Por Juliana Meneses – Imagens: Gustavo Frittegotto
Um projeto do escritório de arquitetura Diego Arraigada Arquitecto, na cidade de Rosário, Argentina, chama atenção por sua beleza e versatilidade. O destaque da construção é um extenso paredão de elementos vazados, em sua fachada, que além de beleza empresta as funcionalidades de entrada de luz e ventilação ao imóvel.
Os blocos cerâmicos foram utilizados como unidade construtiva básica que traz a alvenaria aparente como parte visualmente bem interessante ao projeto. Na parede da fachada, os blocos foram dispostos na horizontal, de forma alternada, criando aberturas estratégicas e personalidade própria à construção.
Além da parede vazada, as outras paredes de sustentação da casa também trazem os blocos expostos, criando uma sensação de continuidade e comunhão no projeto.
A casa é composta por três andares, com uma ampla escada que conecta os níveis. Nenhuma das superfícies da casa foi pintada ou rebocada e possui o tom terracota original dos blocos como predominância de cor, contrapondo com o cinza do teto e do chão, em tom de cimento queimado.
O mesmo modelo de parede vazada foi replicado na área de acesso ao quintal da casa, permitindo uma excelente entrada de luz natural em diversos cômodos. Um fator diferencial neste projeto é que não há janelas convencionais, sendo as paredes vazadas as únicas ligações com o ambiente externo da residência.
Na região é comum encontrar construções que valorizam os elementos cerâmicos, o que faz com que a casa orne com as demais edificações que a rodeiam, entretanto, seu caráter único faz com que ela se destaque das demais.
Deixe um comentário