Hoje é:24 de novembro de 2024

América vermelha

Empreendimento valoriza a história e preserva sua construção de blocos maciços em cerâmica

Por Thaís Ribeiro para a Revista da Anicer

Em 1925, foi inaugurada a grande fábrica da Companhia Nacional de Tecidos Nova América, uma das maiores e mais tradicionais fábricas do País, junto à antiga Avenida Automóvel Clube – hoje Avenida Pastor Martin Luther King Jr. Época em que a economia se diversificava e a cidade passava por uma completa remodelação, o espaço rural foi dando lugar à modernidade.

Foi nesse ambiente de progresso que a fábrica de tecidos, localizada na zona norte do Rio de Janeiro, se desenvolveu em uma área de aproximadamente 130.000m². Após 66 anos como a principal distribuidora do setor na cidade e símbolo de um tempo de prosperidade, suas instalações foram desativadas e a fábrica transferida para a unidade de Fonte Limpa, em Duque de Caxias.

No local da antiga fábrica, no ano de 1995, foi inaugurado o Shopping Nova América, preservando a arquitetura original da construção. A sua estrutura foi construída toda em tijolos maciços de cerâmica vermelha e o estilo inglês do início do século empresta charme ao atual centro comercial.

Após a primeira expansão, o Nova América tornou-se um centro integrado de lazer, serviços, negócios, educação e compras. Já na segunda reestruturação, deu um passo importante rumo ao maior espaço multiuso integrado do Estado. O projeto, além de trazer mais 130 lojas, inclui novidades imobiliárias, como o Nova América Offices, o Nova América Corporate e um projeto de dois hotéis.

O Shopping acompanha as tendências da cidade e não para de crescer, mas preserva com orgulho o patrimônio histórico, como sua chaminé, que permanece no terreno até hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *