Por Márcio Quirino
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Muitas vezes, no mundo dos negócios, dizer não é o mesmo que dizer sim para o crescimento. O “não” é absolutamente estratégico. Na grande maioria das vezes, é de forma racional, pensada e estudada que declinamos de algo. Mas poucas vezes usamos esse “não” de forma estratégica, dentro de um raciocínio associado às nossas metas de crescimento, produtividade e resultado efetivo para o nosso negócio.
O seu tempo e o da sua empresa são ativos valiosos, então, quando aceitamos uma proposta que exige um grande esforço, seja na margem ou no tempo gasto para realizar aquela venda ou prestação do serviço/entrega do produto, é preciso parar e avaliar, pois aceitando uma outra proposta, com margem maior e menos esforço para realizar o processo de venda, sobraria tempo para geração de outros negócios e consequentemente, menos desgaste.
Vendas ruins precisam ser avaliadas exaustivamente para que não se repitam, mesmo que você esteja inserido em um mercado “prostituído”. E o crescimento vem quando identificamos o que não é saudável para o nosso negócio. É recusando vendas ruins que se inicia o processo de amadurecimento e crescimento para realização de vendas boas.
Mas como recusar uma venda?
Sei que não é uma tarefa simples, mas existem algumas reflexões que podem ajudar:
- Avalie em seu portfólio de produtos/serviços algum item que só toma tempo e não deixa dinheiro – possibilidade de descontinuá-lo;
- Olhe para a concorrência: identifique seus produtos, preços, diferenciais, cobertura de atuação, entre outros aspectos que possam auxiliar nas correções necessárias no seu negócio;
- Identifique se está atraindo um perfil de cliente adequado com o seu negócio;
- Escute seus funcionários, fornecedores e clientes – muitas vezes, as soluções aparecem de ideias e informações coletadas.
Comece a recusar alguns negócios e tornar a sua empresa mais saudável. Precisamos estar conectados com clientes que identificam a nossa proposta de valor e não aqueles oportunistas, que mudam quando o preço muda. Não é uma tarefa fácil, mas é possível. Boa sorte!
Instagram: @marcioquirino.mkt
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