Por Juliana Meneses | Imagens: archdaily
Na cidade de Tainan, em Taiwan, um prédio que hoje é um espaço de escritórios e foi anteriormente um albergue, destaca o conceito do seu projeto construtivo de permitir a entrada de luz natural por frestas em toda a edificação.
A ideia surgiu quando os arquitetos se depararam com as paredes bem desgastadas pelo tempo e sem manutenção, com várias fendas de luz e pequenas rachaduras que permitiam que o ambiente ficasse mais claro, foi quando eles perceberam que sem essas aberturas a parte interna não teria uma iluminação natural adequada.
A fachada conta com um paredão todo em tijolos cerâmicos em evidência, a equipe de arquitetura concebeu um projeto que contava com aberturas geométricas nestes blocos para criar o efeito de luz e claridade mais ampla no local.
As aberturas nas paredes criam um jogo de luz e sombra, o que traz ao lugar um clima mais aconchegante e confortável. A luz projetada dentro da sala pode ser aproveitada durante todo o dia, o que diminui a necessidade de luz artificial.
A parte interna do prédio também traz os tijolos à mostra, pintados de branco, para proporcionar juntamente com a iluminação, um ambiente mais claro e limpo visualmente. Foram removidos alguns decks do segundo andar e painéis do telhado, para auxiliar na ideia de ampla iluminação, além da utilização de janelas amplas nos dois pavimentos.
Deixe um comentário