Por Juliana Meneses | Imagens: archdaily
O projeto da Casa Melania, localizada na Catamayo, conhecida também como “A cidade do Sol Eterno”, no Equador, traz uma arquitetura toda em cerâmica vermelha e um posicionamento estratégico para aproveitar o sol.
Contando com tijolos cerâmicos, o destaque desse material no projeto é o que o deixa original. As paredes de tijolinho são o foco da concepção arquitetônica, tanto na parte interna, quanto externa.
A casa de dois andares foi projetada para ter um aproveitamento da entrada de luz natural por parte do teto de vidro, que clareia inclusive o térreo onde ficam a sala de estar, cozinha, escritório, churrasqueira, lavanderia, garagem, banheiros e quartos. No andar superior está localizado o quarto principal que dá acesso ao terraço, com vista panorâmica.
A composição da casa com todas as paredes em tijolos de cerâmica vermelha, de variadas tonalidades, dá uma personalidade forte e única ao projeto.
A parte externa que conta com a utilização do material cerâmico, criando o efeito de continuidade, não apenas das paredes, mas em toda área da churrasqueira, nas pilastras de sustentação, sacada e até a extensão de parte do telhado, feito também no mesmo sentido de colocação dos tijolos, alternando com telhas cerâmicas. Na parte interna do térreo, foram feitas algumas paredes e frestas de vidro, que auxiliam na iluminação do ambiente.
Deixe um comentário