Por Ed Wanderley
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Estar em todos os lugares ao mesmo tempo, disponível para todos os clientes, pelo meio que ele preferir te encontrar, a qualquer hora do dia. Esse é seu desafio. Sim, só isso. E, apesar do drama que essa frase carrega, não se trata de nada hercúleo, mas uma exigência básica para aqueles que compreendem os negócios na década de 2020 e já não acreditam em Papai Noel e mamadeiras indecentes. E, creia, é menos complicado do que parece.
Imagine um prédio de 20 andares, com oito apartamentos por andar em que você identifica que metade dos moradores são potenciais clientes. Você pode fazer correspondências para cada apartamento, pode fazer uma intervenção urbana no chão em frente ao prédio, colocar um outdoor ali em frente ou mesmo pintar o prédio da frente com sua promoção. O que você faz para chamar a atenção é ainda bem menos importante que sua consciência de que, uma vez aprendido a pescar, é ali que você vai lançar sua rede.
A estratégia da onipresença passa, simplesmente, pela questão de entender onde está seu cliente e quais meios ele pode usar para chegar até você – e se certificar de tê-los todos à disposição. Em outras palavras, se seu público é usuário de redes sociais, esteja em todas (se for mais jovem, dê um jeito de estar no TikTok; mais velho? Reforce esforços no Facebook. Bem mais velho mesmo? Tenha um fax).
Ofereça um número de telefone. Eu sei, parece básico, antiquado, talvez vintage, mas números fixos passam uma credibilidade e lógica de estabilidade sem que você tenha que fazer nada. Disponibilize e-mail, claro (não vale do tipo htinha2002@, ok?). Tenha também um número de WhatsApp (se seu cliente estiver vivo, ele tem WhatsApp). O mesmo vale para totens digitais em locais estratégicos, rede de disparo de mensagens via sinal bluetooth numa determinada área, do mesmo jeito que também valeria para sinal de fumaça, pombos-correios e walkie talkies.
Em outras palavras, não deixe que seu cliente pense por um segundo que faltam meios de chegar até você, ter suporte, tirar dúvidas ou consultar preços. Para garantir o funcionamento mesmo sem a disponibilidade de mão de obra, conte com a tecnologia: formulários digitais, inteligência artificial e respostas automáticas informando os horários de atendimento pessoal e humano são formas simples, baratas e imediatas de se apresentar 100% presente a qualquer tempo, dando o mínimo de retorno, mesmo em caso de pequenos negócios.
Tudo isso para chegar à regra de ouro: seja presente, dê retornos. A máquina te faz ganhar tempo, mas a venda, em qualquer relação comercial, começa no que não é dito; no que se comunica pela sensibilidade e pelo inconsciente. Se eu não tenho desculpas porque você é acessível por todos os lados e, assim que possível, dentro dos horários razoáveis de trabalho, tenho suporte pré ou pós negociações, o laço de interesse está amarrado, duplo e se faz recorrente diante de qualquer necessidade.
Você gosta de ser bem tratado, gosta de receber atenção, ser ouvido e atendido com o mínimo esforço – o seu cliente é assim, mimado e preguiçoso que nem você. Saiba disso e invista disposição, estratégia e uma energia extra para estruturar o seu negócio tendo isso em mente. Seja onipresente; posicione a rede no local certo; seja Deus em sua área; os peixes vêm, até boiando, amém, irmãos!?
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