Por Juliana Meneses sob supervisão de Manu Souza | Imagens: dole777 e NeONBRAND, NordWood Themes em Unsplash e divulgação
Os avanços da tecnologia digital se fazem cada dia mais presentes e com a comunicação via internet é possível alavancar a divulgação de marcas, levando aos consumidores produtos que até então eles não conheciam, sendo então uma espécie de vitrine virtual onde é possível mostrar os motivos pelos quais determinada marca merece atenção.
No setor de construção civil as redes sociais são aliadas da divulgação não apenas das marcas, mas dos serviços de profissionais da engenharia e arquitetura, sendo possível por meio delas, que esses serviços sejam apresentados ao público de forma mais aprofundada. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae sobre o mercado de Casa e Construção, monitorando as redes sociais, o Instagram concentrou o maior número de acessos sobre o tema, foram divulgadas 90,82% das publicações coletadas; no ranking dos termos mais mencionados pelos publicadores, estavam os temas “decoração” e “reforma”.
O mercado de Casa & Construção nas redes sociais
Em 2018, a cadeia da construção civil começou a apresentar sinais de melhoria, após o período em que amargou com resultados negativos. De acordo com uma pesquisa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o número de lançamentos imobiliários no 3º trimestre de 2018 foi 30,1% maior em relação ao mesmo período de 2017. As vendas também cresceram 23,1%, considerando o mesmo intervalo de comparação. Para 2019, estima-se um avanço de 2% no PIB do setor.
Para o engenheiro civil Adonias Alencar, de Campina Grande (PB), influenciador digital do Manual da Engenharia, que possui cerca de 3.050 seguidores, e utiliza o Instagram como plataforma de divulgação do seu trabalho, é importante o setor da construção civil utilizar a tecnologia digital pelo fato de ampliar as possibilidades profissionais. “Adotar inovações focadas no processo de obras envolvendo a tecnologia, pode trazer benefícios em diversos aspectos, como a evolução mais rápida na mão de obra qualificada, tendo em vista os recursos digitais que se oferecem hoje em dia na área da educação, como cursos, workshops e afins. Também faz com que a mão de obra qualificada, cada vez mais, se faça presente nesse meio. Outro fator que se utiliza a favor é a automatização de sistemas, com o uso da tecnologia, você consegue fazer um projeto mais rápido e mais conciso, como também consegue agilizar processos”.
O engenheiro acredita que o setor da construção civil pode utilizar as ferramentas tecnológicas para capacitação neste período de quarentena, ou seja, não ficar estagnado e estar sempre buscando novos conhecimentos. Para ele, as redes sociais proporcionam informações que auxiliam no desenvolvimento do profissional. Seu perfil do Instagram é voltado para a parte teórica, o que faz com que graduandos de engenharia ou engenheiros já formados, tenham a possibilidade de estudar, conhecer dicas novas ou relembrar de algum assunto.
A comunicação 4.0 é uma realidade e aproveitar isso para alavancar as vendas pode ser uma saída estratégica, sobretudo em tempos de crise. A utilização de serviços de e-commerce, por exemplo, podem ser realizados totalmente home office, dando a possibilidade de alcançar um público muito mais extenso. É possível que se tenha uma matriz e que as vendas sejam realizadas para todo o país.
A empresa SOMMA Cálculo Estrutural do engenheiro e Mestre em Estruturas pela Unicamp, Rangel Lage, tem sua matriz em Campinas (SP) e comercializa serviços de projetos estruturais para todo Brasil, oferecendo aos seus clientes a possibilidade de fechar negócio de forma rápida e eficiente. Lage acredita que diante da crise que o mundo vem enfrentando, em decorrência do coronavírus, pode ser tirado algo de positivo.
“Do ponto de vista de perfil, essa fase alavancou as minhas oportunidades, ela trouxe e escancarou que nesse mercado digital há uma deficiência, que as pessoas não estavam preparadas para isso, então, quem já estava utilizando e engajado está surfando uma boa onda mercadológica, a gente tem aumentado nossos negócios nesse momento”.
De acordo com o engenheiro, que conta com cerca de 74 mil seguidores em seu perfil no Instagram, as redes sociais podem ser muito úteis para profissionais da construção civil, para o setor como um todo e agregam valor. “As redes sociais têm mostrado outra ferramenta importantíssima em relacionamento, acho que a palavra-chave hoje, muito mais do que networking é estar em contato, dar feedback, receber feedbacks e estar engajado, entendendo a necessidade do consumidor na ponta. As pessoas antes gostavam de se comunicar com empresas, hoje, a comunicação é people to people, as pessoas gostam de se conectar com pessoas, gostam de receber e dar valor às pessoas, de engajar com pessoas e isso traz conectividade. Quando as pessoas se conectam com você, quando as pessoas engajam com você, isso também gera negócios. Então, as pessoas preferem falar com o Rangel e depois que conhecem o Rangel, depois que conhecem o conteúdo gerado de qualidade, gerado gratuitamente, conheceram o Rangel. Daí, elas buscam e fecham negócios, então a importância das redes sociais é isso, é você estar em alta velocidade, em contato e engajado com todos os níveis da cadeia”.
O professor desenvolve aulas online, com material de apoio e certificado, seu perfil tem um vasto material de engenharia, dicas de livros especializados e explicações técnicas, o que faz com que o usuário se mantenha fiel ao seu material, divulgando para mais pessoas.
