Hoje é:19 de setembro de 2024

Aprender a dizer “não” é um passo importante para crescer

Por Márcio Quirino

O conteúdo deste artigo não necessariamente reflete a opinião da Anicer e é de responsabilidade de seu autor.

Muitas vezes, no mundo dos negócios, dizer não é o mesmo que dizer sim para o crescimento. O “não” é absolutamente estratégico. Na grande maioria das vezes, é de forma racional, pensada e estudada que declinamos de algo. Mas poucas vezes usamos esse “não” de forma estratégica, dentro de um raciocínio associado às nossas metas de crescimento, produtividade e resultado efetivo para o nosso negócio.

O seu tempo e o da sua empresa são ativos valiosos, então, quando aceitamos uma proposta que exige um grande esforço, seja na margem ou no tempo gasto para realizar aquela venda ou prestação do serviço/entrega do produto, é preciso parar e avaliar, pois aceitando uma outra proposta, com margem maior e menos esforço para realizar o processo de venda, sobraria tempo para geração de outros negócios e consequentemente, menos desgaste.

Vendas ruins precisam ser avaliadas exaustivamente para que não se repitam, mesmo que você esteja inserido em um mercado “prostituído”. E o crescimento vem quando identificamos o que não é saudável para o nosso negócio. É recusando vendas ruins que se inicia o processo de amadurecimento e crescimento para realização de vendas boas.

Mas como recusar uma venda?

Sei que não é uma tarefa simples, mas existem algumas reflexões que podem ajudar:

  • Avalie em seu portfólio de produtos/serviços algum item que só toma tempo e não deixa dinheiro – possibilidade de descontinuá-lo;
  • Olhe para a concorrência: identifique seus produtos, preços, diferenciais, cobertura de atuação, entre outros aspectos que possam auxiliar nas correções necessárias no seu negócio;
  • Identifique se está atraindo um perfil de cliente adequado com o seu negócio;
  • Escute seus funcionários, fornecedores e clientes – muitas vezes, as soluções aparecem de ideias e informações coletadas.

Comece a recusar alguns negócios e tornar a sua empresa mais saudável. Precisamos estar conectados com clientes que identificam a nossa proposta de valor e não aqueles oportunistas, que mudam quando o preço muda. Não é uma tarefa fácil, mas é possível. Boa sorte!

Instagram: @marcioquirino.mkt

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Publicitário, sócio e diretor de negócios da Reserva Comunicação e Design, agência pernambucana com foco em projetos de comunicação integrada, marketing digital, design gráfico, branding e embalagem. Atende clientes dos mais diversos segmentos, com forte atuação em construção civil e saúde.

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