Hoje é:23 de novembro de 2024

Cerâmica Rondonópolis

Empresa familiar mantém tradição cerâmica em forte expansão no município de Rondonópolis

Por Manu Souza | Imagens: Acervo Cerâmica Rondonópolis

Criada em 1979, com o nome de Cerâmica Fênix, foi em 1986 que a indústria passou a ser conhecida como Cerâmica Rondonópolis. Na época, os irmãos João, Francisco, Vindilino e Juvir Fachinetto eram sócios e em 1993, quando os irmãos se separaram, apenas João e Juvir permaneceram proprietários da fábrica.

Um ano depois, Juvir e sua esposa sofreram um acidente quando voltavam de um congresso cerâmico na Região Sul e a empresa passou a ser administrada por Carlos Fachinetto, sobrinho de Juvir, até 1998, quando houve nova divisão da sociedade e seus filhos assumiram o comando do local.

Após aquisições de outras fábricas, hoje a cerâmica faz parte do Grupo FAAT que tem como missão “construir sonhos oferecendo soluções para construção civil, com qualidade, tecnologia, inovação e sustentabilidade, valorizando os colaboradores e clientes”. O Grupo é formado pelas empresas: Cerâmica Rondonópolis, Cerâmica Primavera, Cerâmica Poxoréu, Fazenda Vale dos Sonhos, Tellus Central de Massa e Escritório Corporativo FAAT.

O Grupo oferece uma diversificada linha de produtos para a região sudeste e centro-sul do Estado de Mato Grosso, com filiais nas cidades de Rondonópolis, Poxoréu e Primavera, fabricando blocos de vedação e estrutural, lajes, canaletas, pavimentos e revestimentos cerâmicos, somando uma produção média mensal de 5.800.000 peças.

A Cerâmica Rondonópolis conta em sua fábrica com a tecnologia de extrusoras Verdés 066 e 067, pré-secadores, secadores e fornos túnel e automatismo de carga automático da Zucco, para carregar os vagões.

Todo o Grupo FAAT emprega aproximadamente 234 pessoas, valorizando os serviços e produtos oferecidos no mercado e estimulando o ciclo econômico e o emprego indireto. O faturamento anual do Grupo corresponde a aproximadamente 2% do PIB Rondonopolitano.

Presente nas principais redes sociais, a Cerâmica Rondonópolis conta com perfis no Facebook, Instagram e LinkedIn, atende vendas via WhatsApp e já trabalha em um planejamento para a reativação do site da empresa.

Para manter a qualidade de seus produtos, a cerâmica integra o Programa Setorial da Qualidade – PSQ, e investe constantemente em laboratórios e técnicos internos. A qualidade é gerenciada através de controles realizados no laboratório, tanto das características do produto, como a chegada da argila beneficiada e enviada pela Tellus. A classificação é treinada para que não haja produtos nos paletes com mistura de classes. Além disso, a empresa tem um prêmio, pago mensalmente aos funcionários, que estimula a manutenção da qualidade dos produtos e um aplicativo que registra as reclamações e envia à equipe da indústria para avaliação.

Durante o período da pandemia, a empresa adotou todas as exigências indicadas pelo Ministério da Saúde e decretos municipal e estadual, parando totalmente a fábrica pelo período de 20 dias – março/abril de 2020 -, e deste então vem seguindo as orientações dos decretos publicados. Como meta para 2021, a cerâmica espera crescer em 15% o faturamento, em relação ao ano de 2020.

Manu Souza é gestora de comunicação e editora da Revista da Anicer.

2 Comments

  1. CARLOS ALBERTO Reply

    O QUE ADIANTA TER ESSE TITULO SE NINGUEM SABE O QUE ACONTECE LA DENTRO, IGNORANTE, A DONA DA EMPRESA NAO SABE LIDAR COM O NEGOCIO, FICAM ESCOLHENDO PRA QUEM VAI DA O TIJOLO, OS PEQUENOS QUE COMPRARAM, SÓ SE LASCA, OS GRANDE SÃO BEM VINDO, O TELEFONE TOCA ATE NAO QUERER MAIS, MAS ATENDER NAO QUEREM, UMA EMPRESA QUE NAO TEM RESPONSABILIDADE COM O CLIENTE!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *