Com informações da Assessoria de Imprensa Abrainc | Imagens: Divulgação
A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias – Abrainc, realizou no dia 11 de novembro, o 2º Fórum de Inovação e Liderança da Incorporação (FILI 2021). O objetivo foi promover iniciativas de viabilização de negócios da incorporação imobiliária com os principais empresários do setor, empreendedores, investidores e entidades da cadeia produtiva para debater quais as inovações e tecnologias serão essenciais na percepção do mercado e da sociedade.
O evento aconteceu de forma híbrida e contou com todos os protocolos de segurança contra a covid-19 no formato presencial. Houve também transmissão simultânea para os que fossem acompanhar online. Entre os destaques desta edição, a abertura contou com as presenças dos ministros Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia), e Tarcísio de Freitas (Infraestrutura).
Além dos painéis, o evento teve apresentação de conteúdos inéditos, como um estudo da Abrainc, feito em parceria com a Brain Inteligência Estratégica, sobre a jornada de compra do consumidor, tendências e financiamento imobiliário. Na pesquisa, foram entrevistadas 850 pessoas que compraram imóveis nos últimos 12 meses no Brasil. O levantamento revelou que 6% das compras já ocorrem totalmente pela internet e sem a necessidade de que o comprador saia de casa, uma das tendências que mais cresceu durante a pandemia. Além disso, a pesquisa apontou, ainda, que 71% dos compradores levam, em média, 6 meses para finalizar a compra de um imóvel, tempo inferior ao propagado.
A consultoria Deloitte apresentou a prévia do estudo Cadeia da Construção e Cristina Penna, sócia fundadora da Dataland, apresentou um levantamento sobre como a inovação pode ajudar na escolha da localização dos empreendimentos.
O encerramento contou, também, com a entrega do Prêmio Produtividade 2021, uma iniciativa da entidade e do Comitê Produtividade do Mesmo Lado cujo objetivo é o de reconhecer os esforços e ampliar a visibilidade de empresas que se destacam no aproveitamento de seu potencial, aumentando a produção e a competitividade.
Cases vencedores nas seis categorias:
Replicabilidade: Construtora Planeta – pela criação de um sistema de gestão da qualidade na redução de custos pós-obras;
Solução Técnica: Rôgga Empreendimentos – por criar uma metodologia combinando alvenaria estrutural com peças pré-fabricadas;
Impacto na Obra: Gerdau e Brasil ao Cubo – pela construção modular de um prédio de oito andares em 100 dias;
Votação Popular: Tegra Incorporadora e Blue Sensor – pela elaboração de um sensor de segurança que evita acidentes e aumenta a produtividade da obra.
Fornecedor/Construtor: Tecverde – pela construção em wood frame (placas de madeira) de um prédio de quatro andares em seis dias;
Segmento Econômico: TecVerde – pelo mesmo projeto, por oferecer à população uma habitação de qualidade, em conformidade com a NBR 15575 e que contribuiu positivamente com a redução do déficit habitacional brasileiro.
Trilhas do Conhecimento
Nesta segunda edição, a Abrainc quis estimular o comportamento criativo alinhado às novas ferramentas e transformação digital no setor e, para isso, promoveu quatro importantes debates: Inovação e Tecnologia na Construção; Crédito e Financiamento; Experiência do Cliente; e Produtividade em Ação.
A Anicer foi uma das apoiadoras deste evento.
Deixe um comentário