Hoje é:20 de setembro de 2024

Grade de conteúdo: Instagram Reels vs. TikTok

Por Gabriel Medeiros

O conteúdo deste artigo não necessariamente reflete a opinião da Anicer e é de responsabilidade de seu autor.

Na coluna anterior falamos sobre o avanço meteórico do TikTok em cima do Instagram.

O Zuckerberg, sempre de olhos abertos ao mercado, começou a se defender com a criação e dando alto engajamento ao Reels, que é um formato de mídia com maior recurso de edição e animação de vídeo, para disputar a guerra com o TikTok.

Ao fazer um Reels, você perceberá que a quantidade de views será muito maior do que um vídeo normal ou um IGTV (ex-queridinho do Zuck).

E como fazer conteúdo para Reels e TikTok?

Cada uma tem as suas peculiaridades, mas para ambas as redes, preze pelo bom senso. Hoje, temos uma inundação de danças e desafios que já passaram do ponto de ser over.

No Reels, você pode usar vários recursos: velocidade de reprodução (lenta ou rápida), temporizador, escolha de músicas, escolha de preview como capa (escolha um print close certo), ainda é possível usar hashtags (vale a pena) e também o recurso de publicação no feed comum (como o IGTV também faz).

Já o TikTok foi criado para uma faixa etária de adolescentes e jovens adultos, porém já vem ganhando terreno entre usuários de 25 e 35 anos. Num ambiente muito mais voltado para o humor e danças coreografadas, uma febre mundial. Os recursos são mais detalhados do que o Reels, os filtros e figurinhas idem.

Dentro do conteúdo, adeque a sua realidade de trabalho para não passar vergonha, tenha cuidado! Temos visto a adesão de médicos, advogados e outras profissões que não consigo enxergar sinergia para fazer conteúdo através de danças e desafios banais. Você imagina um cirurgião fazendo uma dança para falar de tipos de fratura? Pois é, existe!

É over, é estranho, não passa credibilidade e dentro da minha opinião pessoal, é vergonhoso.

Pensa, esses dois formatos foram criados para adolescentes, você estuda sete anos, mais dois de residência, não é possível que você precise dançar no TikTok para lotar a agenda de pacientes. Caso você, médico, advogado ou dentista vejam esses canais como entretenimento, é mais do que justo que vocês usem. Mas nunca como fonte de conteúdo do seu lado profissional. Faça na praia, em viagens e nos momentos de lazer. É justo e totalmente adequado.

Para você, gerador de conteúdo, que precisa estar antenado nos desafios diários, as duas dicas são: procure sempre a hashtag “challenge”, lá você vai achar os últimos desafios do momento. Escolha as músicas que estão em alta no TikTok para receber uma ajuda do algoritmo. Não deixe de prestar atenção em quais músicas estão “bombando” e as insira em seu conteúdo.

Publicitário, estrategista de marketing, ex-diretor de comunicação do Governo do Rio de Janeiro, e sócio da agência Bartô publicidade, especializada em conteúdo e digital.

One Comment

  1. Esmeralda Reply

    Uau, parabéns pela postagem, muito útil e interessante!
    As redes sociais e seus influenciadores são pano pra muita
    manga kkkkk

    Forte abraço!!

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