Hoje é:23 de novembro de 2024

Boas parcerias evitam surpresas indesejáveis em seus projetos

Por Andressa Falcão e Maria Eduarda Lopes | Foto: Andressa Alves Arquitetura

O conteúdo deste artigo não necessariamente reflete a opinião da Anicer e é de responsabilidade de suas autoras.

Você, arquiteto, já ficou em dúvida se deveria indicar ou não o serviço de algum profissional para o seu cliente, com medo de acabar sendo responsabilizado por uma entrega de baixa qualidade? Então, vamos te dar três dicas de como se cercar de bons profissionais e garantir uma obra de qualidade.

Primeiro, é importante levar em consideração o seu feeling e a sua experiência com cada um dos profissionais que já trabalhou. É comum encontrar aquele colaborador que fica passando informação para o cliente, sem levar em conta o projeto. Muitos querem comodidade ou simplesmente demarcar um território de sua função na obra. Essa não é a melhor maneira de estabelecer uma relação de colaboração entre os envolvidos no processo e execução do projeto, por isso, você deve ficar atento ao andamento do serviço, conferindo se a execução segue exatamente o que foi projetado.

Segundo, é imprescindível se cercar de profissionais competentes. Em obra, não tem jeitinho e em 99,9% dos casos, o barato vai sair bem mais caro no final. Então, antes de mais nada, tenha certeza de que aquele profissional está apto a executar o que você está propondo. O combinado, nunca vai sair caro.

Terceiro, e o mais importante dos três pontos, leve sempre em conta o profissionalismo da pessoa que vai prestar o serviço. Parceiro que é parceiro, trabalha junto com você. Tira dúvidas com você, não aborda o cliente e sempre que o cliente tiver uma dúvida, indica para que entre em contato com o arquiteto responsável. Afinal, ele está ali para executar um serviço pensado por você. Quem melhor que você para tirar qualquer dúvida sobre o projeto?

Por isso, fuja dos parceiros que prestaram apenas um serviço ou os “marinheiros” de primeira viagem. Foque naqueles que você conhece, que atenda aos requisitos do projeto e respeite a obra como foi planejada. Evite surpresas e garanta a satisfação do seu cliente.

Andressa Alves é arquiteta e urbanista, Pós-graduada em Avaliação e Perícia de Engenharia. Atua no mercado em construção, reforma e ambientação de interiores no Estado de Pernambuco. É proprietária da @andressaalvesarquitetura. Maria Eduarda é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Unicap. Possui experiência nos maiores escritórios de arquitetura e interiores do Recife. Pós-graduanda em Arquitetura Comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *