no muro, foi criado um banco do mesmo revestimento da parede.

COMPARTILHE

Juliana Meneses é jornalista na Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *