Hoje é:22 de novembro de 2024

Deixe que duvidem de você!

Por Márcio Quirino

O conteúdo deste artigo não necessariamente reflete a opinião da Anicer e é de responsabilidade de seu autor.

Fazer o que todo mundo faz é imergir num ambiente de bastante concorrência. É chegar atrasado, quando todo mundo já está fazendo negócio. Mas fazer o que é completamente diferente, ter uma ideia disruptiva, pode ser mais arriscado e você será bastante criticado, desacreditado e desestimulado. Pode até ser chamado de louco!

O ano era 2006, quando um executivo promissor no ramo de hotelaria é convidado para coordenar uma operação de vendas de bilhetes aéreos on-line. As primeiras reações dos amigos foram: “Está louco? Você tem uma carreira brilhante pela frente”, “As pessoas preferem o bilhete físico, para caso precisem reclamar no PROCON depois”, “Esse negócio não vai dar certo. As pessoas sempre irão optar por comprar passagens em agências físicas”.

E mesmo depois de todos duvidarem dele, ele decidiu aceitar a proposta e seguir firme na estruturação do negócio.

Aí eu pergunto: Você lembra quando comprou seu último bilhete aéreo em alguma agência?

Lá atrás, essa empresa que convidava esse profissional era só uma ideia, que buscava se estabelecer num novo mercado na América do Sul, quando a compra de bilhetes on-line já era uma tendência nos EUA e China.

Era uma ideia tão diferente para a época, que poucos acreditaram nela. Essa empresa é o decolar.com, que abriu capital nos EUA e é a maior agência de turismo online da América Latina.

Muitas vezes ainda estamos presos a regras e culturas estabelecidas desde a época da escola, ou do sentar à mesa para fazer as refeições. De como as coisas sempre funcionaram e dos padrões existentes. Mas será que é isso que nos levará a alcançar o sucesso? Será que hotéis devem continuar vendendo diárias ou eles podem passar a vender horas fracionadas? Ou será que abrir mais uma floricultura numa rua repleta de tantas outras floriculturas é realmente o caminho mais seguro?

Permita-se errar! Não deixe de fazer. Coloque aquela ideia em prática e comece a vender para um mercado que poucos ou ninguém está atuando nele. Planeje, seja persistente, faça correções de rota quando for preciso. Mas siga com a sua ideia, mesmo que no mesmo segmento que você atua hoje.

Não siga a manada, como todos fazem. Os negócios que perduram até hoje transpiram inovação. Aqueles que não a fazem, deixam de existir. Alguém lembra da Kodak?

Instagram: @marcioquirino.mkt

COMPARTILHE

Publicitário, sócio e diretor de negócios da Reserva Comunicação e Design, agência pernambucana com foco em projetos de comunicação integrada, marketing digital, design gráfico, branding e embalagem. Atende clientes dos mais diversos segmentos, com forte atuação em construção civil e saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *