Hoje é:19 de setembro de 2024

O marketing por trás de um best-seller Amazon

Por Gabriel Medeiros

O conteúdo deste artigo não necessariamente reflete a opinião da Anicer e é de responsabilidade de seu autor.

Todo escritor passa pela mesma situação: “como faço para meu livro ser top 100 de vendas na Amazon?”. Todo mundo quer esse selo, não só pela notoriedade, mas também por se chancelar como autoridade no assunto.

A Amazon é complexa. Além do algoritmo próprio, diferente do que estamos acostumados em Facebook e Instagram, a marca tem suas próprias regras, que vão de elencar os tops de uma específica categoria, ao disputadíssimo top 100 geral no site, para conquistar cada um, as variáveis são diferentes.

Nenhum tutorial na internet vai te dizer como se faz. É um assunto muito nichado e pouca gente sabe fazer. A gente tomou muito na cabeça em nosso primeiro case Amazon, mas só aprende coisa nova quem erra, para depois acertar.

Três linhas de frente têm que ser abertas: um Instagram para o livro, perfis grandes como parceiros e assessoria de imprensa.

Qual foi o nosso primeiro passo pra chegar ao primeiro best-seller? O insta do livro. Ao invés de injetar verba com patrocinados, investimos o mesmo valor em perfis grandes de Instagram que tinham o público certo para o nosso livro. Só nesse primeiro passo, nosso produto saiu da posição 34.000 para 2.500 no ranking.

Nossa parceria com essas páginas consistiam em feed e stories, todas com o link levando para a Amazon, isso gerou um fluxo gigante no site, o que me faz pensar, mas não provar, que o número de acessos bem alto e repentino ao seu livro na Amazon, mesmo sem venda imediata, já te alavanca muito no ranking.

No insta do livro, criamos uma sensação de comunidade, quem chegou ali tinha interesse no assunto e grande parte veio das parcerias desses perfis grandes do Instagram. Todo nosso investimento era em venda direta: clicou no link, era direcionado para o livro na Amazon, sem rodeios. Conteúdo seco e direto: “Você se sente assim? Compre o livro!”.

E aí vem a pergunta: como escolho os perfis certos pra tracionar o meu livro? É o pulo do gato: você deve ter alguém no seu time, de perfil analítico, que saiba “ler as nuances” dentro do insta, basicamente: se seu livro é de humor, faça parceria com páginas de humor.

Em 9 dias, nosso produto saiu do ranking 44.000 e bateu o número 67, na categoria top100 geral Amazon. É essa velocidade que a Amazon gosta, essa tempestade de acessos em um curto espaço de tempo, faz o algoritmo abraçar o seu livro.

Outro recurso que você pode usar, mas com parcimônia, é deixar o livro grátis por 24 horas enquanto investe verba no Instagram. Isso acaba triplicando o acesso e, mais uma vez, a Amazon fica feliz. Isso só não pode durar muito, porque você não lucra e em um dado momento perde relevância no site. É um tiro curto, para te promover rápido: “só hoje, grátis na Amazon, não perca!”.

A última, mas não menos importante, é ter uma assessoria de imprensa que te coloque na mídia, nos canais corretos para qualquer escritor. Não esqueçamos, temos que virar uma parte do holofote na imagem do escritor, porque depois desse livro, vem o próximo e se você derrama toda a sua verba apenas no produto, paulatinamente começa a asfixiar o criador das obras e na venda de livro, não há faturamento que sobreviva de filho único.

Publicitário, estrategista de marketing, ex-diretor de comunicação do Governo do Rio de Janeiro, e sócio da agência Bartô publicidade, especializada em conteúdo e digital.

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