Hoje é:19 de setembro de 2024

Casa indiana valoriza formas orgânicas e design

Em arquitetura monumental, família constrói lar para transmitir seu orgulho ancestral e força

Por Juliana Meneses | Imagens: Hemant Patil

A família indiana Maratha realizou o sonho de construir uma casa que conseguisse transmitir o orgulho de sua ancestralidade, em uma edificação segura como uma fortaleza.

A enorme casa possui cerca de 4856,4 m² de terreno, diversos pátios internos e grandes áreas externas de convivência. A ideia era que fosse possível criar um ambiente confortável e ao mesmo tempo autossustentável para os moradores.

A estrutura é toda em blocos de cerâmica vermelha à mostra no seu tom original terracota, em um design criativo e curvilíneo. Conforme tradicionalmente chamada na região, a casa segue o modelo Gadi, que seria uma espécie de fortaleza por fora, com grossas paredes, e por dentro desta estrutura externa, diversos pátios, varandas e espaços em conceito aberto.

Esta estrutura possui vários espaços que permitem a entrada de luz natural, muito bem ventilados, que garantem aos seus moradores um local agradável.

Os tijolos de cerâmica são utilizados tanto para ser a base das grandes paredes desta estrutura externa que rodeiam o projeto, como ao mesmo tempo são dispostos de modo decorativo, criando um design bonito e criativo.

O projeto externo, apesar de ter uma ideia estrutural para a proteção da casa, visou que as paredes fossem esteticamente interessantes, com um design arrojado.

Juliana Meneses é jornalista na Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *