Hoje é:20 de setembro de 2024

Dinamismo atemporal

Tonalidades cerâmicas dão toque especial a projeto holandês

Foto: Archangel12 (CC BY 2.0)

Quem caminha pela Roomweg, uma tranquila rua no centro de Enschede, na Holanda, se impressiona com a beleza e a imponência do edifício Eekenhof. O prédio de 10 andares em forma de cunha foi finalizado em 2008 para abrigar, em seus 13.504 m², algumas dezenas de apartamentos, estacionamento, centro de saúde e um lar para deficientes físicos. O projeto é dos arquitetos Felix Claus e Dick van Wageningen, do escritório Claus En Kaan Architecten, responsável por grandes obras em todo o mundo.

A fachada escalonada, somada às varandas curvas de tamanhos variados ao longo das fachadas do edifício, dão ao projeto outra qualidade essencial: dinamismo. O padrão rítmico das paredes exteriores e suas linhas horizontais enfatizadas por tijolos de cerâmica de tom amarfinado contribuem para a impressão de uma onda prestes a quebrar.

Em sua base, o edifício é ornado por tijolos em tons marrons avermelhados aplicados na posição vertical, o que forma um contraste cromático com a parte superior que se estreita à medida que o prédio ganha altura, gradativamente. O topo do edifício termina em uma clarabóia que também pode ser admirada pelo belo átrio interior.

Suas linhas leves e harmoniosas fazem conexão com alguns edifícios adjacentes de menor escala ao seu redor. Sua principal característica é a atemporalidade, que lhe foi concedida pela incorporação conservadora de uma gama de referências de diferentes épocas e estilos.

Todo o material usado na obra foi cuidadosamente selecionado por seus criadores para tornar o projeto ainda mais atraente aos olhares curiosos e admirados, prova da vocação estética e versátil da cerâmica.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *