Por Manu Souza | Fotos: Divulgação Kere Architecture
A partir de uma ideia sustentável, desenvolvida pelo escritório de arquitetura Kere Architecture, uma biblioteca, localizada na África Ocidental, potencializou a iluminação e circulação de ar em seus espaços.
A biblioteca é a extensão de uma escola, onde os arquitetos utilizaram madeira de eucalipto, pouco usada na região, criando um fechamento permeável e construíram uma série de claraboias a partir de potes de barro reutilizados e muito tradicionais na região. A iniciativa permitiu a entrada de luz natural e aumentou a circulação do ar nos ambientes internos. Além disso, a fachada de madeira de eucaliptos, que rodeia toda a biblioteca, proporciona um espaço tranquilo para que os alunos possam estudar.
Potes de barro, dos mais diversos tamanhos, foram inseridos em perfurações feitas no telhado do espaço, criando aberturas distintas e um bonito efeito de luz no interior da construção.
A construção do espaço também foi executada com tijolos de cerâmica vermelha, o que garante beleza, resistência e durabilidade a toda estrutura do projeto. Fundado em 2005, o Kere Arquitetura é um escritório conhecido por apoiar necessidades culturais, educacionais e sustentáveis de comunidades da África e vem ganhando reconhecimento internacional pelo desenvolvimento de tecnologias construtivas que integram materiais locais.
Deixe um comentário