Hoje é:20 de setembro de 2024

Projeto WaterHall

Sistema de água potável em cerâmica ajuda comunidades carentes, no Camboja

Por Juliana Meneses | Imagens: archdaily

Na vila Sneung de Battambang, no Camboja, está localizado o projeto que deu vida ao sistema de filtragem de água potável da região, o WaterHall. Idealizado pela equipe de design do atelier de acidentes orientais (OOA), que levantou fundos e criou o reservatório, o projeto teve como objetivo amenizar a escassez de água na região. A estrutura toda em tijolos cerâmicos abriga o sistema responsável por fornecer de modo sustentável água para comunidades carentes da região.

A equipe responsável pela concepção da ideia concebeu o projeto onde a água é coletada pela chuva e de um lago próximo, em seguida é filtrada por meio de um sistema próprio, fornecendo aos moradores locais água limpa e própria para o consumo.

Construído de forma circular, o centro de tratamento de água tem sua estrutura principal dispondo alternadamente os tijolos de cerâmica vermelha, possibilitando a criação de aberturas entre eles, além de canos de saída externa de água para que os moradores possam fazer pequenos abastecimentos.

O sistema de filtragem e fornecimento de água teve sua conclusão em 2019, quando a região enfrentava uma das piores secas de sua história, o projeto foi um marco para as comunidades da região.

São feitas localmente jarras e garrafas de cerâmica, o que se tornou um meio para que a água seja transportada de forma mais segura, frente aos recipientes de plásticos, um dos principais poluentes do vilarejo.

O local é ainda utilizado como um centro de encontros para celebrações e festividades da aldeia.

COMPARTILHE

Juliana Meneses é jornalista na Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *