Hoje é:20 de setembro de 2024

A milagrosa venda online

Por Gabriel Medeiros

O conteúdo deste artigo não necessariamente reflete a opinião da Anicer e é de responsabilidade de seu autor.

Precisei comprar dois parafusos de um mecanismo antigo para as janelas da agência. Tem uma mini loja, na Siqueira Campos, em Copacabana, Rio de Janeiro, que só vende parafuso e fechadura antiga. Uma loja com 50 anos e 20 metros quadrados. Os procedimentos de venda são 100% anos 60.

  • São 3 velhinhos;
  • Não dão bom dia;
  • Emitem duas vias de nota fiscal, lentamente;
  • Antes de emitir a via, dão baixa no estoque, conferindo o código de um mísero parafuso em uma pasta em formato de bíblia;
  • Tem fila pra entrar na loja;
  • Total do atendimento para vender 2 parafusos: 6 minutos;
  • Total da fatura: R$4,75.

Só eles vendem esses parafusos, muito específicos, na Zona Sul. Eles são rentáveis há 50 anos. Estão vivos.

Sabe aquela sua ideia de aplicativo ou site maravilhosa que não está vendendo nada há 6 meses? Então…

O que mais surge hoje, interessado nas agências de marketing, são os pequenos empreendedores que querem vender online. E aí, existem dezenas de tipos de agência: as digitais, as que se dizem digitais e as que não sabem qual é o seu próprio foco. Na outra ponta do balcão, os coaches digitais tentam tirar esses clientes das agências, fazendo você crer que pode fazer tudo sozinho.

E aí? O que você faz? A princípio, chorar é um bom começo. Depois, você tem que, friamente, escolher uma agência que realmente tenha cases de mercado digital e, se prepara, é caro! Com investimentos de 2 mil mensais, por exemplo, você não consegue pivotar ? venda em Google, Facebook e Instagram.

Então, voltamos aos velhinhos de Copacabana que investiram na loja, pagam aluguel, conta de luz e uma funcionária para o caixa. Em um dado momento, eles botaram investimento e orçamento na frente, para depois conquistar mercado.

Então, se você, pequeno empreendedor, sonha em ficar rico no digital, saiba que não há como fugir do investimento financeiro para conquistar mercado. Cuidado com os coaches online, cuidado com agências que não têm case de mercado e não tenha vergonha de ligar para o cliente dessa agência, onde supostamente ela é um case e perguntar qual foi a performance da agência durante a entrega do serviço de marketing.

Uma última dica: questione se a agência tem engenheiro no time de tráfego. Parece loucura, mas eles são os melhores nisso.

Abraços e até a próxima.

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Publicitário, estrategista de marketing, ex-diretor de comunicação do Governo do Rio de Janeiro, e sócio da agência Bartô publicidade, especializada em conteúdo e digital.

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