Hoje é:21 de novembro de 2024

A mesquita vermelha

Símbolo de Marrakech, a visita à Koutoubia só é permitida em sua área externa para não muçulmanos

Por Manuela Alves | Fotos: Divulgação

Localizada na avenida Mohammed V, próximo à praça Djemaa el Fna, no coração da medina, está um dos monumentos mais representativos da cidade de Marrakech: a Mesquita Koutoubia.

Com uma torre de 69 metros de altura e 12,8 metros de largura, a mesquita foi construída pelo sultão Yacoub Al Mansour, que tinha como meta construir 7 mesquitas, porque acreditava que, fazendo isso, iria para o céu após sua morte e seria recebido por 14 virgens. O início das obras data de 1150 d.C., sendo concluída 40 anos depois. De qualquer ponto da cidade é possível enxergar a sua torre e nenhum edifício tem autorização para ser mais alto que ela. No topo, existem três esferas douradas de tamanhos decrescentes que, reza a lenda, foram feitas a partir das joias de uma das esposas do sultão, castigada por ter quebrado o jejum no Ramadan.

O seu interior é composto por seis salas, uma sob a outra, cortadas por uma rampa que dá acesso à varanda da torre. Na fachada, o vermelho dos blocos em cerâmica empresta um ar suntuoso à construção, que contrasta com o cenário à sua volta. Cada face da construção possui um desenho diferente, entre intrincadas formas, ameias pontiagudas, pequenos arcos, ilustrações florais e arabesques em relevo.

Cinco vezes ao dia, a vida em Marrakech para e todos fazem suas orações. Há sempre muita atividade em volta da mesquita, que está rodeada por um belo jardim, local ideal para observar toda a beleza arquitetônica da mesquita.

COMPARTILHE

Manu Souza é gestora de comunicação e editora da Revista da Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *