Por Juliana Meneses | Imagens: Laurian Ghinitoiu
A 17ª Bienal de Arquitetura de Veneza, realizada na Itália é um dos eventos mais importantes sobre arquitetura do mundo e teve início no final de maio, se estendendo até 21 de novembro. O evento, que teve sua data adiada no ano passado devido à pandemia, tem a curadoria do arquiteto libanês e professor da Escola de Arquitetura e Planejamento do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Hashim Sarkis, e traz como tema deste ano “Como Vivemos Juntos”.
Com 114 participantes, de 46 países, incluindo o Brasil, e 63 participantes nacionais, a exposição acontece no Pavilhão Central do Giardini e o Arsenale, dois espaços independentes que contam também com áreas externas utilizadas na mostra.
O pavilhão do Brasil ficou a cargo da Fundação Bienal de São Paulo, com a exposição de curadoria do Estúdio colaborativo Arquitetos Associados (formado pelos arquitetos e urbanistas Alexandre Brasil, André Luiz Prado, Bruno Santa Cecília, Carlos Alberto Maciel e Paula Zasnicoff) e do designer visual Henrique Penha, trazendo a Mostra Utopias da Vida Comum.
A Mostra brasileira traz dois núcleos: em uma sala menor está o “Futuros do Passado”, que dialoga com a arquitetura moderna e as utopias que as orientam, projetos realizados entre os anos de 1946 e 1961, no período do Estado Novo e Governo JK. Já o outro núcleo apresenta o “Futuros do Presente”, com a exibição de dois vídeos que abordam sobre a temática da ocupação das metrópoles contemporâneas.
Arquiteta brasileira premiada
A arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi recebe uma homenagem póstuma, o Leão de Ouro, por sua trajetória e conjunto da obra. Entre seus projetos mais relevantes está o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e os Sesc Pompeia e Casa de Vidro, todos na capital de São Paulo. A arquiteta é a primeira mulher brasileira a ser premiada com um Leão de Ouro.
Antevisão da Bienal – exposição online
No site do evento estão disponíveis playlists, podcasts, vídeos e imagens dos bastidores de 17ª Exposição Internacional de Arquitetura, além de apresentações ao vivo no Facebook, Twitter e YouTube.
Também estão disponíveis diversos vídeos e imagens onde os convidados apresentam uma prévia de seus projetos para a Bienal, assim como todos os pavilhões da mostra.
É possível conferir ainda uma entrevista com o curador da mostra que explica tudo sobre o evento e uma série de podcasts em inglês onde Hashim Sarkis conta seus pensamentos e reflexões sobre a exposição desse ano, os episódios estão disponíveis no Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts.
Deixe um comentário