Hoje é:19 de setembro de 2024

Alvenaria do Brasil

Setores de cerâmica vermelha e de concreto se unem em campanha para conscientizar o mercado sobre a superioridade da alvenaria

Por Carlos Cruz

A Anicer e a Associação BlocoBrasil decidiram se unir em nome de uma causa maior: conscientizar os consumidores de que a alvenaria é o melhor sistema construtivo para as edificações e recuperar a fatia do mercado perdida para novos sistemas construtivos. E assim nasceu o projeto “Alvenaria do Brasil”, com esforço conjunto dos dois segmentos para prestar todos os esclarecimentos necessários a quem está interessado em adquirir um imóvel. Dessa forma, as duas entidades acreditam que as escolhas poderão ser mais acertadas.

“O projeto Alvenaria do Brasil é uma proposta abraçada pela Anicer e pela BlocoBrasil com o objetivo de educar os clientes de nossos clientes, ou seja, a pessoa ou família que vai comprar um imóvel”, explica o diretor de Marketing da Anicer, Constantino Bueno Frollini. “Neste projeto, utilizamos os quesitos da norma de desempenho como instrumento de educação, dando subsídio técnico para as pessoas escolherem o empreendimento mais adequado que atenda às normas brasileiras e suas necessidades”, completa.

O diretor também inclui as revendas no foco da campanha. “Ajudamos nossos clientes a venderem mais e melhor em relação a empresas incorporadoras e construtoras que optam por outro sistema construtivo que não seja alvenaria”, ressaltou Frollini.

O formato do projeto foi desenvolvido com o objetivo de ampliar as vendas de blocos estruturais, tanto de cerâmica vermelha quanto de concreto, que vêm enfrentando forte concorrência de outros sistemas construtivos de qualidade inferior e que não atendem às regras impostas pela ABNT.

“Tenho que salientar que essa parceria entre as duas associações tem um grande potencial para a retomada do mercado que perdemos nos últimos anos para outros sistemas construtivos e outros assuntos que já vêm dando frutos”, declarou animado o diretor da Anicer.

O presidente da BlocoBrasil, Manoel Roldan Antunes, conta que já faz algum tempo que o sistema de alvenaria vem sendo questionado por outros sistemas construtivos, ditos inovadores ou não, e que por isso a Associação já vinha em uma estratégia de comunicação para enaltecer as qualidades deste sistema “tão excelente quanto consolidado”, afirma o presidente.

“Ao mesmo tempo, percebíamos um movimento similar por parte da Anicer. Muitos são os eventos que as duas entidades se encontram, através de seus membros e colaboradores, principalmente em comissões de estudos de norma e esses ambientes foram favoráveis para abrir uma avenida de diálogo, para que sentássemos e raciocinássemos uma forma eficaz para que o consumidor final, que irá morar naquele bem que em muitas vezes acompanhará por toda a vida, fosse informado, ou até mesmo instruído, sobre os quesitos fundamentais para uma moradia digna, confortável e, principalmente, durável”, explica Antunes.

E depois de muitos encontros e conversas, nasceu o Alvenaria do Brasil, como um ambiente dinâmico e de fácil acesso e entendimento, evidenciando o melhor e mais antigo sistema construtivo, porém não antiquado. “Pelo contrário, já que existe muita tecnologia para a fabricação dos produtos, uma cadeia produtiva extremamente complexa com grandes profissionais projetistas que exploram muito bem as capacidades do sistema e, prioritariamente, os assentadores de alvenaria e construtores, cada vez mais capacitados em uma profissão muito bela na arte de edificar”, acrescenta o executivo da BlocoBrasil.

O presidente da Anicer, Natel Moraes, destacou os benefícios que a campanha trará ao consumidor. “Sem dúvida alguma, esta é uma parceria muito importante que foi realizada entre a Anicer e a BlocoBrasil, onde pudemos deixar de lado a velha discussão ‘cerâmica vermelha versus bloco de concreto’ e pudemos discutir a alvenaria, pura e simples. Eu acho que isso fortalece o setor de alvenaria, fortalece a construção e leva ao consumidor final informações importantes sobre esse sistema construtivo”.

Para o diretor de Criação da Reserva Comunicação, Lucídio Leão, a iniciativa demonstra a confiança que as marcas possuem nos próprios produtos. “Ao lançar uma campanha conjunta, promovendo interações em torno de propósitos comuns, a Anicer e a BlocoBrasil se fortalecem”, disse o publicitário, que foi o responsável por criar todo o conceito da campanha.

Por meio de dois artefatos interativos – um folder impresso e um perfil no Instagram – a campanha permite que o consumidor vá descobrindo as características dos produtos, que se revelam aos poucos nos textos e nas imagens postadas na rede social.

“Por estarem atuando em colaboração, acredito que Anicer e BlocoBrasil protagonizam uma campanha com potencial de gerar mais engajamento do que uma iniciativa isolada. Unir esforços em torno de valores compartilhados acaba sendo bom para todos”, aposta o diretor.

“Certamente, a Alvenaria do Brasil é a pedra fundamental desta relação entre as entidades, que se enxergam hoje com grande maturidade, percebendo que somos concorrentes num livre mercado, mas não inimigos. Como disse um grande amigo, somos ‘sócios no sistema’, e com esta visão devemos sim proteger este método construtivo”, conclui o presidente da BlocoBrasil.

Clique aqui para acessar a cartilha interativa no Instagram.

Carlos Cruz é jornalista na Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *