Hoje é:17 de dezembro de 2024

Depósito do Rei Martí

Projeto destaca espaço desativado e promove resistência e elegância de uma arquitetura cheia de arcos e abóbadas

Por Juliana Meneses – Imagens: Adrià Goula

Em Barcelona, na Espanha, um grande tanque de água desativado, na propriedade onde o arquiteto catalão Antoni Gaudí construiu a Torre Bellesguard, foi descoberto. Sua história conta que o local foi construído sobre o que havia restado da fortaleza do Rei Martin I, “O humano”. No passado, o tanque era utilizado como reservatório de água da chuva, com cerca de 600 m2 , que era armazenada para utilização na Torre. Os arquitetos Carmen Santana, Marc Chalamanch e Miquel Lacasta ficaram responsáveis pelo projeto de restauração do local e eles escolheram o nome do antigo Rei para batizá-lo, como uma homenagem e uma forma de manter o mistério em torno do lugar.

A cisterna, no subsolo e sem utilização, caiu no esquecimento por muito tempo e após anos desativada, a Câmara Municipal decidiu que o lugar poderia ser recuperado e utilizado como um espaço cultural. O local, que fica sob uma floresta de pinheiros, foi revitalizado de modo que a ideia original de sua estrutura fosse preservada, criando um espaço público.

As amplas abóbodas de tradição catalã e os arcos já existentes foram restaurados e o ponto alto do projeto foi a utilização de revestimento de material cerâmico por toda a construção.

O local recebeu um trabalho de limpeza manual nos pilares e posteriormente impermeabilização. Os responsáveis pelo projeto tiveram o cuidado de escolher a cerâmica como material principal, para remeter ao caráter original do lugar, em harmonia com as paredes e piso em madeira, que auxiliam na acústica do ambiente.

Os arquitetos queriam que o clima histórico e misterioso estivesse presente no projeto, evidenciando o estilo original do tanque, imponente e de caráter marcante. Além disso, a iluminação foi feita de modo que valorizasse o material cerâmico, evidenciando sua cor terracota.

COMPARTILHE

Juliana Meneses é jornalista na Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *