Hoje é:23 de novembro de 2024

Tijolinho é amor à vista

Como o design de interiores pode ser um aliado nas vendas de revestimentos cerâmicos para decoração de ambientes

Por Juliana Meneses | Imagens: Divulgação

Os revestimentos cerâmicos são produtos resistentes e que não saem de moda. Sendo a cerâmica um dos materiais mais antigos do mundo, sua tradição e estilo estão eternizados na história e na memória, através do tempo. Sua durabilidade é excelente, além de dar uma aparência bonita e acolhedora para os ambientes em que são expostas.

Os profissionais da área de design de interiores, que são responsáveis por diversos projetos, auxiliando os clientes nas escolhas para renovar a decoração de suas casas, são aliados importantes deste mercado, por ajudarem na seleção do que será utilizado para compor cada ambiente.

Devido as diversas vantagens dos revestimentos de cerâmica vermelha, esse material caiu no gosto popular e seu caráter versátil faz com que ele não saia de moda e possa ser utilizado em todos os cômodos, inclusive em um mesmo projeto, dando uniformidade e estilo.

A designer de interiores, Tamires Malet, explica que em sua opinião, as ideias mais interessantes para a aplicação do revestimento de cerâmica vermelha estão relacionadas aos ambientes internos. “Pensando nos ambientes internos, podemos explorar esse material em varandas, cozinhas e até banheiros. Ele pode ser usado em uma parede única, pode ser aplicado em meia parede, pode ser utilizado com outro revestimento, criando assim uma composição e mix de materiais. Tudo isso fica extremamente interessante!”, afirma.

Para Tamires, os tijolinhos à mostra estão sempre na moda e combinam com diversos ambientes, ela conta que o revestimento faz sucesso entre a sua clientela. “Os tijolos aparentes são queridíssimos! Ele caiu realmente no gosto de todos. Já percebeu como nos lembra aquele aconchego da casa de vô? O que o torna um lar são as memórias construídas nele. Nos ambientes com toque industrial, ele é essencial. Nossos clientes costumam pedir muito o retrô. Mas especificamos bastante o tijolo de barro com e sem pintura”.

A profissional diz que para ela o tom natural do revestimento cerâmico o torna único para a decoração de um ambiente. “Além do tom de terracota, sabemos que existem no mercado diversas tonalidades. Podemos também aplicar uma pintura. Eu, particularmente, adoro esse tom mais natural. É o que sempre comento, as imperfeições naturais desse tipo de revestimento o tornam perfeito. De modo geral, ele pode facilmente roubar a cena em uma parede importante da sala ou numa parede com prateleiras e mesa no home office. Já imagino as composições que poderiam ser criadas. São diversas possibilidades”.

Para a especialista em decoração, as tendências mais recentes são pensar sempre em que forma é possível inovar. “Os materiais hoje estão sendo utilizados de forma mais marcante nos ambientes. Inovar tem sido lei no design. Cada vez mais estamos pensando fora da caixa. As paginações diferenciadas e o mix de revestimentos também são fortes tendências do nosso mercado hoje”.

A designer explica que o revestimento cerâmico é tradicional, mas também pode ser atual e trazer conceitos de decorações criativas e originais. “O revestimento cerâmico nos acompanha até hoje. E ao contrário do que algumas pessoas imaginam ele ainda é inovador e atual. A prova disso são os constantes lançamentos que vemos pelas grandes empresas que nos fornecem. São acabamentos diferenciados, formas distintas e aplicações inovadoras. O revestimento cerâmico, sem dúvida, é um aliado fortíssimo quando estamos com um novo projeto que precisa de algo único, marcante e que ao mesmo tempo transcreva a personalidade dos moradores”.

Já para a influenciadora digital e designer de interiores, Laura Baltazar, presente no Instagram com mais de 32 mil seguidores, os revestimentos cerâmicos compõe muito bem com projetos que tenham elementos sofisticados, dando um toque rústico. “Eu amo revestimento rústico, amo revestimento de cerâmica vermelha, acho que dá um contraste muito bacana com a composição moderna e sofisticada do projeto. Eu sempre, praticamente todos os meus projetos, 90% deles, insiro algum elemento mais rústico e eu gosto muito de revestimento cerâmico. Quando o cliente me permite sugerir projetos, eu faço essa sugestão. Um dos lugares que eu acho mais interessante colocar cerâmica vermelha, que acho que compõe muito bem, são em projetos comerciais, restaurantes principalmente, lojas de roupa, dá um toque super bacana, principalmente se a gente colocar uma iluminação bem focada, dando destaque para o revestimento, então eu gosto muito”.

A designer explica que este tipo de revestimento nunca sai de moda e, por isso, são tão pedidos pelos clientes. “Os tijolinhos e os revestimentos cerâmicos, na minha opinião, são muito atemporais e é uma pegada super bacana de se fazer no projeto. É sempre uma das minhas escolhas, exatamente por esse motivo, pelo fato de ser atemporal e os clientes amam tijolinho. É muito difícil encontrar uma pessoa que fale que não gosta do tijolinho, então, eu sempre fico feliz quando o cliente gosta”.

Para ela, tanto os revestimentos de cerâmica vermelha em seu tom terracota, quanto em outras tonalidades são versáteis na decoração. “Além do tijolinho cerâmico tradicional, que seria naquela cor de terra, eu gosto muito de tijolinho branco, principalmente para colocar em quarto infantil, acho que dá uma pegada muito bacana, tanto quarto infantil, quanto quarto de adolescente. Inclusive, até o próprio tijolinho cerâmico vermelho, gosto muito de colocar em quarto masculino para dar um toque mais descolado, acho que fica bem interessante, salas também, se a gente puder ter uma parede com destaque para esse revestimento acho super válido”.

Laura destaca que esse tipo de material pode ser utilizado em qualquer tipo de projeto, não havendo restrições. “De uma forma geral, quanto ao tijolinho e ao revestimento cerâmico, eu não vejo algum lugar que não possa ser aplicado, tudo depende muito da criatividade do profissional, do bom gosto e da composição que vai ser feita. Então, se o profissional souber ousar, souber dar um toque criativo para o projeto, não tem lugar que não seja aplicável, eu particularmente amo, gosto bastante”.

Juliana Meneses é jornalista na Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *