Por Juliana Meneses – Imagens: Assemble Studio
Em Liverpool, no Reino Unido, um projeto realizado pelo Assemble Studio reformou casas abandonadas no bairro de Granby, em um espaço de lazer compartilhado para a vizinhança
O local agora denominado Granby Winter Garden foi reformado para ser utilizado em reuniões e eventos da comunidade. Os prédios passaram por um processo de restauração, onde foi possível revitalizar todo seu material de cerâmica vermelha em evidência.
Além de um jardim compartilhado e terraços, foi criado também a Granby Workshop, uma oficina de cerâmica experimental, onde são produzidos elementos de cerâmica artesanal pelos membros da comunidade.
O local destinado às atividades culturais e criativas do bairro proporciona a troca entre os moradores e interação, além de ter um espaço aconchegante disponível para encontros e reuniões.
A estrutura de alvenaria à vista foi preservada por toda a parte externa do projeto e também em alguns ambientes internos. Os tijolinhos são um material muito utilizado na região e trazem um clima aconchegante e de familiaridade.
A equipe responsável quis priorizar a estrutura original dos edifícios restaurados, mantendo o caráter regional. No jardim de inverno, foi deixado um espaço para que as árvores plantadas possam crescer livremente, além do trabalho de jardinagem comunitária.
A reforma de prédios abandonados auxilia na integração dos moradores do bairro, além de preservar e destacar a importância da arquitetura local.
Deixe um comentário