Por Edvaldo Costa Maia
O conteúdo deste artigo não necessariamente reflete a opinião da Anicer e é de responsabilidade de seu autor.
Apesar do ano de 2020 no primeiro semestre ter sido muito difícil, também para o nosso setor de cerâmica vermelha devido a pandemia, com muitas incertezas e dificuldades de operação, vendas e manutenção das empresas cerâmicas, no segundo semestre, principalmente em meados de agosto até o atual, tivemos o aquecimento do mercado na demanda de produtos para construção civil, com grande procura de produtos para execução de alvenarias e coberturas, principalmente, com materiais cerâmicos, o que permitiu muitas empresas começarem a investir novamente em máquinas, equipamentos, manutenções, consultorias, novos projetos e, inclusive, com muitas empresas com o mercado já garantido para o primeiro semestre de 2021.
E como aquecimento do setor da construção civil, demanda principalmente por parte de lojas de materiais de construção e consumidor final, estamos entrando agora em uma nova fase ou novas demandas, ainda mais com a Lei do Programa Casa Verde e Amarela, sancionada pelo Presidente da República, no último dia 12/01/2021, com a expectativa do governo atender 1,2 milhões de famílias de baixa renda com financiamento habitacional até 2022 temos, portanto uma grande demanda de mercado para atender em especial às construtoras.
Com esta pequena introdução, vem a pergunta: sua cerâmica já elaborou o planejamento estratégico para 2021? E por que fazer um planejamento estratégico?
A elaboração do Planejamento Estratégico para a Cerâmica torna-se necessário, principalmente, para que possa ter a visão clara da sua empresa, de sua identidade, suas metas e seus objetivos. Ao elaborar o Planejamento Estratégico para a Cerâmica coloca-se tudo no papel, ou melhor, no digital e assim, planeja o que se quer para os próximos anos, projetando as ações mais assertivas. O Planejamento Estratégico para a Cerâmica permite também antecipar riscos na tomada de decisões a curto, médio e longo prazo, já que a empresa irá trabalhar com cenários se adaptando e se preparando para as demandas do mercado, sabemos que nosso mercado é sazonal, por isso, precisamos estar preparados. A elaboração do Planejamento Estratégico para a Cerâmica inicia-se principalmente com a alta direção e assim torná-lo totalmente participativo, permitindo o alinhamento e engajamento entre setores, processos e equipes, ou seja:
- Participação das principais lideranças da empresa;
- Buscar maior representatividade, diferentes opiniões e consenso;
- Padronizar como o trabalho deve ser feito;
- Fazendo sempre o melhor quando temos um planejamento de forma padronizada e descrita;
- Aplicar conceito de multifuncionalidade;
- Realizar benchmarking.
O que é planejamento estratégico?
Trata-se de todo o processo de criação e execução de uma estratégia para alcançar objetivos dentro de uma organização. Desde a definição de metas, até a tomada de decisão, mobilizações e efetivas ações para alcançar o que se propôs com foco no sucesso.
O planejamento entra com a metodologia (os meios), enquanto a estratégia aparece com a parte criativa, de análise e decisão. Deve ser realizada de forma contínua e dinâmica com de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Uma vez bem planejado permite:
- Controles reais e adequados à cerâmica;
- Produtos e serviços entregues conforme requisitos exigidos pelo cliente;
- Melhoria da gestão nos processos;
- Permite resolução antecipada de problemas e conflitos;
- Proporciona um grau mais elevado de assertividade nas tomadas de decisão.
O Planejamento Estratégico para a cerâmica permitirá a empresa ser mais competitiva e capaz de superar a concorrência naqueles aspectos de desempenho que os respectivos nichos de mercado mais valorizam:
- Custo percebido pelo cliente – Benefício;
- Velocidade de entrega – Logística;
- Confiabilidade de entrega – Garantia;
- Flexibilidade das saídas – Informação;
- Qualidade dos produtos – Comprovação;
- Serviços prestados ao cliente – Parceria.
E, consequentemente, no atendimento às necessidades, novidades e mudanças que indicam o que o mercado vai buscar como:
- Visão sistêmica dos produtos;
- Produção de elementos complementares e de soluções construtivas – Desempenho em sistemas de alvenaria e sistemas de coberturas;
- Eficiência energética dos produtos, obras e habitações;
- Resíduos: responsabilidade após geração;
- Banco de informações dos produtos – Rastreabilidade (relatórios de ensaios, PSQ, Inmetro, Norma de Desempenho, FAD – Ficha de Avaliação de Desempenho, manual da qualidade e de execução, BIM, entre outros;
- Atender necessidades de mercado sobre suas exigências imediatas ou condições imprescindíveis do mercado consumidor;
- Empresas com responsabilidade socioambiental: melhores condições de trabalho, atendimento às exigências ambientais e ética corporativa;
- Produtos com praticidade, produtividade e agilidade da obra;
- Capacitação profissional – Programa de treinamentos.
O Planejamento Estratégico, Tático e Operacional deve ser elaborado conforme a missão, visão, valores e política de qualidade adotada pela empresa. Planejamento Tático – Enquanto o Planejamento Estratégico para a Cerâmica se desdobra para toda a organização, o Planejamento Tático tem um envolvimento mais limitado, em nível de setores e departamentos. Sendo o responsável por elaborar metas e condições para que as ações estabelecidas no Planejamento Estratégico para a Cerâmica sejam atingidas.
Por se tratar de um planejamento mais específico, as decisões são tomadas por pessoas que ocupam cargos entre a alta direção e o operacional, como gerentes, encarregados, supervisores, coordenadores, entre outros. Outra característica que diferencia o Planejamento Tático é o tempo que as ações são aplicadas, geralmente mensurando um futuro próximo, ou seja, médio prazo.
Aqui, os planos começam a ser mais detalhados, e podemos dizer que o Planejamento Tático é a decomposição do Planejamento Estratégico para a Cerâmica, ele traduz e interpreta o Plano Estratégico para transformá-lo em planos concretos e assim desenvolver os planos de marketing digital, programação e planejamento da produção, certificação de produtos, recursos humanos, recursos financeiros (investimentos), plano de mercado (comercial), entre outros.
Planejamento Operacional é de onde saem às ações e metas traçadas pelo nível tático para atingir os objetivos das decisões estratégicas. Neste caso, os envolvidos são aqueles que executam as ações que são aplicadas em curto prazo. No operacional, todos os níveis da organização estão envolvidos e cuidam do acompanhamento da rotina, garantindo que todas as etapas e operações sejam executadas, de acordo com os procedimentos e métodos estabelecidos, preocupando-se em alcançar os resultados específicos.
Vale ressaltar que é necessário entender que um Planejamento Estratégico para a Cerâmica não vai sair do papel ou do digital se os planos do nível Tático e Operacional não forem bem estabelecidos, pois é um processo integrado e interdependente. Todos os níveis são necessários: o estratégico para orientar a missão, visão, valores, política da qualidade da cerâmica e o tático para desdobrar isso em planos de ação menores e o operacional para levar os planos para execução.
Se sua cerâmica já possui o Planejamento Estratégico, ótimo, procure apenas atualizar com as novas demandas e previsão para o mercado da construção civil e quem ainda não tem, recomendamos que para elaborar o Planejamento Estratégico para a Cerâmica procure um especialista na área para que assim possa ajudar em curto prazo a empresa na elaboração e também no bom uso das ferramentas fundamentais usadas no planejamento estratégico.
Deixe um comentário