Assim como Rangel, a engenheira civil e palestrante, Leila Brito, também utiliza o Instagram como uma forma de conscientização da população sobre a importância de fazer construção com responsabilidade, possibilitando mais acesso às informações. Seu perfil possui cerca de 58 mil seguidores e desde o início da pandemia da Covid-19, ela vem dando diversas dicas para os profissionais do setor da construção civil, em vídeos explicativos de temas como “conquiste seu cliente em tempos de crise”, “uma renegociação pode salvar o seu negócio” e “o que fazer nesta crise com minhas obras que estão em andamento”.
A engenheira acredita que as redes sociais podem ser usadas como forma de ampliar o crescimento e divulgação da informação para o consumidor. “Nesse período eu aumentei a quantidade de aulas ao vivo e o conteúdo para os meus alunos e os seguidores puderam explorar e aprender um pouco mais sobre construção com responsabilidade”.
Com a pandemia do novo coronavírus e o isolamento social, a Anatel vem cobrando medidas para que as operadoras de internet aumentem a velocidade da banda larga fixa, o objetivo é facilitar a vida das pessoas que devem ficar em casa pelos próximos dias. O Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.Br, diz que já é possível perceber um aumento do tráfego na rede e indica que mais usuários estão online na internet, o que facilita a ampliação de divulgação de quem vem anunciando a prestação de serviço nas mídias sociais.
A tecnologia como um todo se mostra benéfica ao setor da construção civil, de acordo com o engenheiro Raphael Felipe que também desenvolve um trabalho de influenciador digital no Instagram, com mais de 39 mil seguidores, ele afirma que a o canal pode ser um grande aliado nos projetos do segmento. “A tecnologia no setor em que atuo na construção civil é de extrema importância no que diz respeito a interoperabilidade entre projetos, para uma melhor análise de estruturas, rapidez na execução dos projetos e a possibilidade de identificar interferências entre eles. Agiliza o processo e diminui erros e isso é um ponto de relevância, visto que algumas patologias na construção civil são em decorrência de erros de projetos”.
O profissional acredita que as redes sociais são importantes para o setor por conseguirem atingir um grande público, e que, apesar do momento de isolamento social ser delicado para a construção, é possível aproveitar o tempo e utilizar a tecnologia em benefício próprio. “As redes sociais são o futuro, têm uma grande capacidade de alcance de clientes em potencial e captação de clientes reais. Há uma disseminação rápida do conteúdo e do trabalho, alcançando pessoas das mais diversas ordens e assim fica facilitado o primeiro contato com o cliente. A tecnologia ajuda muito, podemos realizar os trabalhos home office e adiantar alguns pontos em relação aos projetos e afins. As redes sociais não podem parar, sempre postando conteúdo de qualidade e que agrega de fato ao setor, sempre à disposição dos estudantes e recém-formados, tornando a engenharia mais séria e levando esse conhecimento adquirido a quem quer”.
O engenheiro Willian Pain alterna em seu perfil do Instagram aprendizado e humor. O perfil, com mais de 75 mil seguidores, neste momento da crise do coronavírus, leva ao público informações e também um pouco de diversão para amenizar os ânimos. “Devido ao isolamento, é de extrema importância manter os trabalhos ativos, principalmente no escritório, podendo ser feito na comodidade de sua casa. Para manter o perfil ativo, estamos sempre procurando material para manter nossos seguidores alegres e com conhecimentos”.
Willian vê a tecnologia como fundamental para o setor, ampliando a comunicação com clientes e as redes sociais como uma forma de auxílio ao usuário na resolução de problemas. “Em um mundo onde a tecnologia é a principal arma para a comunicação é de suma importância saber administrar as suas plataformas digitais, pois assim, seus antigos e futuros clientes podem conhecer mais do seu trabalho e da visão da sua empresa. As redes sociais hoje agregam valor na comodidade em buscar soluções para todos os problemas do dia a dia, com isto, tanto a sua empresa pode mostrar seus serviços, como pode ensinar para futuros engenheiros as devidas soluções”.
Com 22 mil seguidores no Instagram, o arquiteto Caio Fontoura, que está à frente da AF Engenharia, localizada em Camaçari (BA), faz coro. Para o influencer o setor da construção civil precisa utilizar a tecnologia digital para aumentar a qualidade e durabilidade dos sistemas construtivos, tornando as edificações mais seguras para o uso, aumentando a segurança dos trabalhadores no canteiro de obras e promovendo o desenvolvimento do intelecto humano. “As redes sociais têm uma grande importância para a disseminação das informações e é uma ferramenta em que podemos compartilhar textos curtos, vídeos ou imagens, ou seja, são diversas formas de atingir o espectador final. Entendo que o meu papel de influenciador digital é estimular o crescimento pessoal, divulgar boas práticas, estimular o cumprimento das leis e normas brasileiras, através de conteúdos criados por mim ou não. Acredito que deve haver um filtro e um método adequado para a divulgação de notícias negativas, pois, essas notícias impactam com maior força e são mais divulgadas. Por isso, conduzo minha rede social para que ela seja referência no meu segmento”.
O arquiteto baiano interpreta que todos estão aprendendo e se acostumando a se comunicar online. “Acredito ser um caminho sem volta. Para manter meu perfil ativo tenho me reinventado para trazer algo que desperte o “sair da caixa” de quem lê meus conteúdos. Quero mostrar que o desenvolvimento da construção civil não depende somente dos “outros”, depende de todos. Estimulo o pensamento criativo, porque não existe uma solução única, uma receita de bolo, cada uma pode fazer sua contribuição em seu processo. É uma melhoria contínua”.
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